Pintando Mangá no Photoshop #1 - Tutorial (Parte 2) - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Pintando Mangá no Photoshop #1 - Tutorial (Parte 2)

Pintando Mangá no Photoshop #1 - Tutorial (Parte 2)

07/01/2012


Agora vamos para a melhor parte! A pintura! Eu aconselho a começar com a pele do personagem, ou seja, pintaremos: rosto, pernas, braços, orelha.

Vamos começar com o rosto, de um zoom até a imagem ficar de um tamanho bom e clique na opção selecionada abaixo (eu sei que esta no paint, mas é que eu deu print screen e selecionei a opção no paint para vocês verem, mas toda a pintura é feita no photoshop!):


Se quiser pode re-nomear a nova Layers como Pele para ficar mais fácil de saber onde vamos pintar:



Antes de iniciarmos a pintura, arraste a Layers 0 (a do desenho sem nada, a primeira que iniciamos) e a coloque ANTES da Layers Pele, ficando assim:

*Repare que apenas a Layers 0 esta com o cadeado e é apenas ela que deve permanecer assim.


Agora a parte que todos estavam esperando, vamos pintar! Escolha a cor para a pele, eu escolhi a cor: fff2e7. Que é um rosa bem clarinho, mas você pode escolher a cor que mais te agrada e passe no rosto, braço e mais onde for a PELE de seu personagem, pinte mesmo sem se preocupar com os borrados, pois depois vamos apagar. Reparem que o traço vai ficando mais escuro e não vai ficar da cor da pele.



Agora vamos criar sombras para nosso desenho, para que ele não fique chapado. Escolha uma cor mais escura do que a inicial, eu escolhi a fcdec5. E passe a onde às sombras ficam, como cabelo, nariz e etc. Agora um dica valiosa, deixe o Hardness do pincel em 0, para que a cor fique suave:


E então passe no desenho formando as sombras, você pode diminuir o tamanho do pincel se achar necessário para colocar sombras menores.

*Para facilitar, vocês pode criar outra Layers e dar o nome de sombra, pois se não gostarem da cor é só apagar e a cor da Pele ficará intacta. Eu costumo não criar, deixar sombra e cor inicial na mesma Layers, mas cabe a vocês decidirem. Bem meu desenho ficou assim já com as sombras:


Para dar um efeito ainda mais bonito vamos colocar outra sombra, só que com uma cor mais escura. Mas lembrem-se: Não vamos passar por cima da sombra que fizemos e sim vamos dar um UP nela em pequenos detalhes, com se ali estivesse com mais sombra, veja só:

*Sempre de zoom para facilitar. Cor escolhida para a nova sombra: fac598. Você pode diminuir o pincel para facilitar.

Viram só, é apenas para dar um UP e deixar o desenho com mais “vida” digamos. Faça isso a onde mais você queira, tanto nos braços, pernas, dedos.


Notaram a diferença? Fica bem mais bonito não é? Só que agora vamos dar mais efeito à pintura!

Com a ferramenta Dodge Tool vamos clarear a imagem, colocando pontos de luz, faça onde achar necessário. Você pode aumentar a Exposure dele para ficar mais claro, eu usei em 75%.



O desenho já usado a ferramenta Dodge:


Agora clique na ferramenta, Burn tool, ela serve para “queimar” a cor deixando-a escura, de uma leva passada nas sombras, mas bem pouco e aonde você julgar precisar:


*Desenho já usado a ferramenta Burn:


Bem, estamos no final do tutorial e chegou a hora de apagar os borrões! Eu aconselho ir dando zoom nas partes para facilitar.

*Lembrando que você pode fazer uma duplicada em sua layers já pintada em com as sombras para prevenir. Ah se for fazer a duplicata, não esqueça de tirar o olhinho da original, pois assim você não verá o desenho limpo!

*Nessa parte já com calma, sem pressa, limpe tudo que não for PELE, não esquecendo os olhos, cabelos, sobrancelhas e etc. Vá diminuindo e aumentando a borracha conforme a sua necessidade.

Eu vou começar com o rosto, veja como ficou já limpo:

*Rosto:



*Inteiro:


Agora para finalizar, uma dica de ouro! Crie uma nova Layer e a arraste para baixo, ficando depois da Layers PELE, vá na nova Layers que você criou e pinte ela toda de preto e veja. Dessa maneira é possível ver se ainda faltou algum lugar para ser limpo ou se algum canto foi tirado a mais e se for é simples, vá com a ferramenta Smudge(a ferramenta que tem um dedo) e arraste a cor para onde esta faltando.

Terminando de limpar, vamos salvar(é sempre bom ir salvando quando terminamos uma parte do desenho, pois nunca sabemos o que pode acontecer não é?). Salve em arquivo do photoshop ou png 24(é só ir em save for web).

O desenho em JPEG:




Para pintar cabelo, olhos, roupa e sapato é o mesmo esquema. Mas, eu tenho mais dicas para pintura em olhos e cabelos! Então semana que vem, eu trago! Espero que tenham gostado!

Beijinhos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!