Pintando Mangá no Photoshop #3 - Tutorial - Pintando os Cabelos - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Pintando Mangá no Photoshop #3 - Tutorial - Pintando os Cabelos

Pintando Mangá no Photoshop #3 - Tutorial - Pintando os Cabelos

21/01/2012


Olá pessoal!

Eu havia mencionado que somente teríamos tutorial no próximo sábado, mas eu pensei melhor(fora a empolgação para o tuto), e venho trazer para vocês o passo a passo de pintarmos o cabelo do nosso mangá. Basicamente é o mesmo procedimento da pele, só que com algumas coisinhas a mais!

Então vamos lá?

Abra seu photoshop, em seguida o seu desenho, de um zoom no cabelo para facilitar e crie uma nova Layers, que deve ficar debaixo das demais. Escolhida a cor, pinte toda a extensão do cabelo do seu desenho. Não se esqueça das sobrancelhas!


Crie uma nova Layers que se será para as sombras, feito isso, escolha uma cor mais escura que a inicial e pinte a onde forem as sombras, lembre-se de deixar o pincel em Hardness 0%. Com a ferramenta Smudge você pode ir diminuindo as sombras se achar necessário.

Aqui eu usei a Smudge para dar um acerto nas sombras, faça com calma e com o Hardness em 0% e Strength entre 50%.


Novamente escolheremos uma cor mais escura que acabamos de usar e passaremos onde tiver mais sombras, para dar aquele UP no desenho.

Obs: Você pode criar uma nova Layers para essa nova sombra, para que assim você possa usar a Smudge e ajeitar como desejar. Observação: Eu troquei a cor inicial do cabelo por uma um pouquinho mais escura, pois eu não estava gostando muito da primeira, se o seu caso também for assim, basta ir na Layers inicial e trocar.



Em seguida vamos unir as duas Layers das sombras para poder usar a Burn. Para isso, selecione a Layers da primeira sombra e da segunda. Clique em um primeiro e depois segure o Shift e em seguida clique na outra; Com o direito do mouse, vá em Merge Layers:


Assim ambas Layers ficaram juntas, formando uma só. Selecione a Burn e passe nas sombras, apenas para dar um efeito:


Com a Dodge, vamos iluminar o cabelo, colocando pontos de luz, para isso una a Layers das sombras com a Layers inicial. Passe a Dodge onde forem à luz do cabelo:


Agora selecione a ferramenta Blur que tem o formado de uma gota, ela serve para suavizar as cores, passe em todo o cabelo.


Aqui com a Blur já passada:


Agora o toque final. Crie uma nova Layers, com o pincel em Hardness 100%, faça uma faixa branca imitando um raio de luz no cabelo:


Com a Smude vá diminuindo a faixa até atingir o tamanho desejado. Perceba que com essa ferramenta você pode arrastar a cor como quiser:


Feito os ajustes na faixa de luz, vamos agora dar um efeito nela. Na Layers da faixa, mude o Opacity para 60%, veja que a faixa ficou mais clara. Por último una as Layers do cabelo e da faixa de luz, limpe e salve o arquivo em PSD.


O desenho em JPEG:





Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. Casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

2 comentários:

  1. Uau!! *-* Tbm gostei desse... nossa eu nunca achei tutorias bons ensinando pintar no photoshop, todos são tão rapidos e mal explicam as coisas, eu gostei muito, tudo que sei no photoshop, aprendi metendo a cara, pois não teve uma alma viva pra me ajudar!! =D

    ResponderExcluir
  2. uau, a coloração está muito boa (a personagem me lembrou a Claire, de hmmfomt), claro, as proporções do seu desenho deviam melhorar, mas considerando que o desenho é de janeiro, já deves ter melhorado ^^

    tutorial muito bom, acabei usando-o para colorir um personagem de um dos RPG's meu e um dos meus OC's ^^ muito útil

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!