Dia de São Valentim - O dia dos Namorados - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Dia de São Valentim - O dia dos Namorados

Dia de São Valentim - O dia dos Namorados

14/02/2012



No dia quatorze de Fevereiro, o dia de São Valentim, a comemoração dos Namorados em muitos países pelo mundo, com exceção do Brasil. Mas você sabe o por que justo no Brasil essa data não é considerada como Dia dos Namorados? Eu também fiquei em dúvidas e devo dizer bem curiosa por conta disso, e hoje dia quatorze, vou explicar o por que em nosso país comemoramos no dia doze de julho e qual o motivo.

Mas antes, que tal sabermos um pouco mais sobre São Valentim e a razão dessa data? 

“São Valentim (ou Valentinus em latim) é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.”  (fonte)

Quatorze de Fevereiro ficou conhecido como o Dia Internacional do Amor (Valentine's Day), no entanto, como mencionei, no Brasil essa data não é significativa, aqui o dia do Amor, ou melhor o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, mas há muito por de trás disto:

“No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, às vésperas do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas a proximidade das datas é apenas coincidência. Na realidade, tudo começou em 1949, com uma campanha do publicitário João Dória, sob encomenda da extinta loja Clipper. Para melhorar as vendas de junho, mês considerado o mais fraco para o comércio, Dória instituiu a data com o slogan "Não é só de beijos que se prova o amor". Para felicidade dos comerciantes a moda 'pegou' e no ano seguinte passou a se comemorar o dia 12 de junho como sendo o Dia dos Namorados no Brasil.”  (fonte)

Se formos analizar, não passou de uma jogada de marketing apenas para gerar lucro aos comerciantes e empresas. Mas não estou criticando, longe disto! Era apenas uma curiosidade minha e ao descobri-la vim passar para vocês, acho muitos não sabiam (como eu), afinal no dia quatorze algumas vezes temos menção do Dia de São Valentim (um exemplo: Chaves! O SBT sempre costuma passar os episódios de São Valentim e são uma comédia, como sempre!). 

Pessoal, é isso, o post de hoje foi mais um informativo, espero que tenham gostado. Seja dia quatorze ou doze: Feliz Dia dos Namorados! ou Feliz Dia de São Valentim!

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. Casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

11 comentários:

  1. Muito bacana, são datas que estão passando por nós a todo ano e nunca paramos para analisar e entende-las.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Não sabia disso... Mas sabia que eu Brasil comemorava em outro dia...
    Ótima informação, amei!
    Eu acho que deveriamos ter Dia dos Namorados no mesmo dia que os outros...
    http://pinkpimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pois é, os professores e outros, que se preocupam com isso, estão totalmente extintos!
    FALOU TUDO! :]
    http://pinkpimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa é mesmo, nem me lembrei que hoje era dia de são valentim kkkkkkkkk abafa! eu não sabia disso ai dos namorados não achei q era só o dia de um homem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk abafa!

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia de muitas coisas. Além disso, eu tinha percebido a relação do nosso dia com o Santo Antõnio! hahaha =)

    beijinhos
    http://infinitedreamsofiza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Well eu não sabia mesmo disso tudo, já tinha ouvido e muito falar do dia do São Valentim, inesquecível no Chaves não?! hehe'
    Bom pra ficar informada! E feliz dia de São Valentim! haha'

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy!!!
    Já falei lá no blog da Jane, agora vou falar com você: vou dar um puxão de orelha virtual nas duas!!!! Kkkkkk... Que isso, os dois ficaram ótimos!!!

    Quando acabar o concurso eu passo aqui para te passar as perguntas sa entrevista e te perguntar algumas cositas!!!

    Muito obrigada por passar lá no DSM, muita saúde, sucesso e que Deus lhe abençoe!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não sabia qe era dias do Valentine
    kkkkkkkk' mais adorei o post e amei saber ...

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  9. Queria que fossem comemoradas as datas no mesmo dia, mesmo sendo jogada de marketing eu comemoro os dois, hoje por exemplo dei uma rosa e um doce pro meu namorado, haha

    ResponderExcluir
  10. Oii fofa, tudo bom? Quanto tempo, não entra mais no msn?
    Bom, passei pra te deixar o link de uma fanfic que eu fiz, depois vou ler este post com mais calma, dia dos namorados é ><

    http://murysdiary.blogspot.com/2012/02/um-coracao-roubado.html

    Beijos

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!