Resenha - O Diário de John Winchester - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - O Diário de John Winchester

Resenha - O Diário de John Winchester

25/05/2012



Finalmente, depois de tanta espera venho com a resenha do livro O Diário de John Winchester! Pela falta de tempo, apenas pude lê-lo nas horas livres e no almoço do trabalho. Mas sem delogas, vamos a resenha!


Título: O Diário de John Winchester
Autor: Alex Irvine
Onde Comprar: Saraiva
Sinopse: Baseado na série de TV Supernatural, "O Diário de John Winchester" é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. Nele estão reunidos os muitos segredos colecionados por John para enfrentar a saga da família: ameaças sobrenaturais, demônios, fantasmas, espíritos, bruxas e vampiros estão minuciosamente descritos e detalhados nas centenas ilustrações do Diário. Lançado com enorme sucesso em vários países, a tradução brasileira foi feita em cuidadosa pesquisa do universo Supernatural. via





"Tá vendo isso aqui? Esse é o diário do nosso pai, o bem mais precioso dele, tudo o que ele sabe sobre o mal está aqui, ele deixou pra gente. Eu acho que ele quer que a gente continue de onde ele parou. Salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família! " - Dean Winchester


No dia dois de novembro de 1983, a família Winchester foi massacrada com a dor. Uma família feliz, marcada para sempre. Mary Winchester esta morta, deixando seu esposo John e seus filhos, Dean e Samuel Winchester. Sua morte foi considera um acidente para as autoridades, que pararam de investigar sem ter provas concretas contra um possível assassino. No entanto John sabe o que viu e para ele, nada mais faz sentido, somente uma única coisa martela em sua cabeça, dia apos dia: Vingar sua amada esposa Mary!
John esta confuso, desorientado e cheio de perguntas sem respostas. Ele tem absoluta certeza do que seus olhos presenciaram, sua Mary estava no teto do quarto de Sammy, sangrando olhando diretamente para ele, em segundos o fogo se espalhou, não deixando outra alternativa senão salvar a si e seus filhos pequenos.

"Há duas poucas semanas, minha esposa foi assassinada. Eu a vi morrer, presa no teto no quarto do Sammy, o sangue pingando sobre o berço dele até ela pegar no fogo" pág. 1

Durante os dias que seguem nada mais faz sentido, o grito de Mary ecoa pela noite, John ainda escuta e se culpa por não ter salvado sua mulher. Vemos então os relatos de uma vida sofrida, de amargura e enorme culpa. Decidido a obter respostas, John vai até Missouri, descobrindo assim a verdade, que mais parecia um pesadelo. Ele não podia acreditar que esse tipo de coisa existe, só que para sua surpresa ele presencia uma caçada aos seres do mal...

" Jacob apareceu, procurando os meninos. Eu o convenci a ir comigo a um cemitério, onde achei que encontraria respostas, mas ele morreu. O cão do inferno - é como Fletcher o chama - saiu de uma tumba e o dilacerou de tal forma que eu só vira acontecer no Vietnã. Aí o H apareceu. " pág. 5

Ganhando um diário de outro caçador, ele ouve os disseres: "Escreva tudo." Com isso sua nova vida começa, seu maior objetivo é matar o assassino de Mary e no meio da jornada apreender tudo que puder sobre entidades, espíritos e demônios, afinal ele precisa estar preparado, não apenas ele mas seus filhos também.

***

O Diário de John Winchester é um livro para os fãs de Supernatural, mostrando um pouco sobre o que veio a ser a vida de John, mostrando seu sofrimento, sua perda, sua luta e seu amor. John Winchester amava Mary, amava seus filhos e por mais que desejasse outra vida para Dean e Sam, seu proposito era exterminar o que matou sua mulher, não importasse quanto anos levasse.

" Ano Novo. Mary, eu prometi ano passado que vingaria sua morte. Faço a promessa novamente e farei todo ano, até que consiga. Nunca vou esquecer. " pág. 21

Feito realmente em forma de diário, o livro não contem capítulos, apenas relatando os anos, dias e meses entre cada folha. Conhecemos a verdadeira essência de John Winchester e por que ele era o melhor, em cada pagina um conselho, um ritual, uma estória sobre o mal e como derrota-lo! Pode ter certeza que você, fã de Dean e Sam, terá em suas mãos o maior tesouro contra os seres malignos, que vão desde de rituais, até como criar água benta, tendo a estória de lendas, folclores, a criação da Colt, além das primeiras caçadas dos irmãos e detalhes não mencionados na serei de TV.

" A Colt feita em 1835 para um caçador, durante a aparição do cometa Hally - no periélio, em 16 de novembro. Struve fazia observações de 20 de agosto a 16 de novembro. O cometa ficaria visível para outras partes da terra durante semanas. A Colt foi criada neste período (?). " pág. 143

John Winchester foi um personagem enigmático, até para seus próprios filhos e com esse livro temos a oportunidade de conhece-lo melhor, afinal John era um homem, com seus defeitos e medos, mas alguém que lutou até o fim em busca da verdade!

O livro é mais do que recomendável, mas advirto que é melhor saber sobre a serie antes de iniciar a leitura, pois como mencionei é um livro dedicado a fãs, para aqueles que não são ou não conhecem podem não apreciar tudo de maravilho que O Diário de John Winchester tem a oferecer!

Com suas 218 páginas, Alex Irvine conseguiu dar para os admiradores de Supernatural o que faltava, mostrando que a saga dos Winchester tem muito a oferecer, mostrar e se emocionar!

Um fato curioso que devo re-saltar para o fim dessa resenha, é a respeito da primeira parte do diário:

" Fui ao encontro de Missouri e aprendi a verdade" pág 1.

Se me recordo bem, no episodio Volta ao Lar da primeira temporada (episodio nove, no original é chamado de Home), Dean e Sam volta a sua cidade natal em Kansas, Lawrence. Sam teve mais um de seus pesadelos, mostrando uma mulher pedido socorro desesperada, por coincidência, a casa onde essa supostamente mulher mora, é a antiga casa dos Winchester, onde sua mãe Mary morreu.

Intrigados com a nova caçada, os irmãos procuram pistas, começam entrevistando um dos amigos de John na oficina de carro, este homem conta o que sabe e diz que o amigo estava confuso dizendo coisas sentidos, que começou a ler livros estranho e procurou uma vidente na cidade. Sam e Dean procuram na lista telefônica os vidente de Lawrence, Sam começa a dizer os nomes, até que um deles soa familiar a Dean, ele resolve consultar o diário de John.

Mostrando o diário a Sam, Dean pede que ele lê o primeiro paragrafo da página:

"Fui a Missouri e soube da verdade"

Dean diz que sempre achou que o pai falasse do estado Missouri, e não de uma vidente.

No livro, como citei acima, esta "ao encontro de", invés de "a" (isso tanto na versão legendada, quanto dublada.), qualquer um que ler pode achar que se trata realmente de um personagem e através dele John soube de tudo, mas conforme fui avançando a leitura me recordei dos episódios e esse em questão (Volta ao Lar), ficou martelando na minha cabeça, pois era diferente. Não digo, se a tradução esta certa ou errada, ou se dublagem e a legenda esta correta ou errada, mas é algo que acabei notando e achei bem curioso.

Enfim, nada disso impede essa leitura maravilhosa, esse conhecimento da vida de John Winchester!

Avaliação:



21 comentários:

  1. Quero muiiito ler esse livro. Amei a resenha *--*
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha :)
    Beijos
    modaecia.tk

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é tão eletrizante! Tem um outro dos Winchester, mas não lembro o nome agora!

    São realmente ótimos, te faz viajar para dentro do seriado, como se você pudesse ajudar nas investigações dos irmãos mais lindos do mundo!]




    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag

    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei, fiquei com vontade de ler este livro e acompanhar a série de TV

    ResponderExcluir
  5. Ain deve ser mt massa esse livro! amei



    BEIJUXX
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uau, vai ser muito comprado pelos fãs da saga,mas eu não sou muito fã não! :(

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para ler esse livro. Gosto muito da série sobrenatural.
    Acho que se tivessem colocado "ao encontro de" ficaria muito obvio, quem vai ao encontro de uma cidade? Talvez tenha sido erro na legenda, ou na tradução do livro. Não da pra saber.
    Só uma pergunta, os livros tem aqueles desenhos que aparecem na série?

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha livro, mais achei muito interessante, não acompanho a série, mais tenho curiosidade.
    Parabéns pela resenha
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro há algum tempo já, e gostei bastante. É verdade que é bom a pessoa conhecer a série pra ler, ou ela vai ficar perdida no livro. Adorei a diagramação dele e a capa dura é muito linda. Ótima resenha, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Uuuuuh me gusta!!! Isso não se faz, amiga, me deixou numa baita curiosidade... Eu querooooooo!!! Snif, snif...
    Ah, e quanto ao trecho do livro que está diferente da série, imagino que eles tenham mudado a frase para dar o efeito de pensar que é um lugar, mas como no livro não tem como explicar que é uma pessoa, tiveram que colocar a frase de outro jeito, para melhor entendimento de quem lê. Só uma suposição, claro!!!
    Desejo um Final de Semana repleto de alegrias!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  11. Com certeza John Winchester é um personagem de Supernatural que eu não conheci muito, nem sei muita coisa, mesmo não tendo visto a terceira temporada da série, acho que isso é geral pra quem assiste né?! Já disse aqui que tô doida pra ler esse livro, com sua resenha, só fiquei ainda mais curiosa e claro, seu outro post, mostrando mais do livro me deixou babando! Quero logo comprar ele :/

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso ver a série antes pra ler o livro?

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei a Resenha, esse livro parece ser ótimo, fiquei com muita vontade de saber mais sobre a vida de John Winchester! Quem me dera se morássemos perto, ai você poderia me emprestar rs

    Ameei...beijão, fique na paz!

    spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  14. Adoro resenhas, pois, é uma maneira de conhecermos e nos apaixonarmos por novas estórias que poderão nos emocionar. É ótimo, pois, nos estimula a ler mais.

    Teu blog é muito lindo. Estou ficando por aqui.
    Beijos.

    http://luzia-medeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu vi você mostrando ele em uma caixinha de correio e tinha ficado curiosa pois sempre gostei de supernatural e nem sabia que existia o livro, pela sua descrição parece ser um livro complexo mas interessante.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  16. Juro que eu nunca fui fã da série, pq eu não gosto muito de ver essas coisas, de demônios e etc em filmes/séries. Mas depois de ler sua resenha fiquei na vontade de conhecer o livro!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi flor,
    Já tinha ouvido sobre esse livro, e fiquei com vontade de ler, sua resenha só aumento minha ansiedade para essa leitura. Uma coisa que gostei bastante foi desse personagem enigmático ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que legal!!
    Esse livro é bem diferente dos que eu costumo ler, mais me surpreendeu, parece ser interessante! ^_^
    Amei o blog, e já estou seguindo!!
    Beeeijos ;*

    http://princesa-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha, tenho vontade de ler esse livro (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha, sou Fã de Supernatural desde que estreou no SBT...é eu acompanhei a 1° temporada por lá, depois comprei o Box contendo 2°, 3° e 4° temporada. e já sinto saudade com o término da 7°.

    Amei o blog e a resenha é ótima!

    ResponderExcluir
  21. Adorei a sua resenha. Eu sou fã de Supernatural e faz tempo que quero ler esse livro, ele parece ser ótimo.

    Beijos, Juh
    livroseconversas

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!