Pintando Mangá no Photoshop #4 - Roupas - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Pintando Mangá no Photoshop #4 - Roupas

Pintando Mangá no Photoshop #4 - Roupas

28/01/2012



Sábado, dia de tutorial no Da Imaginação a Escrita! Estamos no final da pintura em nosso desenho, e para hoje eu trouxe algo diferente. O tutorial que vamos aprender é como colocar imagem para usarmos de textura em nosso desenho. Ao invés de pintarmos a roupa do personagem (mas lembre-se não é toda a roupa, é mais para calça e sapatos.), vamos colocar imagem para ser o fundo da roupa. Vou lhes ensinar a deixar a calça de seu personagem (ou macacão como no meu caso), desse modo:


No macacão do meu desenho eu não apenas pintei as sombras, como usei uma imagem representando um Jeans real, para que o desenho ficasse com um efeito diferente (foi meu marido que me ensinou). Então quer aprender a deixar seu desenho assim? Lembre-se, se você quiser, pode pintar a roupa com as cores mesmo, para isso é o mesmo esquema de pintura do rosto que ensinei.

Abra seu photoshop, depois seu desenho e crie uma Layers que ficará abaixo das demais (da Pele, do Cabelo e etc). Coloque o nome de Jeans para facilitar. Agora vá até o Google e pesquise por imagens de Jeans, pode ser até a imagem de uma calça mesmo, mas escolha uma que for grande, pois vamos colocar em todo o desenho da calça do nosso personagem.

Quando fui pesquisar, achei duas perfeitas, se quiser pode usar:

Essa é para a barra do macacão

Essa é para o macacão inteiro


Assim que achou sua imagem, salve em seu PC e no photoshop, vá em File e depois clique na opção Place, em seguida escolha a sua imagem que será o jeans do desenho. Veja que a imagem vai ficar por baixo do seu desenho, com CTRL + T é possível alterar o tamanho caso a imagem não preencha o desenho da calça.


Seu desenho ficará assim depois de clicar na opção Place.
Eu aconselho você limpar o que ficou fora do traço da calça, para isso escolha a borra e clique duas vezes, iria aparecer uma mensagem, basta escolher OK, e assim a Layers ficará liberada para fazer as modificações, como limpar e colocar as sombras!

Aqui o já limpo, note que para os próximos passos será mais fácil já tendo a imagem limpa:


Ficou bonito não? Um efeito bem legal que deixa o desenho diferente. Mas, vamos deixar ainda melhor, iremos colocar sombras e luz, para dar volume!

Vamos começar com as sombras, para isso crie uma nova Layers que deve ficar acima da Layers Jeans, selecione a cor preta. Coloque o Hardness do pincel em zero, e mude a Opacity de cem para quarenta (esta abaixo de Analysis).

Agora passe em tudo que for sombras, lembre-se que estaremos dando volume ao nosso desenho. Com a Smudge você pode deixar as sombras mais finas, ou ajeitá-las ao contorno do corpo:



Veja com mais zoom:


Eu recomendo também limpar as sombras, para ver onde este sujo e ter uma visão melhor. Tire o olhinho da Layers Jeans, basta clicar nele e pronto, assim voltando a Layers da Sombra limpe onde borrou.

Agora, duplique a Layers Jeans, pois iremos dar pontos de Luz no desenho. Para duplicar, basta ir à Layers Jeans, e com o direito do mouse, clique em Duplicate Layers. Coloque o nome de Luz, ou Jeans Luz. Com a ferramenta Dodge, passe aonde serão as luzes.




Para a barra do macacão, eu utilizei o mesmo procedimento, coloquei a imagem, fiz as sombras e depois as luzes.





Pessoal, essa é a ultima parte do tutorial de pintura no photoshop, espero que tenham gostado. Semana que vem eu trago o desenho já pronto, para finaliza-lo eu utilizei todas as técnicas aplicadas no tutorial. Lembre-se que o tuto é apenas o caminho, mas vai de sua criatividade para dar efeitos finais ao desenho. 

Antes que eu me esqueça, o desenho em JPEG:






8 comentários:

  1. Oh não sabia disso! Agora vou desenhar alguns personagens com macacão para treinar isso ^^

    ResponderExcluir
  2. Já viu a promoção que ta rolando solta no blog O Leitor?
    Ainda não?
    Então corre, que até o dia 05 de Fevereiro você ainda pode concorrer a um dos 6 livros que estão sendo sorteados.
    Beijos e espero você lá,

    Pamela.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica! Mas não sei por que curto mais o Corel.

    ----------------------------------
    Seguindo, segue de volta?!

    Abraço,

    garotas100teen.blogspot.com
    twitter.com/garotas100teen
    youtube.com/garotas100teen

    ResponderExcluir
  4. Ameei, super legal =)
    Beijos ;*
    just-a-girl21.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muuito legal, esse seu tutoriial aameei *-*
    Gosteei muito do seu blog, que não tive como não seguir.
    Se vc quiser visitar, e se gostar e quiser seguir o link ta aqui abaixo.
    Beeijinhos :*
    vida-nas-passarelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal! Legal mesmo;p
    Você tem muito talento garota...Parabéns:) Amei a bonequinha! hahaha*--*

    http://garootavenenoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gosteiiii demais, já salvei as imagens para usar nos meus desenhos, ficou muito lindo, qual Photoshop vc usa? Eu uso o CS5 em português e gosto mais desse do que o CS3, ele é muito mais leve!!
    Ficou lindo!!
    Parabéns pelo tutorial!!
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também uso o CS5 o portatil, mas o ingles, não consegui me acostumar com o portugues ^^'. Eu só usei o 1 e o 3 também, o cinco com certeza é o melhor! Obrigada pelos elogios Jane *-*
      Fico muito contente por vc ter gostado! Bjs

      Excluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!