Resenha - Uma Questão de Confiança - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - Uma Questão de Confiança

Resenha - Uma Questão de Confiança

08/03/2013


Título: Uma Questão de Confiança
Autora: Louise Millar
Editora: Novo Conceito
Skoob: (www)
Onde Comprar: (www)
Sinopse: Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro. O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.

Tentando dar a sua filha Rae uma vida normal como qualquer criança, Callie não vê mal em deixar Rae com os colegas nas atividades extras da escola, para poder novamente voltar a trabalhar.  Mas a preocupação com sua filha têm que ser constante, Rae já enfrentou muitos desafios apesar de sua pouca idade e estar cercada por vizinhos hostis, faz com que Callie não saiba em quem pode confiar. Há apenas sua amiga Suzy, que há dois anos tem sido a única lhe estender a mão, a se mostrar gentil e carinhosa. No entanto essa bela amizade, se mostra difícil com o passar do tempo e Callie não compreende como lidar com Suzy, há algo que precisa ser dito, mas lhe falta coragem...

Em meio a uma vizinhança cheia de segredos, Callie ainda precisa proteger sua doce Rae da estranha Debs, mulher misteriosa, aparentemente parece ter sérios problemas emocionais e que coincidentemente esta envolvida entre ela e Suzy.

Seria realmente Debs uma ameaça? Quais os motivos que levam as pessoas a hostilizarem Callie e sua filha? Suzy realmente é sua amiga? Desses dois anos de convivência, Callie nunca sentiu o apego da amizade, parecia mais uma carência desprovida da intolerância dos demais vizinhos, que se afastavam cada vez mais das duas.

Até que ponto se pode confiar?

***

Uma Questão de Confiança é um suspense bem estruturado, com pegadas ótimas e segredos surpreendentes, que apenas nas páginas finais vão se revelando mostrando que o leitor pode se enganar com os personagens de Louise Millar. Possuindo dois tipos de narrativa e três personagens centrais que giram em torno do livro, temos capítulos narrado em primeira pessoa por Callie e em terceira pessoa, mostrando os fatos em torno de Suzy e Debs. Cada capítulo surge para moldar ao outro, dando pistas ou intercalando os mistérios em volta do livro. No entanto, devo re-saltar que até a metade, Uma Questão de Confiança é bem arrastado e chega até ser meio maçante essa divisão de capítulos. Apenas da metade para o final fui me apegando ao livro e não consegui desgrudar até terminá-lo.

Mas sinceramente, eu esperava algo a mais. Houve um bom suspense e somos fisgados pelas palavras da autora, que se mostra envolvente e cativante. Só que faltou certa “maldade” em relação aos fatos que se sucederam e o final deixou muito a desejar, como se estivesse faltando alguma coisa a ser dita. A meu ver houve pouco desenvolvimento nesses momentos, foi tudo muito morno e abatido, ficando por isso mesmo.

Quantos aos personagens, fica pouco complicado falar algo deles sem soltar algum spoiler, pois cada um tem sua parcela sobre os segredos do livro. Em relação ao trabalho editorial, diagramação e revisão, todos eles foram ótimos. Pouquíssimos erros foram encontrados, um designer simples, mas bonito, tipografia em bom tamanho, tudo para o leitor passar boas horas envolvido com a trama de Louise Millar. Recomendo para aqueles que procuram um suspense brando, narrando os acontecimentos que podem suceder até mesmo em nossas vidas.

Avaliação:


Comentou nesta postagem? Então não deixe de ir até o formulário do Top Comentarista - Março 2013 para concorrer ao livro A Caçada! 

35 comentários:

  1. A capa olhando, da a impressão de um livro bom e cheio de drama sabe.. a historia parece ser boa, sua resenha ficou ótima! *-*
    mas não é um livro que vai me prender, nem que eu vou correndo comprar! rs
    vai para o finzinho da minha lista de leitura! (:

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse livro, mas até agora vi poucas resenhas dele. Essa deu uma boa ideia do livro, foi bem completa e deu pra entender mais a fundo. Espero poder ler, faz parte dos desejados!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sammysam,
    Gosto de livros de suspense então acho que eu vou gostar do livro. Achei a capa bem bonita.
    bjs

    Entre Páginas e Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Acho tão chato quando o livro fica faltando aquele "algo". Dá uma sensação de vazio. Não tenho vontade de ler esse livro, mas se fosse pra ler, leria só por causa da mudança de narrativa, ultimamente tenho gostado de ler livros assim.

    ResponderExcluir
  5. poxa pena que nao teve uma pegada mais forte nesse livro
    espero pelo menos gostar um pouco da leitura sabe xp

    ResponderExcluir
  6. Ah que pena que não é tão bom! Pensava que era mais interessante, fico meio chateada quando fica essa sensação de que falta algo.
    Mesmo assim gosto de histórias de suspense, então vamos ver...

    Visita?
    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu to animada pra esse livro, mesmo você falando que tem algumas partes monótonos. Não gosto quando vários personagens narram o livro porque eu acho que fica confuso, não sei. Vai ser uma das minhas próximas leituras.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa, confesso que o livro não me agradou muito, até gosto de suspenses, mas é que não desceu. Os personagens, a narrativa, enfim!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sammmm! Eu também não estou confiante para ler esse livro, estou com ele na estante, mas vejo que vou deixar ele lá ''mofando'', a que pena que não foi uma leitura tão boa assim, pela capa parece ser um bom livro!


    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, visita lá, te espero..!

    fanpage » twitter » músicas, filmes, livros, resenhas, sorteios e muito mais!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei um pouco receosa em relação a escrita da autora...

    ResponderExcluir
  11. Oi Sammy!

    Eu ainda não li o livro,mas tenho certeza que ele irá mexer com meus nervos e sentimentos.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sammy,
    Eu ja tinha lido algumas resenhas que disseram que o livro era muito bom, agora depois da sua fiqui com o pé atrás, mas ainda assim quero ler.
    Que ruim q o livro so começa a engrenar lá pela metade.
    Gostei da tua resenha.
    beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da NC, mas acho que o bom trabalho deles nos livros já se nota rapidamente. Digo, essa capa, apesar de simples, já chama a atenção, e mesmo que você tenha apontado alguns "contras" pequenos na trama, acho que ainda assim vale a pena dar uma conferida se tiver a chance, né? :) Mas, enfim, ótima resenha!
    Bjos...

    ♥ SammySacional ♥
    ♥ Dando Uma de Escritora ♥

    ResponderExcluir
  14. É muito chato quando um livro deixa essa sensação de que faltou alguma coisa!! =S

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ótima leitura, parabéns.
    É chato quando falta algo no livro, mais mesmo esse será uma das minhas proximas leituras.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já li outras resenhas e foram mais "positivas" em relação ao livro... Pretendo lê-lo, pois gosto de suspenses, :)

    ResponderExcluir
  17. A história deve ser muito boa. O que mais me chamou atenção foi o título do livro e em seguida a resenha que é muito boa. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. O título me chamou muito a atenção, parece algum juvenil, mas quando você vai ver é algo mais... adulto, eu acho, cheio de drama.

    Creio que se fosse ler esse livro iria chorar (qualquer coisa me emociona). Também amei a capa, e a resenha está ótima.

    Beijinhos, Alícia.
    www.ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que legal, amo esses temas de não saber em quem confiar e mistérios, gostei muito da resenha, parabéns, e até mesmo a capa do livro me chamou a atenção.E gostei do textopor não ter spoilers que atrapalhariam minha leitura (:

    ResponderExcluir
  20. Adoro um suspense, especialmente assim, numa cidade cheia de histórias da vizinhança e coisas escondidas, segredos não revelados... quero me envolver nessa história, bom saber que o suspense agrade. Preciso ler e avaliar se, como vc percebeu, faltou algo mais pra dar força à história.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito desse tipo de trama, porem, historias arrastadas me enchem e tedio,e acabo não conseguindo apreciar a leitura, mesmo que depois a coisa se desenrole. Se tiver a oportunidade até pretendo ler, mas somente se não tiver outro livro a vista. Bjksss

    ResponderExcluir
  22. Quero ler esse livro sim apesar da história ser arrastada, gosto desse tipo de trama, li outras resenhas e são possitivas então é assim mesmo cada um pensa diferente em relação a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Ele parece ser um livro que envolve um pouco de suspense...
    Só que fiquei meio preocupada com você dizer que no inicio ele é meio monótomo, já que é difícil de ler um livro no qual o começo não te chama atenção...
    Eu gosto de ter a visão de vários personagens, poque ai eu posso ver o ponto de vista de cada um e de uma maneira diferente...
    Parabéns pela resenha e beijos...

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me deixou super curiosa, desde a capa ao enredo que há nele. Confesso que me surpreendi com a tua opinião, já que eu esperava mais dele. Mesmo assim, quero ler!

    ResponderExcluir
  25. A princípio achei que fosse uma história mais pesada, mas acho que é até bom que seja mais "branda", como você disse.
    Gosto de suspense e eventos inesperados. Acho que vou apreciar a leitura, é bem do tipo que adoro ler!
    Super curiosa desde o lançamento.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Suspense bem estruturado já foi o suficiente p/ me deixar curiosa para ler, td bem que sou bem curiosa com td rs!

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  27. O perfil do livro não é meu estilo de historia favorito, mas realmente as questões que o livro levanta são muito boas; Até que ponto confiar em alguém; ninguém é 100% bom ou rui, por isso quero ler.

    @Patimcastro

    ResponderExcluir
  28. Otimo livro,a capa é linda li o enredo e achei interessante

    ResponderExcluir
  29. A capa e sinopse me deixaram curiosa para ler o livro, mas confesso que fiquei um pouco frustrada com sua resenha eu esperava bem mais. Amei sua resenha, muito bem feita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Gosto de leitura assim, onde se tem o suspense, vários personagens, etc .
    Mas achei a sua resenha meio frustante, por isso quero ler e ter a minha própria opinião .
    Por isso participando do Sorteio .

    ResponderExcluir
  31. Suspense...
    Não é todo autor que acerta a mão e parece que não foi o caso desse livro.
    Uma pena pois a premissa é boa.
    Ainda assim quero ler pois a curiosidade sempre vence, rss

    Bjuss!!

    ResponderExcluir
  32. Tenho visto muitas resenhas sobre esse livro e até um bom conceito dos leitores, porém não o tinha associado ainda ao gênero suspense, sempre atribuí um caráter de drama...
    Me parece uma boa história e, de cara, já deixa qualquer leitor intrigado, pois todos os personagens guardam um segredo.

    Parabéns pela resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Me interesso por livros desse tipo de suspense. Aqueles que você precisa ler até o final, para enfim descobrir todo o mistério. Mas não vou ler esperando muita coisa não, não quero me decepcionar.

    Mas o enredo é legal e inicialmente intrigante. Bela resenha =)

    abraços

    ResponderExcluir
  34. Gosto de livros com boa pitada de suspense. E mesmo com as três estrelas dadas por você, eu ainda tenho bastante interesse de ler. A curiosidade é demais para conhecer a história presente nas páginas desse livro.

    ResponderExcluir
  35. A capa me chamou pouco a atenção, mesmo achando fofa. Em compensação sua resenha me deixou intrigada. Pensava que a história fosse totalmente diferente, algo como um drama familiar ou até alguma com doença que nos serviria de lição de vida mas, parece ser uma história bem misteriosa e adorei o fato de que as aparências enganam e que podemos nos surpreendem com o verdadeiro ''eu'' dos personagens. Adoro tomar um sustos assim no meio da história.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!