Pintando Mangá no Photoshop #2 - Tutorial - Pintando os Olhos - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Pintando Mangá no Photoshop #2 - Tutorial - Pintando os Olhos

Pintando Mangá no Photoshop #2 - Tutorial - Pintando os Olhos

16/01/2012


Olá pessoal!

Eu havia prometido para vocês um tutorial semana passada para olhos ou cabelos. Como sábado (que será o dia dos tutoriais), não deu para colocar, afinal foi aniversário da minha baixinha favorita de Bleach, então eu fiz um post só sobre ela e uma oneshot em comemoração com ajuda do Morango. Enfim, voltando ao assunto, como não postei o tuto no dia, hoje venho com ele. Vou ensiná-los a pintar os olhos do nosso Mangá! Com a aqueles brilhos e tudo! Portanto, abram seu Photoshop de preferência, abram sua imagem e vamos ao tutorial!

Primeiro passo: Ao abrir a imagem, de um zoom para aproximar bem os olhos a serem pintados:




Faça uma sombra discreta no globo ocular, usando um cinza bem sutil e com o pincel em Hardness em 0%. Lembre-se de criar uma Layers para os olhos! Se você tiver a Layers da pele como o do meu caso, coloque a Layers dos olhos abaixo, para não danificar a pintura do rosto.

Pinte a onde você acha que deve ser a sombra. Eu usei a cor: ecdefa. Veja como ficou o meu desenho:




Eu costumo não pintar o globo ocular de branco, afinal a folha do desenho já é branca, mas fica ao seu critério pintar ou não. Agora vamos pintar os orbes (ou íris, como preferirem). Escolha a cor de seu agrado, como a minha personagem já é alguém existente (é a personagem Claire de Harvest Moon, seus olhos são azuis escuros e é essa cor que usarei, mas o tuto serve para qualquer cor!). Escolhendo a cor base, pinte. Vocês podem estar criando uma nova Layers para a íris, para que assim facilite o trabalho.

Minha cor escolhida foi a: 230fbe


Agora vamos dar luz aos olhos, para isso utilize a cor branca e faremos um leve esfumaçado na base interna do olho. Eu aconselho a fazer essa parte na mesma Layers, pois vamos utilizar a ferramenta Smudge para deixar o branco mais fino:

Aqui o desenho que eu já pintei com branco:


Com a ferramenta Smudge (a ferramenta que tem um dedo, esta debaixo da borracha) selecionada vamos arrastar o azul. Isso mesmo arraste o azul para o branco, até deixá-lo fino, como se fosse um pequeno raio de luz (vejam que eu selecionei a Smudge para vocês saberem qual é):


Arraste o azul até você ficar satisfeito com o tamanho. Em seguida com uma cor mais escura que você pintou a íris nós vamos fazer a sombra e a pupila (lembre-se que a pupila será o foco da onde seu personagem olhará!), faça com uma cor quase puxando ao preto. Com o pincel ainda em Hardness 0%, pinte a parte de cima do olho, onde é a parte interna e em seguida faça a pupila. Com a ferramenta Smudge você pode diminuir arrastando a cor mais clara.

Cor usada para a sombra: 1e1566

Veja como ficou:


Agora o grande final! Vamos dar brilho aos olhos! Com o pincel em Hardness 100% faça os brilhos. A posição do brilho vai da sua criatividade, diminua e aumente como achar necessário, veja como ficou o meu:



Após terminar não se esqueça de limpar, para ver os cantos que precisam ser limpos, crie uma nova Layers, coloque-a debaixo da Layers dos olhos e pinte de preto. Veja aonde precisa ser limpo (não se esqueça de apagar essa Layers depois!). Feita a limpeza salve em arquivo: PDS (o arquivo do Photoshop).

O desenho em JPEG:



Pessoal, eu espero que tenham gostado, na próxima semana, vou lhes ensinar a pintar o Cabelo. Para ver os demais tutoriais clique aqui.





3 comentários:

  1. Flor, amei o blog. Seguindo ate.
    Segue o meu e participa do concurso??
    Participa, por favor.
    Princesa Imperfeita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou bonito!
    Sammy, o blog está lindo *-*
    Tens jeito para a escrita, para a pintura no Photoshop e para fazer banners! o.O?
    Kissus ^.^

    ResponderExcluir
  3. Ahhh... eu amei, eu não faço o olho assim, essa aí eu vou fazer, mudo meu jeito e vou fazer assim, fica muito mais bonito!! Gostei!! *-*

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!