Pintando Mangá no Photoshop #1 - Tutorial (Parte 1) - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Pintando Mangá no Photoshop #1 - Tutorial (Parte 1)

Pintando Mangá no Photoshop #1 - Tutorial (Parte 1)

07/01/2012


Olá pessoal!

Como vocês devem saber e ter visto, eu faço algumas FanArts (ou pelo menos fazia, já que estou meio parada nos desenhos, mas pretendo voltar!). Pois bem, eu já coloquei algumas imagens dos meus desenhos no blog, e alguns vocês perceberam que são pintados no photoshop não é? Então hoje, eu trago para vocês um tutorial feito por mim, de tudo que aprendi no tempo que fui pesquisar na net sobre como pintar nesse programa.

Na verdade se vocês procurarem no Google “Como pintar um Mangá no photoshop” irá aparecer vários modos e esquemas, alguns são bem complicados que usam a ferramenta Laço para se contornar o desenho para se pintar sem estranhar as linhas originais, como por exemplo: Alguns usam o laço para selecionar apenas a face (rosto) do desenho e assim vão pintando. Eu confesso que para mim, é muito complicado ficar usando esse comando, ter que selecionar certinho a linha da face e tal. Mas ao ir pesquisando descobrir alguns tutoriais (infelizmente não consegui achar os links, acho que foi excluído) e aprendendo a pintar com o meu estilo, usando tudo que aprendi, formando meu próprio estilo.

Então hoje, eu vou mostrar para vocês um tutorial de como pintar seus desenhos no photoshop, seja mangá ou qualquer outro estilo. Mas eu já alerto, pintar no Photoshop requer muita paciência, pois demora mesmo. No começo eu demorava um dia ou dois dias inteiros para pintar um único desenho, depois com a prática foi diminuindo, mas lembre-se: Vão com calma, sem pressa, se não terminar hoje, termine amanhã. A pressa é nossa maior inimiga.

Então vamos lá?

Assim que terminou seu desenho e limpa-lo bem com uma borracha, o contorne com o material de sua preferência (seja nanquim, caneta ou etc), para que seu traço fique forte para scanear o desenho no PC. Após isso, você pode notar que talvez fiquem algumas manchas que talvez a borracha não tenha apagado, mas não se preocupe vamos limpar tudo no photoshop.

Abra seu desenho no photoshop de sua preferência:


Para limpar, utilize a ferramenta Borracha, mas de um zoom seu desenho, para que assim não tenha o risco de apagar nenhuma parte dele. Uma dica que dou é sempre duplicar a camada, para isso clique com o botão direito do mouse e vá à opção Duplicate Layer, assim você terá uma duplicada do seu desenho e caso alguma coisa aconteça você terá a Layer original em baixo (não se esqueça de desmarcar o olhinho no lado esquerdo da Layer). E claro a dica mais valiosa: Ctrl Z.

 Bem, terminada a limpeza do nosso desenho, vamos para a parte mais importante! Como pintar!

  • Primeiro, vá à aba chamada Channels(clique na imagem para ver melhor):

Você verá isso:


Em baixo terá uma circunferência toda picotada, clique nela:


 Veja o que acontece com seu desenho, ele ficará todo selecionado:


Feito isso volte para a aba Layers, de um duplo clique na sua Layer do seu desenho para sumir o cadeado, em seguida aperte a tecla Delete no teclado e de um Ctrl D.

Repare que seu desenho ficou todo quadriculado e as linhas bem fraquinhas:




Agora vamos escurecer o contorno, para isso selecione o quadrado que esta depois da palavra Lock:




Repare que surgiu um cadeado na layer, pois bem, agora vem o truque! Vamos deixar o contorno do desenho mais forte para começarmos a pintar. Com o pincel selecionado, escolha a cor preta e passe em todo o desenho e veja a mágica acontecer!Somente as linhas ficaram escuras:



Pessoal aqui termina a Parte 1! Como o tuto é grande, eu dividi em duas partes, então já corre na segunda parte se você já finalizou essa primeira!

Beijinhos!







3 comentários:

  1. Muito legal esta postagem. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

    Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs: http://www.popblogs.net

    Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar quantas postagens você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.

    ResponderExcluir
  2. @Antonio VieiraObrigada por sua participação no blog Antonio! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sammy tive que voltar pra ver seus tutorias, eu tbm pretendo fazer o meu, cada um pinta de um jeito, eu já não uso este metodo, uso um mais simples, eu depois com calma vou tentar este e ver como funciona, eu gostei!!
    Vou continuar lendo os outros dois tutorias!! bjs

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!