Resenha - O Código da Vinci - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - O Código da Vinci

Resenha - O Código da Vinci

16/07/2012


Título: O Código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Onde Comprar: Saraiva, Americanas
Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código Da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.

Robert Langdon, renomado simbolista e historiador se vê cercado de mistérios quando é envolvido com a morte de Jacques Saunière, o curador do museu mais famoso do mundo: o Louvre. Para a policia, ele não passa de um suspeito em potencial, já que Jacques em sua última tentativa de revelar quem o matou, escreve com o próprio sangue: P.S Robert Langdon, no chão de mármore do Louvre. Uma mensagem clara como a agua para Bezu Feche, mas que para a agente Sophie Neveu, tem algo muito mais escondido ai do que o nome do assassino de seu avô. Uma serie de números aleatórios, um poema estranho, junto com a mensagem para encontra Langdon, Sophie tem certeza que para desvendar a mensagem do avô, ela precisa salvar Robert das mãos da policia francesa e não medirá esforços para atender a última vontade de Jacques. Afinal, antes de morrer o curador ligou para a neta, lhe avisando que tinha que revelar o segredo por de trás de sua família, e que ele e Sophie corriam um grande perigo.

Mas nem Robert e Sophie, tem ideia de que a revelação de Jacques Sauniére, esta ligada a uma trama perigosa, que tem o poder de abalar tudo que conhecemos, destruindo assim a própria Igreja.

***

O Código da Vinci, possui narração em terceira pessoa, dando uma visão de tudo e todos os personagens envolvidos nessa trama cheia de segredos escrita por Dan Brown. Teremos capítulos não apenas com Robert e Sophie, mas também com uma série de pessoas, que estão ligadas em algum ponto com o segredo que Jacques Sauniére, protegeu com a vida!

Dan Brown, descreve tudo detalhadamente, tendo partes com lembranças do passado dos personagens, nos dando mais informações para compreender os mistérios, que pouco a pouco Robert e Sophie vão desvendando. No entanto, seu modo de escrita, pode incomodar e até ser maçante em alguns pontos, eu mesma sentia vontade de pular vários capítulos para saber logo o que ouve com o casal de protagonistas, já que o autor tende a deixar cada final de capítulo com algo revelador, mas que ao iniciarmos o capítulo seguinte, muitas vezes somos tomados por outra visão da história, seja do capitão da policial, como do assassino de Jacques. Claro que ler todos os capítulos, o leitor terá uma visão maior e compreenderá alguns fatos que estão ocorrendo, mas isso pelo menos para mim foi um pouco cansativo.

Para dizer a verdade, a leitura só me prendeu a partir da página 230, quando o ninho de segredos ia se desenrolando e sabemos por que o assassino de Jacques realmente o matou. Os mistérios que envolvem O Código da Vinci é um estimulo a continuar a leitura, e devo dizer que o livro é para aqueles que tenham, não apenas paciência, como também a mente aberta, já que a história se baseia em fatos que muitos historiadores consideram como verdadeiros. Sim, o livro diz sobre questões religiosas, e situações que de acordo com as evidencias históricas não estão na Bíblia. Dan Brown nos faz sim, questionar certos assuntos e duvidar, afinal como saber quem esta certo e quem esta errado? Acho que pouco importa. O que devemos levar em conta é a nossa fé.

Para aqueles que gostam de um bom mistério e reviravoltas surpreendentes, O Código da Vinci é uma boa escolha, apenas tenha em mente que não é uma leitura tão fácil, e que o final pode te decepcionar, claro que depende de cada leitor, mas ao final das 480 páginas, achei que foi muito previsível e não gostei, esperava algo a mais. Um livro que em certos pontos foi ótimo, mas que pecou em outros ao decorrer da leitura. 

" Mudo de espanto, Langdon ficou olhando o ponto vazio da tampa onde antes estava a rosa. Ali gravadas na madeira, em uma ortografia impecável, liam-se quatro linhas de texto em uma lingua que ele jamais viria.
Os caracteres parecem semíticos, pensou Langdon consigo mesmo, mas ainda assim não reconheço a língua!
Um movimento súbito atrás de si chamou-lhe a atenção. Do nada, um golpe esmagador na cabeça fez Langdon cair de joelhos.
Quando caiu, ele pensou por um momento ter visto um fantasma esbranquiçado pairando sobre ele com uma arma na mão. Então tudo ficou preto. " - O Código da Vinci pág 260.


Avaliação:


10 comentários:

  1. Oi Sammy!

    Eu adorei esse livro!
    Ao contrário do que aconteceu com você, a leitura me prendeu do início ao fim. Eu simplesmente não conseguia desgrudar do livro.
    Sem falar que eu amooo arte. Então, as parte do Louvre, me deixaram apaixonada. :)

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. Flor, eu só li do Dan Brown: Fortaleza digital. E eu achei muito bom, apesar de todos me falarem que esse é o livro "pior" do DB. Eu adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler "Código Da Vinci"!

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  3. Flor, minha mae leu este livro e amou, e olha q ela demora vidas para ler um livro --'
    quero lelo em breve, pq ja li Anjos e Demonior e adorei haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu adorei este livro e a leitura dele me prendeu muito (o contrario do que aconteceu com você haha), mas eu acho que esse livro tem altos e baixos durante a leitura, mas mesmo assim eu gostei muito haha. Primeira vez que venho aqui no seu blog e eu adorei, já estou seguindo.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o resenha, esse livro eu ainda não li, mas pelo que li aqui, vejo que parece ser ótimo.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li e nem tenho curiosidade, vai entender!! Quem sabe um dia... acredita que eu nem vi o filme... PUTZ... todos dizem serem muito bons ambos... quem sabe? rsrsrsrs... Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro quando o livro faz com que a gente passe por todos os personagens da trama me deixa mais loouca ainda.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Poxa, esse é clássico. Já assisti ao filme, mas veja só... não li o livro e eu realmente quero lê-lo. Sua resenha está ótima, contém todos os aspectos necessários pra nos fazer ficar interessados.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu amei o livro. O desvendar os segredos ao longo do livro me fez ficar presa a leitura do início ao fim. Gosto muito da descrição detalhada do autor e do modo como ele nos revela os personagens, mostrando de forma sutil suas personalidades. Não achei ele tão previsível, aliás ele me surpreendeu bastante. Boa resenha!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei sua resenha...demais mesmo...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura, ou da saraiva, e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!