Resenha - Simplesmente Ana - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - Simplesmente Ana

Resenha - Simplesmente Ana

10/07/2013


Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

De pessoa comum a princesa, Ana tem sua vida mudada de cabeça para baixo. Quando é encontrada pelo pai por intermédio de uma rede social, Ana não imaginava que aquela situação estava de fato ocorrendo com sigo. A uma simples estudante de faculdade, Ana passa a ser da realeza. Seu pai, rei de um país no continente europeu, estava bem a sua frente, pedindo para que ela fosse conhecer suas raízes na Krósvia. Com dúvidas e medo, Ana parte do Brasil, disposta a dar uma chance nessa virada surreal que aconteceu.

Deslumbrada com todo o clima mágico da Krósvia, a jovem brasileira viverá uma realidade totalmente diferente a que esta costumada, e ao encontrar Alexander, enteado de seu pai, as faíscas pairam no ar. De um modo estranho, Alex mexe com Ana, ele é um perfeito príncipe em certos momentos e detestável em outros, mas a atração entre ambos é inevitável!

***

Uma princesa brasileira! Essa é primeira característica que me vem em mente ao escrever essa resenha. Uma história fofa, romântica e com ritmo brasileiro. No primeiro contato com Simplesmente Ana, não pude deixar de recordar O Diário da Princesa de Meg Cabot, afinal, ambos segue a mesma linha: A princesa que foi encontra após um tempo por um ente familiar da nobreza. No entanto, Simplesmente Ana, é uma história diferente, com seu próprio encanto. Marina Carvalho criou um enredo simples, de fácil compreensão e linguagem rápida. Não há reviravoltas, segredos obscuros ou vilões cruéis, dispostos a tudo para destruir a princesa brasileira. Na verdade, a história é bem pomposa e cheia de clichês românticos.

Por mais que eu tenha gostado de Simplesmente Ana, não posso deixar de comentar alguns fatos que realmente não me agradaram durante a leitura, que consequentemente é a respeito do casal principal. Infelizmente, não senti simpatia pelo romance vivido por Ana e Alex, achei a relação forçada e mais parecida com uma paixão desenfreada, somente ligada ao físico de ambos os personagens. Não vi um amor que se ressalta pelas páginas, que nos faz suspirar e torcer do início ao fim para que tudo decerto. Na verdade, as cenas de Ana e Alex foram sem empolgação, pois não acreditei no amor que tanto foi frisado pela personagem principal. O que realmente deu uma leveza ao enredo foram às cenas com as meninas órfãs que Ana decidiu ajudar, os encontros com a família e amigos brasileiros, além das aparições dos criados do castelo. 

O meu maior dissabor foi realmente por parte do casal. Ana, que apesar de ter 20 anos e nos tentar convencer que é uma mulher adulta cheia de atitudes, apenas se revelou uma personagem mimada e cheia de infantilidades, não combinando com a intenção que ela realmente queria passar para o leitor. Alex apesar de ser tão glorificado, também não me convenceu, em muitas vezes me perguntei se realmente ele não era uma fantasia de Ana, pois ele era tão surreal e sem personalidade, que eu não consegui de fato acreditar nesse personagem.

Mas, mesmo com esses pontos negativos, Simplesmente Ana foi uma leitura adorável, as descrições do ambiente foram benfeitas e pude visualizar bem o cenário da Krósvia e sua magia. Os personagens secundários, além de simpáticos e bem-humorados, foram bem articulados e construídos. A interação entre as duas culturas foi ótima, gostei desse detalhe que autora deu no livro. Acredito que se eu fosse mais nova, com certeza teria amado Simplesmente Ana, que traz em sua bagagem um verdadeiro conto de fada, cheio de romance e bondade. 

Avaliação:


33 comentários:

  1. Oi Sammy, tudo bem?
    Eu iria começar a ler Simplesmente Ana amanhã, mas acho que vou esperar um pouco. Fiquei com o pé atrás depois da tua resenha, pois as que eu tinha lido antes só falaram maravilhas do livro. Eu sei que preciso ler para tirar a minhas própias conclusões, mas perdeu um pouco do encanto.
    Gostei da tua resenha sincera.
    Beijos.
    Katielle
    http://www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katielle! Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha! Eu também li muitas resenhas positivas, e eu esperava gostar mais do livro, no entanto, a leitura foi normal, nada de emocionante ou cheio de surpresas, fora que não curtir a Ana e o Alex... Beijos.

      Excluir
  2. Oie!

    De início este livro não tinha chamado minha atenção, mas a temática dele é bem o tipo de livro que eu gosto.
    Acho que pra vc não funcionou né, mas ainda pretendo ler.

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Nessa, para mim não funcionou, pois acho que esse estilo já não faz mais meu gênero, mas acho que muitos leitores vão gostar :). Beijos.

      Excluir
  3. Tive a mesma sensação que você quando li este livro. Não sei mais a Ana não me convenceu, esperava mais dela. Mas os personagens secundários são ótimos!


    wwww.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espera muito dela, para alguém com 20 anos, se considerando um mulher adulta, a Ana foi fui infantil e mimada, ela reclamou tanto da Laika, que acabou sendo tão fútil quanto ela, pelo menos é o que acho. Agora os personagens secundários foram ótimos mesmo, gostei deles. Beijos.

      Excluir
  4. De um modo geral, gostei muito desse livro e somente me incomodou um pouco o romance entre o casal, talvez por falta de maturidade.... Mas não tive impressões tão severas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Ana, sei lá, não me convenceu o romance deles, e a personagem principal e o Alex ficaram meio falsos. Beijos.

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Achava que o livro era um pouquinho melhor, mas pela nota *-* vou adiar um pouco mais a leitura (primeiro porque nem o livro eu tenho kkkk). Tinha curiosidade de ler o livro por causa da sinopse *-* nossa, eu odeio aquelas personagens que se acham maduras e ficam cheias de nhé nhé nhé..
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Verdade! A Ana queria muito mostrar que era adulta, mas agiu o livro todo como uma criança, uma pena, talvez se ela fosse mais nova, teria encaixado melhor. Beijos.

      Excluir
  6. Uma das coisas que me chamou atenção foi quando você disse que não era parecido com O Diário da Princesa pois confesso que essa foi a série que menos gostei da Meg.
    Como estou tentando ler um pouco mais da literatura brasileira eu me interessei bastante por Simplesmente Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carolina, eu não achei tão parecido, apenas o foco principal (o descobrimento). Fico feliz que tenha se interessado, nossa literatura esta cheia de ótimos autores! Beijos.

      Excluir
  7. Ahh eu não sei se é o tipo de livro que eu ia gostar. Esse livro nunca me chamou atenção, e depois da sua resenha eu acho melhor nem arriscar. De qualquer modo, nem tenho o livro mesmo kkkkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Marina. Acho que o livro vai ser mais interessante para quem realmente gosta do gênero, pois o livro é bem água com açúcar, cheio de boas intenções. Nem mesmo a "vilã" deu uma virada mais emocionante na história. Beijos.

      Excluir
  8. o livro parece ser uma leitura bem fofa na medida do possivel né
    ainda nem li o meu xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem fofo Alice, mas apenas isso, não há "maldade" ou reviravoltas, achei que a leitura foi bem comum, nada demais, mas creio que é por que esse tipo de história já não faz meu estilo. Beijos.

      Excluir
  9. Acho que é o sonho de qualquer menina ser princesa, então a história acaba sendo meio que um conto de fadas universal. Só isso já é suficiente para eu ter muita vontade de ler. O problema é que mais uma protagonista chatinha e mimada tá difícil de aguentar. queria muito ler esse livro, mas agora dei uma desanimada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo Thais. Infelizmente, a Ana não me agradou, o que foi uma pena, pois eu esperava bem mais do livro e dela. Beijos.

      Excluir
  10. Putz,nem eu li ainda :/
    Mas tá na minha lista :)

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente Ana aqui no blog *-*. Este livro está nos meus favoritos há bastante tempo, mal vejo a hora de poder lê-lo, a cada nova resenha que eu vejo me apaixono cada vez mais pela estória *----------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você goste Lauro :). Beijos.

      Excluir
  12. Ahnn Sammy eu não sabia que a Ana é brasileira!! Adoro leituras com um quê de contos de fadas, e pensei como você, uma princesa brasileira. Acho que a história também seria divertida se fosse ambientada no Brasil... :D

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, se o livro fosse mais focado no Brasil, teria dado um ar bem diferente, mas gostei de conhecer a Króvia, só uma pena que o casal tenha decepcionado. Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Sammy! Tudo certo?
    Não é surpresa essas 3 estrelas, pq eu só vejo 3 estrelas pra esse livro :c Tipo, a história é parecida demais com O Diario da Princesa. Ai já é um agravante. Felizmente tem os pontos positivos que você ressaltou, mas pra mim ela podia ter feito uma história mais original.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Tudo sim ;). Somente não dei uma nota mais baixa, pois houveram pontos que me agradaram, mas mais que isso era bem difícil, uma pena, pois eu esperava um livro bem diferente, mas minha decepção foi por conta do casal, que infelizmente não me convenceu. Beijos.

      Excluir
  14. Oi Sammy, tudo bem?
    Gostei bastante do livro, porque né? Não li Diário de Princesa, achei a ideia bacana, não é original, mas a escrita da Marina é muito boa o que conta muitos pontos positivos, pelo menos pra mim

    Oi Daniela, tudo bem?
    Eu faço sim.
    Tem dois modelos, o de encaixar o livro dentro e o de bolsinha.
    Ambos é R$ 26,00.
    Trabalho sob encomenda e deixo o cliente escolher cor de tecido! Estou lhe enviando o catálogo da minha marca de artesanato e uma foto separada do modelo de capinha de encaixar o livro, já que esse modelo por pouco procura não tenho ele no meu catálogo.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana! Eu até gostei da escrita dela, achei bem envolvente, mas não consegui simpatizar com o casal, a Ana estava muito legal no começo, mas começou a agir como uma criança, e a ficar mimada e bem o Alex, parecia muito uma fantasia, não consegui acreditar de fato nele. Beijos.

      Excluir
  15. Tenho lido umas resenhas sobre o livro umas mais positivas que outras mas enfim, apesar dos pontos negativos eu ainda quero ler, apesar de não estar tao empolgada pq todo livro deve ter algo bom a apresentar pro leitor no fim das contas.

    bjs

    Val

    Último post do blog – Tag sobre livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Simplesmente Ana, é para um publico que realmente gosta do gênero. Como mencionei, é uma leitura boa, mas houveram muitos pontos que não me agradou, o que acabou tirando um pouco o brilho da obra como um todo. Beijos.

      Excluir
  16. Simplesmente Ana é dos livros que pretendo ler, e a sua resenha sobre ele é muito boa, espero adora-lo apesar dos pontos negativos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha Luana! Simplesmente Ana é uma boa leitura, principalmente para quem gosta do gênero, para mim pode não ter dado tão certo, mas quem sabe você gostei mais :D. Beijos.

      Excluir
  17. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!