Dicas para se escrever uma boa Fanfic, WebNovel e afins! - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Dicas para se escrever uma boa Fanfic, WebNovel e afins!

Dicas para se escrever uma boa Fanfic, WebNovel e afins!

15/02/2012




Escrever é uma arte, seja ela fanfic, webnovel, poema, músicas, livros, contos e etc. Prender o leitor em sua estória e deixá-lo sedento por mais capítulos é ótimos! E para ajudá-los a escrever boas estórias (seja fanfic, oneshots e etc.), e eu reuni algumas dicas para vocês conhecerem!

Então clique em Leia Mais e acompanhe! 

1 – Descrição! Uma boa descrição pode levar o leitor a viajar pelas palavras, se sentir parte da estória, personagem e enredo. Não precisa ser algo super detalhado, descrevendo os mínimos detalhes, você como escritor deve se passar pelo personagem, vêr o que ele vê, sentir o que ele sentir e descrever para que seu leitor possa ver/sentir também, mas nada exagerado. Descreva o tempo (clima), olhos, cabelos e principalmente: Sentimentos! Escreva o que seu personagem esta sentimento, seja amor, ódio, medo, tristeza e etc.

Exemplo: “O sol batia em seus cabelos, mostrando a força dos fios alaranjados, brilhantes e rebeldes. Ele levou sua mão às franjas, fazendo com que sua visão ficasse melhor, exibindo assim o mais profundo azul.”

É apenas um exemplo de descrição, e cabe a você que esta escrevendo, decidir quais elementos vai descrever para seu leitor. Lembre-se: Sinta-se como se fosse o personagem, seja seus olhos.

2 – Enredo! Para uma boa estória dar certo, tenha em mente: Começo, Meio e Fim. Procure não se perder no enredo, se foque imaginando seu final e como chegar até lá.

3 – Personagens! Faça personagens que tenham personalidade e que seu leitor venha a sentir como ele.

4 – Diálogos! Estórias sem diálogos perdem o clima, mas nada de fazer isso:

- Oi tudo bem?
- Tudo sim, e você?

Ao lermos, não sabemos quem disse o primeiro dialogo e quem disse o segundo, procure identificar, para que seu leitor sabia:

Exemplo:

- Olá João! – falou Ricardo entusiasmado.

- Há quanto tempo meu amigo! Como vai? – respondeu João com um sorriso.

Viu a diferença? Fica melhor identificar os diálogos e descrever um pouco o momento.

5 – Evite repetição das palavras! Repetir nomes e palavras cansa o leitor, faz com que a narrativa fique cansativa. Procure colocar sinônimos para distinguir personagens e etc. Minha professora de português sempre dizia: Só podemos repetir as palavras no máximo três vezes!

Claro que três vezes é pouco, mas procure não repeti-las no mesmo parágrafo, dê um tempo e volte a repetir se necessário.

Exemplo: Maria estava com pressa, tinha que preparar o almoço. No entanto Maria lembrou que ainda havia muito que fazer até a chegada de Pedro. Maria pensou, e pouco a pouco foi arrumando tudo antes que Pedro notasse a bagunça.

Nesse exemplo eu repeti o nome dos personagens, veja como fica sem as repetições e com sinônimos adequados:

Maria estava com presa, tinha que preparar o almoço. No entanto ela lembrou que ainda havia muito que fazer até a chegada de Pedro. A jovem pensou e pouco a pouco foi arrumando tudo antes que o marido notasse a bagunça.

Em vez de apenas usar o Nome do personagem, comece a usar adjetivos, como Ela/Ele, morena, jovem, moça, mulher, ruiva, baixinha, resmungão, mal humorado. Existem milhões de adjetivos que se pode ser usado para escrever sobre um mesmo personagem, sem ficar na repetição, vale até o sobrenome!

A mesma coisa com as palavras. Pesquise sinônimos e note como sua estória fica mais rica!

 6 – Narrativa, escolha a que mais você tem prática! Seja primeira ou terceira pessoa, qualquer estória tem tudo para ser ótima. No casa da primeira pessoa, o leitoro se sentirá mais na pele do personagem, vivendo tudo que o narrador esta passando. Mas mesmo em terceira pessoa é possível se ter a mesma sensação, basta fazer boas descrições!

7 – Não esqueça os acentos, vírgulas e pontos. Muitas vírgulas sem uma pausa maior também deixa a leitura cansativa, por tanto cuidado. Uma boa dica é ler em voz alta, para você perceber como ficou.


8 - Evite o "Estilo Teatral"! Se você deseja escrever uma fanfic, web-novel, contos, ou até um livro, esqueça o estilo teatral. Normalmente esse tipo de escrita é mal visto entre os leitores e sinceramente você não consegue passar toda a emoção que a estória deve ter.


Exemplo: Estilo Teatral:


Pai: Filho estou preocupado! Sua notas estão muitas baixas na escola, você esta com algum problema?
Filho: Pai... Eu só não consigo encarar tudo isso! É difícil ser um garoto novo em uma escola onde todos te detestam!

Esse é o estilo teatral, onde a estória é escrita é contata como peça de teatro, colocando nomes dos personagens e emoções antes das falas. Sinceramente eu não tenho nada contra esse estilo, mas mesmo a estória sendo boa, eu não iria ler e sei que muitos leitores também, afinal não é se passado emoção, você não tem as descrições que são a alma da estória.

Veja o mesmo exemplo sem o Estilo Teatral:

O pai estava angustiado, seu filho não estava indo bem na escola e ele sabia o real motivo, mas mesmo assim precisava saber com a palavras do garoto:

- Filho estou preocupado! - dizia o pai com uma voz calma. - Suas notas estão muito baixa na escola, você esta com algum problema?

- Pai...- começou o garoto com receio. Ele não queria reclamar, só que não tinha escolha - É difícil ser um garoto novo em uma escola onde todos te detestam!


A diferença é grande não? Mas notem como dá uma vida a mais no dialogo sem usar o Estilo Teatral.


Essas foram às dicas de que deixei hoje, caso haja mais algumas, eu volto a fazer outro posts. Espero que elas venham a ser úteis, para futuras estórias! 

17 comentários:

  1. ADOREI! eu nem sabia os nomes direito kkkkkkkk amei!

    Rawar-->>
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/
    @ianapaulinhaaaa

    ResponderExcluir
  2. Eu amo escrever...por esse motivo criei um blog pra poder expressar minhas idéias.

    Seguindo seu blog flor* Se puder retribuir ficarei agradecida.
    maniasgirls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Repetição de palavras! Esse com certeza é o meu maior problema. Quando mostrei o primeiro projeto de O Clone para uma amiga minha ela criticou o jeito com que eu repetia o nome da protagonista várias vezes.
    Ainda estou tentando consertar isso.
    Outra coisa em que eu tenho problema são descrições, principalmente sentimentos, às vezes meus personagens saem frios demais.
    Mas estou tentando melhorar.
    Abç,
    Jason

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário lá no Mury's Diary! ^^

    ResponderExcluir
  5. Sim, eu também me preocupo muito com o peso do meu blog. No meu caso, o meu pc tem pouca memória virtual, quando um blog é pesado, ele trava muito. O DSM travava às vezes, mas foi só eu tirar as estrelinhas que ficou um peso ideal...
    Muito obrigada por passar lá no DSM, que Deus lhe abençoe!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas,mesmo! Vou usá-las por que não sou boa na narração :/ rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei eu mesmo ja dei varias dicas para webs e fanfics , em breve pretendo montar um portal onde tera varias web novelas , fanfics


    Se der vote no seu blog preferido na enquete , seu voto ajuda e muito
    http://perfeitinha-blog.blogspot.com/
    http://thaisr-encomendas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei as dicas. A repetição de palavras é o que mais prejudica a leitura pois cansa. Os detalhes são os melhores, faz o leitor viajar nas palavras e sentir-se personagem da história.

    Já viu?
    http://iasmincruz.blogspot.com/2012/02/super-sorteio.html

    ResponderExcluir
  9. Adorei , muito boa as dicas, parece que você entende mesmo do assunto, hein :}

    ter você por lá seria uma honra, www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as dicas, eu gostei muito, confesso que nunca pensei em escrever nada do tipo, mas a minha vida dava uma novela e das pesadas viu!! Rsrsrs... Bjks
    Será que essas dicas valem para fazer quadrinhos de mangá?
    º-º?

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas floor
    eu adoro essas webnovelas acho tão
    legal e emocionante kkkk'

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  12. adorei nem sabia o nome e graças a vc agora eu sei uhul !!
    seguindo aqui !
    segue de volta ?
    http://louca-atitude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. devo lembrala de votar no meu blog tbm.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Ajuda quem esta começando.

    ResponderExcluir
  15. Eu achei muito muito muito interessante cada dica que você deu. Eu escrevo e sei que é trabalhoso ficar se policiando. Não é só colocar a nossa imaginação no papel. Tem que ser, como mencionou aí no texto, de forma a dar vida real. Ortografia, pontuação, gramática, todas essas coisas são essenciais. No fim, todo o esforço é recompensado.
    Gostei tando das dicas que as mencionei na minha página (https://www.facebook.com/pages/Reader-Writer/151493034990242). Espero não ser abusada, pois nem pedi sua autorização pra isso.

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso texto, me ajudou muito!
    bjs

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!