Resenha - Garota Replay - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - Garota Replay

Resenha - Garota Replay

01/08/2012


Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito (Selo Jovem)
Onde Comprar: Saraiva, Americanas, Submarino
Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Thizi tem sua vida conturbada, quando o inevitável acontece: Seu namorado a traiu, seu melhor amigo tem a prova, mais acabou se tornando alvo da fúria do namorado dela. Nervoso com a situação Tadeu acaba não apenas agredindo Tito, como se acidentando, onde sua vida e a de Gabiru estão em risco!

Em meio a tantas tragédias, Thizi tem que enfrentar a distancia de Tito (que apos o ocorrido resolve dar um tempo na amizade), a traição de Tadeu, o risco de vida do Gabiru (que apesar de não serem amigos, Thizi torce para seu bem) e as fofocas envolvendo seu nome. Além disso, todos os dias ela se vê apenas da companhia de sua amada Nil, mas seus pais, infelizmente passam praticamente o ano todo fora, viajando, curtindo a sós, não que isso seja tão ruim, já que Thizi tem a liberdade que muitos sonham e uma boa mesada  para gastar como quer. Mas nada disso chega a ser tão confuso quanto encontrar uma cópia de si mesma, uma Replay cheia de atitude, linda e perfeita. O mundo de Thizi virou de cabeça para baixo e sem a companhia de Tito, fica dificil lidar com tantas situações!

***

Garota Replay de Tammy Luciano, tem como narradora a própria Thizi, que apesar de ser uma jovem com vinte anos, muitas vezes age como uma típica adolescente. O modo como ela encara tudo, é um pouco repetitivo e maçante, não vemos uma mulher madura e sim alguém insegura, principalmente com tudo que esta acontecendo, Thizi não tem coragem e ao encontrar sua Replay, acompanhamos uma personagem totalmente diferente! Iguais na aparência, mas completamente desigual no modo de ser, a Replay é tudo que Thizi gostaria de ser. 

Posso dizer, que o livro é bem leve, a escrita da Tammy é ótima, mas o enredo somente me prendeu mesmo a partir da página 113, exatamente no capítulo onze, que infelizmente já era reta final do livro. Somente nesse capítulo, me vi envolvida e intrigada com tudo que estava acontecendo, os segredos que iam se revelando, tudo que se diz respeito a Replay ia se encaixando e esse foi o ponto alto da obra, e mesmo o final sendo satisfatório, o modo como foi conduzido me surpreendeu, eu não imaginava e fui pega de surpresa! 

No entanto, como mencionei, as duvidas e modo da Thizi foram pouco chatas, ela se fazia as mesmas questões, eram as mesma situações que ela recordava e os poucos diálogos em certas partes, acabam muitas vezes deixando o brilho da obra fugir. As melhores cenas realmente são com Tito, que se mostra não apenas um amigo legal, mas um companheiro ideal, cheio de sentimentos, que faz de tudo pelo bem de Thizi. 

Um livro morno, que apesar de ter alguns pontos negativos, não desmerecem a obra, que tem ótimas reviravoltas e com suas 144, mostra que possui uma mensagem muito bonita! Recomendado para aqueles que buscam um romance tranquilo.

" Saímos do restaurante rindo. Estávamos leves, como se o mundo inteiro sorrisse com a gente. Pequenas imagens de anos da nossa amizade voavam pelo ar, enquanto eu achava graça da narrativa do amigo, sobre sua primeira vez tentando dirigir, quando quase atropelou o instrutor de direção quatro vezes! Quatro vezes!
Ríamos com ele contando da decepção por começar dirigindo tão mal. Passos calmos, mãos dadas, atravessamos a rua, nenhum carro por perto e, de repente, congelamos. Tadeu estava parado na nossa frente com o pior olhar que vi na minha vida. " - Garota Replay pág 113


Avaliação:


11 comentários:

  1. Oi Sammy!

    Adorei sua resenha. Gostei de como você selecionou os pontos positivos e negativos. :)
    Fiquei mais animadinha para ler este livro!
    E realmente, a Tammy escreve muito bem.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Achei o livro um pouco fraquinho... foi o primeiro que li da autora e confesso que me decepcionei um pouco...


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Já li bastantes resenhas desse livro e tou curiosa pra ler!
    --------------------------------------------------Eu agora tenho um novo blog sobre resenhas de livros. Pode ser que goste ^^
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Também achei este um livro morno, até pouco mais da metado eu não estava gostando muito, mas lá no final ele me surpreendeu e eu até simpatizei com a trama, hehe.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sammy :)
    Eu li mais resenhas citando pontos negativos do que positivos deste livro :(

    Sammy,você faz parcerias com blogs?
    Uma outra pergunta: você gosta de animes? :p

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy,
    Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas sou bem curiosa em relação a ele. Já li outras resenhas dizendo que ele não é muito bom, mas tenho que ler para tirar as minhas próprias conclusões.
    Beijos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem interessante! Nunca li nada dessa autora. A sua resenha está ótima :)
    Beijos!

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. se não me engano ja tinha visto a resenha desse livro em outro blog, mas não tinha parado pra ler.
    A história não prendeu muito minha atenção.. curto mais livro do tipo da que a Thalita Rebouças escreve, mas estou sempre aberta a novos temas :}
    adorei aqui, seu blog é bem caprichado e os posts são bem legais *u*
    seguindo!

    Te convido a conhecer o meu também:
    http://blogportalteen.blogspot.com
    Big Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sammy, assim como sua resenha li várias outras que tb acharam o livro morno, eu nunca tive interesse de ler o livro prefiro gastar meu precioso tempo de leitura com livros mais prazerosos de ler.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu lay. Eu não sei fazer, tento juntar código pra lá, código pra cá, e nunca fica assim. É bem assim, que nem o seu que eu gosto.

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muita vontade de ler esse livro porque já li muitas resenhas que falam basicamente o que você falou, a história só fica um pouco mais interessante no final. Odeio quando isso acontece heheh
    Provavelmente só lerei se surgir a oportunidade mesmo e não seria tão cedo :/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!