Sessão Especial #4 - Autores que valem a pena ler! - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Sessão Especial #4 - Autores que valem a pena ler!

Sessão Especial #4 - Autores que valem a pena ler!

04/07/2012



A sessão especial de hoje é sobre uma escritora que nasceu no ano de 1775, seu modo de escrita é cheia de ironia, o que é alvo de estudo acadêmico até hoje, conquistando um vasto publico pelo mundo! A autora que vale a pena ler se trade de Jane Austen!
Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, escritora inglesa que utilizava um tom ironico para descrever os personagens de seus romances. Nasceu em Steventon, Hampshire (um condado da Inglaterra), de familia burguesa agraria, sua situação e ambiente serviram de inspiração para todas as suas obras, que gira em torno do casamento da protagonista. Escreveu seu primeiro romance aos 17 anos, intitulado Lady Susan. Sua obra mais famosa é Pride and Prejudice, no Brasil conhecido como Orgulho e Preconceito, no entanto, inicialmente o livro foi mal visto pelos editores, o que levou a um tempo ser descriminada pelo meio editoral.

 Alguns livros criados por Jane Asuten:


Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.




Sinopse: Catharine tivera a infelicidade de perder os pais quando era muito jovem e de ser criada aos cuidados de uma tia solteirona, que, embora a amasse profundamente, zelava pela sua conduta com uma seriedade tal que muitas pessoas ficavam na dúvida, e Catharine mais do que todas elas, sobre se ela a amava ou não... "Catharine" - um dos primeiros e incompletos romances de Jane Austen - constitui um prelúdio às obras que se seguiram.





Sinopse: 'Amor e Amizade' é o retrato do universo que a rodeia, mais precisamente, da adolescência, dos amores e desamores. Dividido em duas novelas epistolares e em cinco contos em forma de carta, um dos principais méritos desta obra é os paralelismos com a actualidade. Jovens preocupadas exclusivamente com coisas de jovens (iguais às jovens de hoje), monstros de hipocrisia enquanto fazem de tudo para serem boas, amuam, acusam, perdoam, choram, escarnecem, desmaiam, gritam de prazer ou de ultraje, seduzem e rejeitam, são bondosas e cruéis, intuitivas e, contudo, obtusas. Hoje em dia, usam os telemóveis para viverem a excitação do momento, há dois séculos escreviam cartas.



Sinopse: No countryside inglês do início do século XIX, a relação conflituosa de duas irmãs de personalidades opostas - uma, sensível, e outra, realista - conduz à reflexão sobre temas como a frivolidade do amor por interesse e a fidelidade do amor verdadeiro.










Mas qual a razão que leva Jane Austen, ser uma autora que vale a pena ler? Essa resposta é Endryelle Santos que nos diz!


Por que Jane Austen é uma autora que vale a pena ler?



Endryelle Santos [Sonhos de Princesa] 21 anos. 
Porque ela tem uma escrita maravilhosa, uma ironia indescritível e conseguiu criar os casais mais apaixonantes e os mocinhos mais desejados!











Meu muito obrigada a Endrylle por ter participado e indicado a escritora! Eu ainda não conhecia os livros dela, apesar de já ter ouvido falar muito bem! Mas e você, já leu alguma obra da Jane Austen? Gostou? Diga para nós! Não gostou? Conte-nos o por que! Quer participar também e indicar seu autor (a), favorito (a)? Saiba como participar: (www). Créditos aos seguintes sites: (www) e (www)


Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. 29 anos, casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

15 comentários:

  1. Olá!!

    Realmente é uma autora que vale muito a pena ler!!

    Além de ser super apaixonante, ainda envolve característic as da época... Austen é incrível!

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido nada sobre essa autora, mas quem sabe poderei ler alguma obra dela??.. kkkk

    Em busca da Felicidade, a ligação!...
    Aceso Permitido.
    Separação de Deus!
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  3. Hááááá eu amo!!!!
    queria estar naquela época conhecer os mocinhos dela, ir naqueles bailes, tudo kkkkkk
    Acho tão lindo, acho que são os único livros em que extravaso meu romantismo bem guardado rsrs
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Nhaa, que legal!
    Adorei participar, flor *-*
    Jane é diva :)

    beijo grande :*

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja importante ler Jane Austen, por causa do gênero de suas histórias, e pelo modo único com o qual ela narra. Por ser um clássico, ela consegue 'transportar' o leitor há uma nova época, novos costumes, como se realmente estivéssemos lá. Isso é incrível!
    beijos. - Doce Diário

    ResponderExcluir
  6. Jane Austen é leitura obrigatória! Eu adoro os livros dela e, por serem clássicos, nós acabamos conhecendo outra época. (:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))

    Convido voce e suas leitoras a conhecer meu blog

    http://toobege.blogspot.com.br/

    Beijinhoooos ;**

    ResponderExcluir
  8. RealFiquei com vontade de ler agora! Não conhecia a escritora mas me interessei bastante pelo último livro... Parece uma boa diversão para as férias!

    www.porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aaaah, vi que você está lendo O Código da Vinci!! *--* Vale super a pena, me apaixonei pela forma como Dan Brown escreve! Devorei os livros dele! Ai, ai... Como eu queria ser aluna de Robert Langdon kk

    www.porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. AHHH, depois que vi o filme Amor e Inocência que conheci mais sobre a Jane e me interessei e muito por suas estórias <3 Até agora só li Orgulho e Preconceito, e com certeza foi um livro lindo que amei ter lido, quero ler mais obras dela ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muuito ler Orgulho e Preconceito. Minha amiga já tem o livro, uma edição que foi lançada há pouco tempo aqui no Brasil da obra, e eu como apaixonada por livros preciso ter esse clássico!
    Um beijo
    http://elasdisseram.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já li alguns livros dela e realmente é uma ótima escritora (apesar de que eu acho muito difícil encontrar os livros dela). Ótima dica!
    Abç

    http://anotacoesdeumlouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo elogio lá no blog! O livro é muito bom mesmo, achei melhor que o primeiro volume, e quem gosta de ação e fantasia vale a pena ler Os Legados De Lorien.
    Um beijo <3
    http://elasdisseram.com

    ResponderExcluir
  14. não conhecia a autora, os livros parecem ser bons. Gostei muito do seu blog, ótimo conteúdo e ótimo design, lindo! Seguindo. Beijos♥
    http://mundo-dosadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aiiii, cada vez que ouço ou vejo falar da jane Austen eu fico extremamente envergonhada, pois por incrivel que pareça nunca li nada dela >< E poxa, se eu sou uma bookaholic que se preza, deveria ter lido né??? O pior é que eu to com uma pilha enooorme de livros pra ler, entao nao faço nem ideia de qndo vou conseguir ler algo, espero que em breve (tipo no ano que vem hahah)

    Beijao
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!