Resenha - Os Treze Porquês - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - Os Treze Porquês

Resenha - Os Treze Porquês

07/04/2012



Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.





Clay esta apreensivo, em suas mãos, os motivo pelo qual Hannah Baker levou a uma escolha sem volta. São sete fitas, todas contendo lado A e B, e dentro delas, treze histórias e como cada uma delas influenciou a vida de Hannah, a transformando em uma garota sem sentir a felicidade.
" Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer...Eu prometo"
Hannah é bem clara, cada pessoa que receber as fitas, deve escuta-las e passar para a próxima, caso isso não ocorra, uma segunda cópia será mandada para que todos saibam os segredos por de trás de sua morte e como 13 pessoas foram culpadas. Clay não compreende qual a razão de seu nome estar ali, e como seus atos foram capazes de fazer com que Hannah fizesse essa terrível escolha: Suicidio...
"... um: você escuta. Número dois: repassa. Espero que nenhumas delas seja fácil para você. Quando terminar de ouvir os treze lados ­ porque há treze lados para toda história ­ rebobine as fitas coloque-as de volta na caixa e repassa-as para quem vier depois da sua história. E você, que é o felizardo número treze, pode levar as fitas direto para o inferno. Dependendo da sua religião, talvez eu encontre você por lá. Caso você se sinta tentado a romper as regras. Saiba que fiz uma cópia das fitas. Essas cópias serão liberadas de uma maneira bem escandalosa se o pacote não passar por todos vocês."
Cada ato feito pelas pessoas ao redor de Hannah, ocasionou em uma bola de neve, sendo sempre maior, até que ficou impossível de deter. Nem mesmo sua própria casa, seu refugio do colegio, parece ter desaparecido, Hannah estava sozinha, desprotegida e vuneravel. Ao que começou com boatos, se tornaram mortal, afinal quem quer enxergar a verdade? As mentiras são mais empolgantes, e quando vemos, ela passa a ser mais verdadeira que a própria verdade. Mas Hannah esta aqui para mostrar o real, o verdadeiro, o segredo sobre sua morte e como atos impensados, mesquinhos e egoistas, tornam a vida de um ser humano um tormento!
"Agora, de uma hora para outra, até meus próprios pensamentos estavam sendo oferecidos numa bandeja para serem ridicularizados."

***

Conheci Os Treze Porquês, ao ler a resenha da Jaqueline, do blog Mistério das Páginas, parceiro aqui do blog. A resenha dela foi show, deixando o leitor ansioso pelo livro, claro que fiquei curiosa, imaginando como veria a ser um livro sobre esse assunto tão polemico, que é o Suicídio. 

Os Treze Porquês se inicia já com Hannah morta e Clay colocando as fitas no correio para o proxima pessoa. A partir daí somos conduzidos a verdadeira estória, contando o porquê de tudo isso e como Clay, que é (ou era) apaixonado por Hannah, seja um dos culpados. A narrativa se dá em primeira pessoa, com Hannah detalhando a razão da sua morte e Clay, que nos mostra seus sentimentos  e opinião sobre a escolha da amada.

É uma estória triste, dramatica, e absurdamente envolvente! Li em três dias, simplesmente não consegui parar de pensar em Clay e Hannah, sempre querendo saber os eventos que magoaram tanto essa garota, que tinha uma vida inteira pela frente, além de um amor sincero ao seu lado. Clay a amava, mas seu medo falava alto demais, ele nunca conseguiu de fato alcançar sua amada e a única vez que pode ter um pequenina chance, tudo deu errado...

Os Treze Porquês, traz um relato surpreendente, eventos que bem ou mal, estão tão presentes em nossa sociedade, a cada minuto esta surgindo uma Hannah no mundo e simples sinais é capaz de alertar, basta prestar atenção. Jay Asher conseguiu criar uma estória sem igual, sua palavras transportam o leitor de tal maneira que dificilmente vamos largar a leitura sem saber dos treze porquês!
"Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... mais uma vez."


Avaliação:




Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. Casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

11 comentários:

  1. Já li esse livro, é muito legal. você fica presa na história e é difícil parar de ler.
    bjs!
    Feliz páscoa!

    kahprincees.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!!!
    Passando pra te conhecer e deixar um oi rsr
    Bjos e boa pascoa!!!

    ResponderExcluir
  3. uau,deve ser demais!!
    amo suas postagens!
    cheia de novidades por aqui.
    esse blog me inspira!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. parece ser ótima a história. Adoro ler mais minha preguiça é de ir até a biblioteca ou de comprar o livro haha.

    Flor muito bonito né ficar na net na hora do trabalho hein? auhsahusuha *brincadeira.

    Bjos lindaa!
    www.garotascomplicadas.com

    ResponderExcluir
  5. Hmm, fiquei curiosa pra saber mais sobre Hannah e Clay. ótima resenha. Acho que vou ler esse livro, rs.
    beijos florzinha.
    http://the-mandie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Flor que graça seu blog, adorei conhecer mais cantinho sobre livros ^^ Seguindo. Já ouvi falar deste livro, mas nunca lia. Parece ser interessante.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, nunca tinha ouvido falar, lendo sobre ele aqui, também fiquei super interessada em ler, não li nunca um livro que falasse sobre suicídio, esse me parece abordar bem o assunto, vou no link que você colocou aqui, não sei se vou ler, por que faz tempo que não leio no PC e tô sem paciência pra isso,mas sei lá, achei o livro tão interessante, a vontade de ler é maior :/ rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Incrível, quero ler. Suicídio é algo complexo mas que se torna envolvente na história, me parece.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A capa deste livro é simplesmente demais, só por ela eu ja gostaria de ler a história, ainda mais agora sabendo que se trata de um assunto polêmico e que não é só mais um livro por aí...

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  10. Realmente é um assunto bastante pôlemico, e eu nunca tinha visto ele ser tratado em nenhum outro livro, por isso a leitura se torna tão envolvente, é angustiante e ao mesmo tempo emocionante né *--*
    Adorei a sua resenha
    Feliz Páscoa!
    Beijinhos

    http://misteriodapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já faz um tempo que quero muito ler este livro, deve ser muito bom por se tratar de um suicídio (tema bem polêmico) e que é uma decisão que gera uma atitude sem retorno.

    Penso que passamos pela vida das pessoas e sempre deixamos marcas positivas e negativas, o pior é que as vezes nem percebemos.
    Wwww.amorporclassico.com

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!