Resenha - A Garota do Penhasco - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha - A Garota do Penhasco

Resenha - A Garota do Penhasco

06/08/2013


Título: A Garota do Penhasco
Autora: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Sinopse: A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida. A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras. O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas.


A dor que Grania Ryan sente em seu coração, não pode ser apagada rapidamente. A perda de seu precioso bebê deixou Grania muito frágil. Seu marido Matt, não consegue entender até que ponto essa dolorosa perda afetou sua relação, afinal, Grania simplesmente foi embora, sem ao mesmo lhe dizer nada, como se algo mais estivesse a magoado além da perda de seu filho. No entanto, para ela esta clara como a água, jamais poderá perdoar Matt e para tentar acalmar seu coração, Grania volta para Irlanda, para os braços de sua adorável família.

Durante sua estadia, Grania se depara com uma visão assustadora: Uma linda menina de cabelos ruivos encaracolados, apenas portando um vestidinho rosa, se encontra parada olhando para o nada no penhasco perto da cada de seus pais. Com medo pelo que podia acontecer a garotinha, Grania vai ao seu encontro e a partir de então, suas vidas passam por uma mudança sem igual. Passado e presente decidem que era hora de se encontrarem novamente e por um fim nas mágoas. Grania descobrirá que não foi coincidência encontrar aquela menina, que agora faz parte de sua vida de uma maneira única. 

Grania Ryan e Aurora Devonshire, unidas por um laço muito antigo, cercado de segredos e lágrimas. 

***

Lucinda Riley possui um talento fenomenal, isso é fato! Sua escrita sensível, romântica e poética, continua ainda mais marcante em A Garota do Penhasco, que traz consigo grandes sentimentos e uma magia sem igual. A autora consegue transportar seu leitor para dentro de seu livro, fazendo com que facilmente venhamos a visualizar sua história, no entanto, é muito mais que uma simples visualização. Lucinda consegue nos tocar tão profundamente com seu enredo.

Lucinda é uma autora maravilhosa, seus livros conseguem facilmente cativar e comover seu leitor, seus personagens encantam como se possuíssem vida própria e passamos a compartilhar de suas dores, segredos e amores. Por mais que a autora tenha usado e abusado da mesma fórmula neste livro, a mesma empregada em A Casa das Orquídeas, mesclando passado e presente, usando segredos obscuros ligados a duas famílias distintas e consequentemente fazendo com que algo surja para poder finalmente quebrar o ciclo de mágoas, A Garota do Penhasco encanta por sua suavidade e emoção. Realmente, a autora volta a surpreender com este livro, ficando impossível se desligar da leitura antes de seu final.

Simplesmente mais um trabalho fantástico de uma autora incrível, que me cativa com seus livros. Ler A Casa das Orquídeas e agora A Garota do Penhasco fica evidente para mim, que Lucinda é um daqueles escritores, que sempre irá povoar nossas lembranças, jamais seus livros serão esquecidos! É tocante a beleza encontrada em A Garota do Penhasco, amei demais a leitura e não consegui de fato desgrudar do livro até o seu fim, terminando as mais de 400 páginas em apenas um dia. Minha intenção era dividir o dia entre outros livros, mas Aurora me chamava e me persuadia a continuar acompanhando cada passo de sua história e não me arrependo, uma leitura muito agradável, comovente, só tenho elogios a autora! 

Quanto ao trabalho editorial, a Novo conceito fez um trabalho muito bonito com a diagramação, e esta de parabéns nesse requisito, mas a revisão deixou e muito a desejar. Encontrei muitos erros de revisão, o que me deixou triste, pois raramente eu encontrei esses erros em outros livros da editora, e se tratando de um livro da Lucinda, achei que a editora devia ter tido um cuidado mais atencioso. Os erros encontrados foram em diálogos, que apresentavam várias vezes à falta do travessão para separar a descrição da fala do personagem, a falta dele; frases sem pontos e vírgulas e palavras faltando letras. O engraçado, é que os erros foram mais visíveis da metade para o final do livro... Além disso, há uma frase na própria sinopse que não bate com a história do livro. Não sei é um erro de tradução outra coisa, mas não tem um sentido correto do que apresentado ao livro e olha que eu procurei, analisei e fiquei refletindo, mas não consegui entender. No caso é essa frase em particular: O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Caso mais alguém tenha lido o livro, peço que me explique à razão desse contexto, pois não bate mesmo com a história apresentada no livro em nenhum sentido, mas deixarei que vocês mesmo descubram por que eu penso assim, pois sinceramente, não entendi mesmo, para mim, há algo de errado nessa frase...

Por fim, apesar desses pequenos pontos, o livro é fantástico e encantador. Vocês com certeza não vão conseguir fugir da magia de A Garota do Penhasco! Livro mais que recomendado!

Avaliação:






Esta postagem conta pontos para o Top Comentarista - Agosto 2013. Se você estiver participando, não deixe de comentar para validar seus pontos e concorrer ao livro A Garota do Penhasco.

22 comentários:

  1. Oi Sammy,
    Bom, estou muito curiosa para ler este livro, tenho os outros dois da escritora mas ainda não conseguir parar para lê-los. já li inúmeras resenhas positivas e tenho certeza que será um leitura que vou gostar.
    Quanto a revisão do livro, fiquei chetada, a NC sempre cuida tão bem dos seus livros, é uma pena pois a obra deveria ser perfeita.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Katielle
    Leitura Maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy!

    Pela sua resenha esse livro parece ser bom demais!

    Mas, mesmo assim, tenho um pouco de receio... Pois, não gostei de A Casa das Orquídeas. Então tomara que eu não me decepcione novamente.

    Concordo plenamente quanto ao capricho da NC! :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da autora, mas por sua resenha o enredo parece ser muito bom. Gostei de saber que ela repete as formulas dos livros anteriores, já que todo mundo fala tão bem deles. Com relação aos erros de digitação e realmente uma pena que isso tenha acontecido, já que nunca li nenhum livro da editora com esse problema.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente a Lucinda é uma autora fantástica. Ela consegue misturar bons personagens com uma carga emocional enorme. E isto produz no leitor empatia e envolvimento com a história. Acabamos por torcer pelos personagens e ficamos curiosos com seus desfechos. Estou doida para ler A Garota do Penhasco, mas já tenho certeza de que vou amar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Dos lançamentos da Nova conceito desse mês, a Garota do Penhasco foi o que eu mais fiquei interessada em ler! Eu ainda não li nada da autora, mas o enredo parece ser maravilhoso mesmo. tenho quase certeza que vou amar :)
    BEijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola Sammy, tudo bem?
    Eu tinha ouvido falar da Lucinda e dos livros dela, realmente, tudo oque tenho ouvido são elogios, e com sua resenha, eu não descordo,
    A menina do penhasco me parece ser um livro excelente e estou louca para lê-lo. De fato uma menina parada em um penhasco é um fato curioso que nos leva a pensar o porque dela estar ali.
    É intrigante os erros de digitação que você sitou e a frase foi incompreensível para mim, mas mesmo com tudo, quero muito ler este livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, a história parece ser linda! Adorei a resenha...
    E você tem razão: o trabalho da Novo Conceito é impecável!

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu fiquei muito interessada n'A casa das Orquidias, mas não tive a oportunidade de ler! Agora, acho que nao posso perder a chance!!
    Pela sua resenha eu fiquei encantada! E mal posso esperar para ler o livro.
    Eu gosto muito das edições da Novo Conceito; é uma pena que ela tenha deixado passar tantas coisas, mas que bom que isso não prejudicou o livro =)

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu amei a escrita da Lucinda, mas essa sua resenha me fez ficar fascinada por esse livro. Eu preciso ler. Eu amei a forma com que ela escreve e se o livro for como a resenha, nossa, eu preciso ler AGORA. Uma pena esse tanto de erro, mas pelo menos a história valeu a pena, espero poder ler em breve!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada da Lucinda mas li otimas resenhas sobre as obras da autora.
    A Garota do Penhasco não me chamou a atenção inicialmente, só me interessei em lê-lo quando li a primeira resenha!
    Beijinhos
    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa estou amando os livros da Lucynda todos no estilo que gosto muito, estou doida pra chegar na parte da frase que falou estou curiosa.Pena que o livro tem alguna erros de revisão, mas claro que isso não atrapalha a leitura.
    Acho que quero ler logo.

    ResponderExcluir
  12. Se antes eu já tava com vontade de ler agora nem se fala...preciso pra ontem desse livro ^^ quero saber mais sobre o Matt o que aconteceu com eel depois que a esposa foi embora e dessa intrigante amizade de Grania com essa menininha ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. awn eu nunca li nada da autora, mas o povo fala tao bem q eu sou mega curiosa

    ResponderExcluir
  14. Que ótimo que vc gostou tanto do livro. A história me pareceu bem interessante e sua resenha me fez desejar muito o livro, quando ele foi lançado pela Novo Conceito recentemente não me dei conta que a estória seria tão bem criticada positivamente *-----*
    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o livro, mas estou louca para ler. Adorei A casa das orquídeas e tenho certeza que vou gostar desse também. Quando eu for ler vou ficar de olho nessa frase que você citou, fiquei curiosa se ela faz sentido mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Eu preciso ler algo da Lucinda, estava reparando que a maioria dos livros dela as pessoas favoritam no skoob. Embora grandes as leituras parecem ser bem envolventes. Tenho A luz através da janela e ainda não li, quando esse chegar pela NC, vou ver se começo por ele.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  17. Que pena que tem esses errinhos né? As vezes eles incomodam mesmo.
    Eu achei linda a capa do livro, mas não fiquei muito interessada pela história. Na verdade não entendi direito sobre o que fala. Achei confuso. :/

    Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  18. Antigamente eu não gostava de romances assim, mas depois de ler bastante livros no genero, passei a gostar. Fiquei interessada nesse, principalmente porque você gostou bastante, acho que a gente tem um gosto mais ou menos parecido rsrs

    ResponderExcluir
  19. Fiquei empolgada com a resenha, a história me chamou atenção *-* Nunca li nada da autora, mas quero ter a oportunidade, já li outros elogios sobre ela. Quanto aos erros, eles podem incomodar, mas não é culpa da autora e não acho que afete a história, dá pra perdoar :D Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, mais um livro maravilhoso da Lucinda Riley!!!! Que história envolvente e emocionante!!!! Acho que Lucinda tem um talento enorme para contar histórias e esse recurso de intercalar presente e passado é fascinante e quando você se dá conta, você já foi totalmente tragado para as profundezas da história e não larga enquanto não chega ao seu fim....
    Quanto ao seu questionamento final, acho que só pode ter sido um erro. Está totalmente fora do contexto......

    ResponderExcluir
  21. Achei esse livro uma graça primeiro que a capa é um charme a parte e segundo que a escrita dela muito boa nesse livro, perece que ela conseguiu prendeu muito bem o leitor durante a leitura. Espero ler logo, pois estou bem curiosa.

    xx

    ResponderExcluir
  22. Vc leu as 400 páginas em 1 dia?!!!
    Uau!!!
    A trama deve ser muito boa, para te envolver tanto assim!

    Bj!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!