Resenha - O Cavaleiro e o Samurai - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - O Cavaleiro e o Samurai

Resenha - O Cavaleiro e o Samurai

11/07/2013


Título: O Cavaleiro e o Samurai
Autor: Orlando Paes Filho
Editora: Ediouro (Selo Prestígio Editorial)
Sinopse: A saga percorre 12 séculos (desde a Idade Média até as Cruzadas do século XXI), compondo uma aventura para jovens e adultos, com ilustrações coloridas, mapas e ícones que retratam o período. Em "O Cavaleiro e o Samurai", Kubai Khan, neto de Gêngis Khan, está ampliando seus territórios pela Ásia. O próximo ataque dos mongóis será o império do Japão. Se o Japão cair, os mongóis terão dominado a Ásia por completo.

Seduzido a conhecer a fundo a história de seu ancestral, o jovem guerreiro parte para uma leitura épica, cercada de confrontos e lições de aprendizagem. As crônicas de Argyll MacLachlan apresentam ao jovem um momento distante, mas cercado de uma vivacidade sem igual. Com os relatos de seu ancestral, ele conhecerá sua essência, o significado de lealdade e amizade. Perceberá que um verdadeiro líder não se faz pelo poder de sua espada e sim por seu caráter.

Disposto a cumprir a difícil missão de levar uma mensagem até o Japão, Argyll MacLachlan, não medirá esforços para combater a injustiça. Tendo feito amizade com um grande comandante samurai, Argyll lutará com afinco ao lado do amigo, ajudando o império japonês na luta contra os mongóis.

***

Há muito tempo este livro esteve em minha estante, somente esperando para que eu o lesse, mas acabei sempre adiando e adiando. Foram cinco anos de espera, para falar a verdade e hoje me pergunto por que demorei tanto para ler o primeiro livro da saga Angus! Fui uma tola ao deixar esse livro na estante! Nunca pensei que eu fosse de fato gostar do livro e talvez tenha sido essa minha recusa de lê-lo, mas decidi que era hora de mudar essa situação e para minha surpresa, O Cavaleiro e o Samurai se mostrou uma leitura épica! Cheia de ação, aprendizagem, riqueza nos detalhes, personagens marcantes e cenas impressionantes!

Orlando Paes Filho possui uma escrita leve, fácil e descritiva na medida certa. Fui facilmente envolvida por suas palavras e me vi adentrando em sua história, complexa, mais ao mesmo tempo simples. O Cavaleiro e o Samurai é narrado em primeira pessoa, mas não por Argyll MacLachlan, o astro principal desse primeiro livro, e sim por seu descendente, que apenas no final do livro revela seu verdadeiro nome, o que me deixou ainda mais surpresa! A leitura é apresentada por esse descendente de Argyll, que nos narra a narrativa que Argyll escreveu. Confuso? Parece mesmo, mas no momento que os capítulos avançam, fica impossível não se envolver com essa narrativa, que apesar de ter apenas 162 de história se revela um marco impressionante, mostrando os valores de amizade, respeito e a crueldade das guerras. As demais 30 páginas (o livro todo são 192 páginas) são cercadas de curiosidades, informações e ilustrações. Na verdade, toda a obra é cheia de uma diagramação linda, com ornamentos nas páginas, imagens dos personagens e cenas importantes, a textura das páginas também é bem diferente do papel que normalmente é usado nos livros. Sem dúvidas, o cuidado com esse desenvolvimento, foi bem articulado e a editora está de parabéns, pois além da linda diagramação, o livro não possui um erro de revisão, o que tornou a leitura ainda mais estimulante.

No entanto, senti que o livro ficou preso na visão do decente de Argyll MacLachlan, pois era a sua visão que ele nos apresentava, a sua interpretação. Creio que a história seria ainda melhor se fosse contada pelo próprio Argyll, mas admiro a escolha do autor, pois o livro ficou muito bem escrito, que transmite uma magia sem igual. Para quem é amante de fantasia, principalmente com o contexto medial, com certeza vai apreciar e muito a leitura de O Cavaleiro e o Samurai. Espero ansiosamente para ler o segundo livro e conhecer os demais livros da Saga Angus, para minha sorte, já tenho em minha estante Sangue de Gelo (segundo livro), que apenas aguarda pacientemente sua vez.

Avaliação:

11 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro até agora mas a história me pareceu bastante interessante! Estou extremamente curiosa pra saber quem é o descendente hahaha
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve!

    viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui uma surpresa descobrir o nome do descente, pensei que o livro fosse terminar sem ter respondido essa questão e gostei da surpresa. Beijos.

      Excluir
  2. Essa história me parece ótima e sem dúvida instigante. Espero poder lê-la dentro em breve.....

    ResponderExcluir
  3. À propósito, você sabe quantos são os livros da série???? No skoob existem apenas o primeiro e o segundo volume...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Ana, na página do autor no Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/livros/3337. São ao todo 14 livros, mas parece que a série ainda não terminou, no Wikipédia tem os demais livros também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Angus_(s%C3%A9rie_de_livros). Beijos.

      Excluir
  4. ah cara fiquei mega interessada nesse livro
    parece ser bem o meu estilo
    acho que se for ler vou adorar a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um ótimo livro Alice, realmente acho que você vai gostar, é uma leitura muito legal, com boas pegadas e o melhor, bem medieval. Beijos.

      Excluir
  5. Parece ser bem interessante. Uma vez deixei um livro guardado na estante por muito tempo e fiquei frustado porque guardei ele muito tempo, mas talvez se tivesse lido quando comprei não teria gostado ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marina! Pode ser que na época que eu comprei, se fosse ler, não teria gostado, rsrs. Beijos.

      Excluir
  6. Esse livro parece ser mto bacana!! 5 anos esperando, maldade hein! eu eu aki com alguns na fila a 5 meses achando o cumulo hahaah.
    Quando olhei a capa e o titulo o livro nao me chamou a atençao mas agora conhecendo todo o enredo eu gostei, principalmente quando vi que ele da valor ás amizades, respeito gosto de livros que trazem uma mensagem positiva ao leitor.

    bjn!!

    Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, demorei muito para lê-lo, mas valeu a pena a espera, gostei muito desse livro. Para quem gosta de fantasia e histórias medievais, vai adorar! Beijos.

      Excluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!