A rica literatura nacional - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: A rica literatura nacional

A rica literatura nacional

04/04/2012


Nossa literatura é fabulosa, seja com escritores atuais ou antigos. Pensando nessa vasta gama de livros brasileiros, reuni alguns para vocês conhecerem. Desde Joaquim Manuel de Macedo até André Vianco.

Título: A Moreninha
Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Sinopse: O romance 'A moreninha' é marco do início dos romances românticos no Brasil. Conta a história de um grupo de estudantes de Medicina que vai passar um final de semana numa ilha. Um deles, Augusto, se diz capaz de resistir a um relacionamento amoroso, e acaba fazendo uma aposta com Felipe, nesta fica estipulado que se Augusto amasse alguém por mais de quinze dias teria de escrever um romance e confessar seu amor. Na ilha, Augusto passa a se envolver com Carolina, a moreninha, irmã de Felipe, que por coincidência é a mesma garota a quem ele fez um juramento de eterna fidelidade aos treze anos.




Título: Os Sete
Autor: André Vianco
Sinopse: Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?








 Título: O Mistério do Cinco Estrelas
Autor: Marcos Rey
Sinopse: Um homem é assassinado no apartamento 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Léo, o mensageiro. Mas ninguém acredita em suas histórias, a não ser seus amigos Gino, Ângela e Guima. Léo é apenas um garoto e seus inimigos são ricos e poderosos. sem ter provas nenhuma contra elas, acaba perdendo o emprego e sendo procurado pela polícia, achando que tem problema de cabeça. Quem conseguirá desvendar o mistério do cinco estrelas?






Título: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr
Sinopse: Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. 




Claro que há muito mais livros nacionais, que estão prontos para nos levar a uma aventura sem igual, mas hoje eu trouxe uma pequena parcela dessa fasta literatura. Já leram algum livro de escritor brasileiro? Sim, qual? Não? Por quê? 

14 comentários:

  1. Eu adoro o Sphor e o André Vianco... Para mim eles são marcos...
    Uma pena que nossos autores atuais não tenham tanta visibilidade!

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  2. Desses daí eu li 2. "A Moreninha" e "O Mistério dos Cinco Estrelas". Dentre esses curti mais o último, foi com ele que eu conheci os livros do Marcos Rey que são incríveis!
    Uma boa coleção de livros nacionais é a Coleção Vaga-Lume da Ática (foi com ela que eu me viciei).
    Abç

    adraftbox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A literatura nacional esta numa fase sensacional, sempre foi forte na minha opinião, mas nos últim os tempos só temos motivos para comemorar, estão sendo lançados livros maravilhosos.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  4. A Literatura nacional certamente sofre um pouco de preconceito dos jovens em geral, mas é muito rica e interessante.

    Dos que você citou, só li "A Moreninha", para mim é um livro importantíssimo, marcou minha história pois eu e minhas colegas chegamos a filmar um "curta matragem" baseado no livro, para um trabalho de português. Tenho as fotos das nossas gravações no meu Orkut (talvez algum dia eu coloque no blog algumas), mas infelizmente não tenho o DVD... Eu amei o livro, na verdade fui eu quem sugeriu que fiséssemos o trabalho baseado nele.

    Também li mais alguns da literatura brasileira, como "Iracema" e "O Quinze", que são ótimos. Agora estou lendo "A Normalista", que minha mãe tinha comprado para mim mas eu tinha deixado de lado por causa da letra do livro que é muito pequena. Mas estou me surpreendendo com a leitura... Futuramente eu quero me dedicar a ler as obras de Machado de Assis, que pra mim é um escritor incrível.

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  5. a moreninha ja liii e reli varias vezes é muito booom *O*

    Garoto Nerd

    ResponderExcluir
  6. dos citados, li apenas "A Moreninha". Mas, sempre ouvi falar de André Vianco. Não lembro ao certo por que não me interessou...

    ResponderExcluir
  7. AHH eu tô doida pra ler os livros do André Vianco, não vejo críticas ruins sobre eles, e A batalha do Apocalipse também, até um tempo atrás não sabia que era de autor brasileiro D: Mas enfim, nossa literatura é sim boa, não só os livros clássicos nacionais, esses autores novos que ouvimos falar por aí e até aqueles que não ouvimos muito, são bons, e precisamos valorizar isso.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler A Moreninha! O livro parece ser muito bom e amo clássicos e romances então espero adorar este também, rs
    O Mistério do Cinco Estrelas, se não me engano, eu já li, mas faz muuuito tempo, uns três anos mais ou menos!
    Os outros dois são mais recentes, né? Ainda não os li, mas fiquei bem interessada!
    Com certeza a literatura nacional é gigantes, sortida entre os gêneros e muito boa! Já li diversos livros nacionais e sempre me surpreendo! :)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  9. Já li todos os livros, menos o ultimo.

    http://makesdajojo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. nossa ainda não conheço nenhum acredita?

    eu tenho mania de encher minha estante de livros e não ler por falta de tempo :s

    brasileiro eu tenho aqui 'o vendedor de sonhos' ta qse acabando, mas sei la...nao gostei :(

    me interessou mto A batalha do apocalipse, parece ser mto bom mesmo
    beijoos

    ResponderExcluir
  11. eu li O Mistério do 5 Estrelas á 300 anos atrás AUHSOAJSIUAHSU eu lia mais literatura nacional quando era pequena...Pedro Bandeira e taalz

    ResponderExcluir
  12. eu achei bem interessante A Moreninha e Os Sete,vou dar um jeito de ler! www.damadevestidoazul.com

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de um livro que não esta ai, é O Cortiço, mt bom :D

    bjs
    deboramoraiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A literatura brasileira está muito desvalorizada! Nós também temos escritores maravilhosos, em todos os gêneros. Temos que divulgar esta ideia.
    Maria Júlia,
    www.ladiesandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!