Resenha - Reencontro - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - Reencontro

Resenha - Reencontro

07/07/2012


Título: Reencontro
Autora: Leila Kruger
Editora: Novo Século (Selos Novos Talentos)
Onde Comprar: Saraiva, Submarino
Sinopse: "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.


EReencontro conhecemos Ana Luiza, desiludida com amor, fechada para sempre a novos sentimentos. A única coisa que realmente vale a pena é sua amizade com Nana, sua melhor amiga, a pessoa que realmente a entende. No entanto, Ana não sofre apenas por um coração partido, seus pais parecem não se importar se ela esta viva ou morta. Os olhos de sua mãe parecem lhe afiados, como de um felino a espera de atacar e de seu pai gelados, fazendo-a tremer só de cruzar com olhar dele. A vida não tem sido fácil para Ana Luiza, ela se sente uma incapaz, alguém que sempre desperdiçou a vida por sonhos que nunca serão realizados. Até mesmo Deus não liga para ela, e se ligasse não faria com que as pessoas que ela mais ama se afastasse de sua vida.

Ana Luiza infelizmente não vê a força que carrega e também não enxerga que tem tudo para ter uma vida feliz e que o amor pode sim estar bem ao seu lado, mas para a garota de olhar longínquo se afastar é o caminho mais fácil, sua alma já tem muitas cicatrizes e muitas ainda abertas, precisando se curar, só que para ela isso parece que nunca vai acontecer.


***

Nunca pensei como seria difícil fazer uma resenha de Reencontro. Sempre pairava duvidas em minha mente: Como resenha um livro como esse? Como mostrar tudo que senti ao longo dessa leitura? Sinceramente, ainda não sei como me expressar e talvez essa resenha nunca chegue perto da grandessa desse livro, Leila criou uma história tão envolvente, emocionante, ao mesmo tempo em que é dramaticamente bela! A cada capítulo, a cada palavra, eu me via mais e mais ligada a Ana Luiza, sofrendo ao seu lado, rindo quando ela ria, amando e odiando. Reencontro não é apenas um romance, é uma história com toques de realidade, onde dramas, amores e personagens tão profundos e cativantes se encontram. 

Ana Luiza é simplesmente admiravel, nunca me senti tão ligada a uma personagem, Nana é a melhor amiga que alguém pudesse querer e claro, como não falar de Rafa, o mais novo aluno da faculdade que Ana e Nana cursam, ele é fofo, cavalheiro e simpático. Rafa faz de tudo para se aproximar de Ana Luiza, que sempre se esquiva dele, em certos momentos, não sabemos se o rapaz quer apenas ser um bom amigo ou se sente algo a mais por Ana, ele é um mistério, que pouco a pouco Leila vai nos revelando. Cada um de seus personagens tem algo que os marca, seja um amor mal resolvido, um problema do passado ou presente, e é querer descobrir mais sobre eles que desejamos continuar com essa leitura agradável que é Reencontro e em seu final temos uma surpresa incrível, que em certas partes eu já desconfiava, e com a confirmação só aumentou minha certeza, que esse livro é único, como nossa vida!

Mas não são apenas os personagens que encantam, a escrita de Leila é fantástica, direta e descritiva, um livro em terceira pessoa, que consegue passar todo o sentimento em suas páginas, houve momentos, que o choro foi quase difícil de segurar, meu coração palpitava acelerado e aos poucos se acalmava novamente, afinal impossível não desejar a felicidade de Ana Luiza. Na verdade você deseja que todos tenham um final feliz, só que o caminho para a felicidade muitas vezes é doloroso e isso que Ana aprendera. Com as 496 páginas, Reecontro é uma leitura mais que recomendada! Um livro que me prendeu, me emocionou do inicio ao fim e se tornou um dos meus favoritos de 2012! Com certeza é uma história que deixa saudades!

" - Ele é o melhor amigo que já tive. Aparece quando mais tô precisando... mesmo que eu não queira. Me ouve... Me faz rir... Ele sabe abraçar... assim por dentro. Ele sabe ver meus olhos - ela fez uma pausa, ficou pensativa. - Ele me devolve uma coisa que me falta... nem sei o quê. E... mesmo eu correndo dele, sempre... Eu no fundo só espero que ele me alcance a cada vez. " - Reencontro pág 303

Reencontro chegou para mim através do book tour realizado no blog da Vanessa Sueroz (www), quero agradecer por ter sido selecionada e ter a oportunidade de ler o livro, e claro, também a Leila por ter proporcionado uma experiencia única quando li a história de Ana Luiza.



Avaliação:




5 comentários:

  1. Parece ser ótimo :)

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post!
    Beijos
    http://strawberries123.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro, apenas agora pela sua resenha. Aproveitando a oportunidade, te parabenizo pelo blog. Aqui é lindo *-*

    Está rolando um mini-concurso lá no World Cutest na qual o prêmio são duas semanas de divulgação. Vai perder essa?

    http://world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy,
    Nunca li este livro, mas sempre tive curiosidade, a capa dele é tão fofa.
    É dificil quando lemos um livro e não conseguimos escrever o que ele nos faz sentir.
    Acho que vou gostar de Ana Luiza.
    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lindo a história do livro, gosto desses temas que envolvem Amor, amizade, inquietudes...amei o jeito que destacou a escrita da autora, muitos ''resenhistas'' não dão valor ao criador da obra. Através de sua resenha tive vontade de ler e viajar em ''Reencontro'' e conhecer por completo a história envolvente que me passou. Beijão

    www.spiderwebs.com.br

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!