Plágio um mal que circula! - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Plágio um mal que circula!

Plágio um mal que circula!

20/01/2012


“Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.” Via

Não é um assunto novo, e talvez nem tão velho assim. O ato de plagiar povoa não apenas a blogosfera, mas o mundo em geral. Temos alunos que criam trabalhos escolares sem dar os devidos créditos, seja a pesquisa feita na internet ou nos próprios livros escolares. Escritores, pintores e até mesmo com os artistas de quadrinhos e mangákas.

Bem, eu vi que muitos blogueiros comentam sobre no plagio na blogosfera. É um assunto polemico que sempre surgi a cada dia, a cada hora, a cada minuto. Pessoas que querem se aproveitar da custas de outros, postando o trabalho alheio sem dar os devidos créditos. Felizmente por enquanto não tive a tristeza de ver meu blog plagiado, e espero nunca ter, pois isso deprime mesmo a pessoa. Afinal todo o seu trabalho, posts que você passou horas digitando, pensando e criando e quando vê alguém o usa sem lhe dar o devido valor. É triste, é dolorido. Mas tem mesmo pessoas assim. Como minha mãe sempre dizia: “No mundo tem sempre pessoas de mau caráter, que vão te deixar para baixo!”

Às vezes a pessoa nem sabe, e com os bons textos circulando pela net, serve de alerta para a pessoa parar e se arrepender. Claro que tem aqueles que gostam de ver o circo pegar fogo, literalmente, e não param com o plágio. É onde todos aqueles que sofrem desse mal, devem tomar as devidas providencias. Denunciar ao blogger, pois logo o próprio servidor vai excluir essa postagem plagiadora, e o blog também tende a ser excluído das buscas do Google e outros sites. Fora é claro, que o plagiador vai ficar com má fama e isso tende a dificultar e muito sua vida na blogosfera.

Aqui no Da Imaginação a Escrita, eu deixo bem claro, que nenhuma das imagens, personagens, livros, games, series, mangás/animes, me pertence. Eles são de seus respectivos autores, e todo o credito a eles. As imagens, eu acho no Google, muitas eu tenho no PC há anos, e claro conseqüentemente não tenho o site que se originou a imagem, muitas vezes a imagem já circulou e fica difícil saber quem é o real portador do direito. Por isso gosto de deixar bem claro que os itens descritos acima, não são meus, as imagens são meras ilustrações para ser capa de minhas estórias. As séries, os livros, os mangás e os jogos, são fontes de inspiração para criar minhas fics e oneshots.

Somente são minhas as estórias Originais, que eu mesma criei. Mas claro que minhas fics, além de serem escritas por mim, jamais devem ser plagiadas. Pois foram feitas a partir de minhas idéias. Quero deixar claro também, que se alguma imagem contida aqui (com exceção das FanArts que são minhas, foram todas desenhadas a mão por mim!), for de sua autoria, basta entrar em contato comigo, que você vai receber os devidos créditos!

Quero lhes mostrar um Plágio, um tanto antigo, mas que na época gerou muito o que falar, eu vi na comunidade Ichigo e Rukia do Orkut, e fui pesquisar mais, até chegar nesse site aqui.

Tratasse do quadrinho Incarnate de Nick Simmons, que hoje provavelmente não apenas tem a fama por ser filho de Gene Simmons da banda Kiss, mas também a má fama de ser aquele que plagiou Bleach!

Para alguns fãs de animes e mangás (os famosos Otakus), esse assunto realmente não é novo, mas quero mostrar a vocês como não é apenas aqui que o Plágio rola solto. E que essa mal esta em todo o lugar. O engraçado é Tite Kubo parece não ter ligado tanto (um erro talvez), pois dizem que ele ficou muito surpreso de saber que o filho de Gene desenhava também e não com plágio. Vejam por si as imagens, e tirem suas conclusões:




*imagens: via, via.

Essas são as imagens que mais me surpreenderam quando eu vi. Zaraki e Inoue foram copiados descaradamente, não há duvidas disso, e mesmo que se mude cor de pele e cabelo, vemos os personagens ali. Algo que eu penso é o seguinte: Você usar modelos de traços para se aperfeiçoar e criar o seu próprio é uma coisa, mas criar personagens em base de um já existente e criar lucro com isso é errado!

Mas voltando ao assunto que se diz a Blogs, plagio é sem duvidas um crime que se deve ter punição. Para se proteger seu blog, existem muitas maneiras, como tirar a função “direita do mouse”, e códigos para bloqueio total do blog. Aqui no Da Imaginação a Escrita, eu decidi não colocar nenhum código com essa função, eu tenho medo do plagio, claro que sim! Mas mesmo assim existem outras maneiras de se prevenir, como o site Copyscape, que permite que você coloque a URL do seu blog e veja se há plágios (se tiver basta denunciar), o MyFreeCopyright um site onde você se cadastra de graça e tem seus links protegidos, ficando assim como provar que são de sua autoria e o Creative Commons, onde se é possível escolher licenças. Isso são apenas dicas, mas o importante é denunciar para que a pessoa que plagiou pague por seus erros! Mas nunca se deixe abater por isso, é triste, é chato, sim é! Só que não devemos esquecer-nos do trabalho que fizemos ao criar nossos blogs e os posts, e das pessoas que gostam dele e do nosso trabalho.

Então pessoal, espero que tenham gostado, ficou um post meio grande, mas eu queria também deixar minha opinião e dicas sobre esse assunto que ronda a todos, seja na vida real, ou na virtual.

“No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Todavia, a lei 9.610 é voltada para a proteção de obras comerciais. Segundo essa lei seria possível copias "pequenos trechos", o que é inadmissível em um trabalho acadêmico. Para fins de trabalho acadêmico é mais adequado seguir-se as normas da ABNT, que não admitem exceções para textos copiados.” via

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. 29 anos, casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

8 comentários:

  1. Oi, adorei o blog, super lindo, parabéns e sucesso.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá eu sou a Gabriela, fico feliz em ver que você também gosta de Bleach, é uma Anime muito bom eu adoro passo horas assistindo.
    Adorei seu blog (Plágio é um assunto muito chato, nunca passei por isso com meu blog, nem outra coisa, mas sei que é muito ruim, não levar credito daquilo que você fez.)
    Beijos

    www.manallu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não suporto plágio, principalmente quando a pessoa tem a carudagem máxima de fazer campanha contra... Criatividade, algumas pessoas tem, e outras não tem personalidade para usar!

    Beijos garotaa
    http://cabidemoderno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, tudo bem?
    Eu não tive tempo de ler o texto (confesso) mas ovu comentar uma base, ah eu não li porque são 2h30 da manhã e estou passando rapidinho para te agradecer.
    Esses dias fui plagiada, não fui logo fazendo barraco e postando no blog, até porque percebi que a garota não sabia o que estava fazendo. O blog dla só tinha 2 seguidores então só falei com ela pelo twitter e ela retirou a postagem.
    Vim aqui para te agradecer pelo comentário que vc deixou lá no blog, obrigada mesmo pelo carinho, e pelo apoio. Estava muito trite quando escrevi aquela postagem, mas sei lá, acho que me precipitei um pouco, e acabei assustando muita gente.
    Enfim, obrigada pelo apoio, pessoas como vc fazem a diferença.
    Abraços,
    TDiaryofteens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. TITE KUBO não foi plagiado, praticamente só copiaram, não tiveram em o trabalho de disfarçar. Sou fã dele, e achei errado ele não ter ligado para isso, ele deveria ter processado eles para servir de exemplo para os outros, senão todos vão plagiar descaradamente!
    Abç,
    Jason
    http://contosdouniversoparalelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ja fui plagiada também e nossa e horrivel , mas sorte que consegui resolver , se der passa no meu blog e vota no seu blog preferido na enquete , vai ser uma honra ver voce lá .
    http://perfeitinha-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Vim avisar que as votaçoes terminam dia 23.
    Corre, que ainda da tempo de pedir pra outras blogueiras votarem em voce.
    Princesa Imperfeita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii minha flor
    que blog mais lindo esse *-*
    me apaixonei assim que entrei, as cores o cabeçalho, as postagens, tudo tão cute *-*
    plágio é realmente uma coisa muito chata, só quem já sofreu sabe como é.
    Seguindo aqui com certeza
    pode dar uma olhadinha no meu e seguir também? se gostar é claro.

    http://naty-todasaspequenascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!