Resenha - A Casa das Orquídeas - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - A Casa das Orquídeas

Resenha - A Casa das Orquídeas

22/12/2012



Título: A Casa das Orquídeas
Autora: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Onde Comprar: (www)
Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.

A pianista Julia Forrester leva consigo a marca de uma tragédia, algo que a assombra e entristece dia após dia. Convicta em se torturar com as lembranças, Julia passa a viver em uma casa fria e deprimente na Inglaterra. Quando sua irmã Alice vem lhe visitar e insiste em fazê-la sair de sua bolha de amargura, ambas partem até Wharton Park, um local de recordações felizes, de um tempo longínquo, ao lado das orquídeas do avô Bill. Ao chegar ao santuário de suas mais belas lembranças de infancia, Julia descobre que Wharton Park esta para ser vendida e algumas partes desse local que tanto a encantou, agora se encontra em ruínas, o que é triste. Mas por entre as linda flores que ainda restam de Wharton Park, se esconde um profundo segredo que mudará totalmente a vida de Julia e de muitas pessoas ligadas a ela...

“ Toda casa tem seus segredos e todo amor, seu preço”

***

Desde que li a respeito de A Casa das Orquídeas, senti enorme apresso em tê-lo em minhas mãos, em ler esse livro que conquistou milhares de leitores ao redor do mundo. Quando a Thais, do blog Amiga da Leitora, abriu as inscrições para o Book Tour, imediatamente preenchi o formulário para ter a chance de ler a obra da Lucinda Riley. Assim que o livro chegou, fiquei surpresa pela grossura de suas páginas, e aquele medo de não conseguir ler 560 páginas me assombrou, principalmente, por que eu ainda tinha que concluir outra leitura, para poder mergulhar profundamente em A Casa das Orquídeas. Eu queria iniciar a leitura limpa, sem estar conectada a nenhuma outra estória, para que as palavras de Lucinda me guiassem em o seu romance.

Em apenas um dia, cinqüenta páginas já tinham passado, era pouco talvez, mas não suportaria abandar esse livro, principalmente depois de conhecer cada detalhe, se tivesse desistido, jamais seria tocada por uma estória tão brilhante. A autora conseguiu fazer um feito, que pode ser difícil se não souber como moldar, ela trouxe ao leitor, duas estória que se completam, passado e presente, que juntos formam a peça que desvenda o segredo de Wharton Park. É preciso voltar ao passado para compreender o presente, para seguir em frente e aprender com os erros. Juntando dois tipos de narração, a primeira e terceira pessoa, Lucinda Riley, conduziu uma trama gostosa de ler, com reviravoltas, dramas e amores, com uma tensão de tirar o fôlego em suas páginas finais, onde traz uma lição bela ao leitor.

A descrição dos lugares e sentimentos dos personagens faz com o que o leitor se sinta olhando diretamente para os acontecimentos, como se estivesse ali, lado a lado, vivenciando tudo. Quando cada segredo é revelado, e as peças do quebra – cabeça são juntadas, concluímos a leitura com satisfação, onde o ótimo final, dá aquela sensação boa e sorriso no rosto. O romance bem equilibrado e fatos sobre a Segunda Guerra Mundial promovem uma leitura que flui rápido, capítulo a capítulo.

Vale re-saltar, que a capa mostra o presente e atrás o passado, que casou perfeitamente com a estória de Lucinda. Leitura recomendada para os amantes do bom romance com os ares da doce Inglaterra, do glamour da França, e o esplendor da Tailândia!

Avaliação:


7 comentários:

  1. Oi Sammy! Gosto quando a narrativa detalha bem os locais e personagens, pois permite viver o livro. Não sabia sobre o detalhe da capa, muito criativo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sammy, também terminei a leitura desse livro e amei d++++.
    Realmente é um livro grosso e pode assustar, ainda mais se pensamos: e se eu não gostar? Mas a verdade é que é um livro encantador e instigante que acabamos ficando completamente envolvidos e querendo conhecer mais. Assim como em vc, o livro também me causou uma boa sensação!


    Beijinhos e boas festas!

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela Lucinda! Principalmente porque pude conhecê-la e conversar com ela na Bienal de São Paulo. Esse livro é arrebatador, bem escrito e como você disse, recheado de detalhes.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com


    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pela Lucinda! Principalmente porque pude conhecê-la e conversar com ela na Bienal de São Paulo. Esse livro é arrebatador, bem escrito e como você disse, recheado de detalhes.

    Um beijão,Pronome Interrogativo.www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que lindo Sammy!
    Eu sempre via rumores sobre esse livro mas não sabia do que se tratava, adoro bons romances, leituras gostosas e ainda com um ar da inglaterra.
    Bela resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy, que bom que gostou da leitura tbm!! Este livro tem um pouquinho de tudo o que eu gosto de ler!! Obrigado por participar do Booktour, espero que vc se inscreva para outros lá no blog novamente!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Sammy,

    Gostei bastante da resenha.
    Estou te seguindo e espero sua visita.
    http://vergostarler.blogspot.com.br/
    Bjos
    Lu

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!