Resenha - A Bailarina Fantasma - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - A Bailarina Fantasma

Resenha - A Bailarina Fantasma

11/05/2013



Título: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli 
Editora: Biruta
Onde Comprar: (www)
Skoob: (www)
Sinopse: O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.
Anabela e seu pai Marcelo moram na casa mais antiga da cidade, a Travessa do Anjo, eles vivem uma vida modesta sem precisar das modernidades atuais, o que causa certa curiosidade em algumas pessoas. Marcelo gosta das coisas mais antigas, tem a fama de viver no passado e é apaixonado por sua profissão: a arquitetura. Quando recebe a noticia de que vai fazer parte da equipe de restauração do Theatro José de Alencar e que ainda vai poder levar a filha junto, ambos se alegram com ótima noticia.

Anabela sempre admirou o Theatro José de Alencar e ao ir com pai em uma apresentação para inaugurar a restauração, ela contempla como se fosse à primeira vez a ver cada detalhe do teatro, deslumbrado a beleza desse local histórico. Com o espetáculo Giselle mostrando os mais belos passos do balé, Anabela não deixa de notar uma bailarina diferente das demais, com sua roupa toda de azul e flutuando a cada rodopio, ela se destacava linda como um anjo. Mas quando a misteriosa bailarina vem ao encontro de Anabela no meio da apresentação, a menina se assusta, principalmente quando ouve a bailarina lhe pergunta se ele realmente a via.

Com medo do que presenciou no Theatro José de Alencar, Anabela sente receio ao voltar, no entanto, ela não quer tirar a felicidade do pai e decide correr o risco de encontrar novamente a bailarina. Para ajudar sua amiga, Luciana decide investigar, seu senso de repórter fala mais alto, e ao entrevistar os funcionários do teatro, maior é sua certeza de que Anabela estava certa. Um fantasma que assombra o Theatro José de Alencar e que estranhamente insiste para que Anabela volte, há algo que é preciso ser dito...

***

É impressionante como alguns livros conseguem despertar tamanha emoção ao leitor, que com suas páginas revelam a mais doce e bela estória, capaz de trazer lágrimas quando finalmente chegamos ao fim. A Bailarina Fantasma é um livro assim, me comoveu de uma maneira única, me senti muito envolvida com a estória criada pela autora Socorro Acioli. A narrativa da autora é leve, gostosa e simples, rapidamente somos absorvidos pela trama e personagens. Um livro com romance, drama e mistério, repleto de uma doçura contagiante. Impossível não se encantar com os personagem que Socorro criou, a autora moldou cada detalhe do livro com carinho e carregado de sentimentos, em menos de um dia eu já tinha terminado a leitura e as lágrimas rolando com aquele final digno de aplauso!

O palco do livro é o encantador Theatro José de Alencar, localizado ma cidade de Fortaleza, no Ceará, a qual a autora pesquisou e com a ajuda de funcionários e ex-funcionários, leva seu leitor a visualizar cada detalhe desse esplêndido local histórico e com as belas ilustrações que compõem o livro, mergulhamos de corpo e alma na estória de A Bailarina Fantasma. Eu me emocionei tanto com este livro, que não pude conter meu choro, que se estender ao ler as últimas linhas, pela primeira vez não consegui segurar as lágrimas, foi simplesmente lindo tudo que li e vivi junto com os personagens de Socorro. Sem a menor dúvida, A Bailarina fantasma merece a nota máxima e já se encontra na minha lista de livros favoritos! Recomendo a todos os leitores, para que venham se deliciar com um ótimo livro nacional!

Quanto ao trabalho editorial, a Editora Biruta tem a minha admiração! A diagramação de A Bailarina Fantasma é linda, cheia tons em roxo, preto e branco. O livro possui uma textura delicada e ilustrações do Theatro José de Alencar, além de uma ótima revisão, não encontrei um erro que atrapalhasse durante minha leitura. Só tenho a agradecer e parabenizar a editora pelo trabalho!

Avaliação:







***

Esta postagem conta pontos para o Top Comentaristas - Maio 2013. Se você esta participando, não deixe de comentar para validar seus pontos e concorrer ao livro Parperboy.

19 comentários:

  1. Gostei dessa sinopse dele, mas confesso que não sei se leria. Parece bom, só que não me chamou tanta atenção pra ler =/

    ResponderExcluir
  2. Amei a estória ... preciso lê-lo já!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, parece ser bom o livro, quem saber não leio algum dia.

    ResponderExcluir
  4. A capa já me agradou bastante, amei essa combinação, mas ao ler a sinopse senti que vou me apaixonar pela história. Gosto de romances assim e minha curiosidade só se aumentou. :)
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  5. Pela sua resenha, o livro parece cativante.

    Aproveito para deixar o convite do lançamento do meu romance sobrenatural Paredes Vivas.

    Sumi por uns tempos, pois estava debruçada sobre ele. E agora, enfim, concluí e publiquei, cuidando pessoalmente de tudo.

    Mais detalhes, em meu blog.

    beijos/

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ótimo, tipo, tua resenha me instigou a querer ler não posso negar. =DDDDD
    Não conhecia o livro, mas vou dar uma olhada e colocar como desejado no skoob :}

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  7. Ainda estou com o pé atrás com esse livro. A narrativa, os personagens parecem ser ótimos, tornando o livro adorável. Mas, eu ainda não sei se leria. Quem sabe um dia eu der a oportunidade ao livro. Fora isso, a capa é linda, gostei dessa mistura de preto, roxo e branco. Ficou muito belo.

    ResponderExcluir
  8. Uau Sammy, que resenha perfeita!
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e adorei! Não tinha pensado em ler, mas agora super me motivou.
    A história parece ser bem bonita e sensível. Acho que vou adorar! Sem contar que é uma história diferente né? Fico me imaginando vendo um fantasma. rs Acho que sairia doida gritando! rs
    Beijos e parabéns!
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece mesmo um bom livro, fui julgando pela capa e pensei até que ele era ruim, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Gostei *-*

    É tão bom e ao mesmo tempo tão ruim quando a gente chega ao fim de um livro bom ne? Da aquela tristeza e felicidade, dificil explicar. Só leitor sabe

    ResponderExcluir
  10. A sinopse e sua resenha fizeram-me ansiar para ler o livro, mas a capa não me agradou muito, e eu sou viciado em capas lindas , mas como nunca se deve julgar um livro pela capa, quem sabe eu nao dou uma chance pra leitura ;D

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e adorei sua resenha, se eu tiver uma oportunidade para lê-lo, farei isso ;)

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  12. O livro te ganhou mesmo heim!
    Fiquei curiosa para conhecer essa trama tão emocionante, :)

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas a sua animação me contagiou com a resenha.
    Também nunca li nada da editora. Fiquei curiosa com o trabalho editorial deles, parece realmente bom.

    ResponderExcluir
  14. awn esse livro deve ser mt lindo. estou empolgada pra ler ele um dia
    nao é a primeira resenha positiva que eu leio acerca desse livro viu

    ResponderExcluir
  15. Legal, um livro diferente com uma proposta similar a um que já li. Adorei sua resenha, e agora fiquei mais que curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia esse livro, mas depois que vi aqui, fique apaixonada pela capa.
    A tua resenha deixou-me empolgada e se eu tiver a oportunidade certamente irei ler.
    A narrativa parece ótima e os personagens também.
    Beijos,
    Katielle.

    ResponderExcluir
  17. Adoro essas histórias de fantasmas. O livro não me chamou a atenção por causa da capa, mas adorei a resenha e a sinopse, quero ler já! Que bom que você gostou, eu espero ler e gostar também.

    ResponderExcluir
  18. Uau, já entrou pros seus favoritos...
    Eu ainda não tinha ouvido falar nada sobre o livro e nem sobre a autora, mas confesso que fiquei super curiosa pra conhecer a história... história sobrenatural e ainda escrita por uma autora nacional.... merece ser valorizado, com certeza.
    O que me deixou ainda mais interessada foi o seu relato da riqueza de detalhes com que ela fala do teatro, acho que é uma ótima oportunidade pra conhecer um pouquinho de mais um lugar desse nosso lindo e imenso Brasil.

    Bjok

    ResponderExcluir
  19. Eu já li uma outra resenha desse livro e me apaixonai por ele, pois parece ser um livro incrível, e eu tenho muita vontade de ler, a capa na minha opinião é muito linda.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!