Entrevista com autor Alex França - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Entrevista com autor Alex França

Entrevista com autor Alex França

21/09/2013

Nova entrevista que o blog traz para vocês queridos leitores! Hoje o entrevistado é o escritor Alex França, autor do livro O Aniversário, publicado pela Modo Editora. Quero agradecer ao Alex pela oportunidade, a entrevista está ótima, eu adorei! Espero que vocês também gostem:


É autor de cinco obras de ficção, entre eles O ANIVERSÁRIO, GHEB E A FÚRIA DOS SILFOS, DIÁRIO DE UM PROFESSOR; O primeiro ficou em 52 semanas entre os dez mais vendidos no CA e o último foi elogiado por vários especialistas e representantes da Educação. É professor de escolas particulares, coordenador de projetos sociais, pesquisador de educação, empreendedor e empresário. Participa de programas voltados à Educação em rádios e fóruns. Já foi representante da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). É especialista em Gramática e Literatura juvenil e infanto-juvenil. Faz palestras de incentivação à leitura, e escreve para a Coluna do Radar Regional.


Entrevista com Alex França


Da Imaginação a Escrita: Primeiramente, quero agradecer a você Alex por conceder essa entrevista. Para começar, falei um pouco sobre você.

Alex: Sou alegre, reflexivo e muito crítico. São características essenciais e que muitas vezes me torna chato. Sou comprometido com o que faço. Adoro escrever e o meu grande sonho é ser um dramaturgo!

Da Imaginação a Escrita: Conte-nos um pouco sobre seu livro O Aniversário.

Alex: Publiquei vários livros, mas falarei da segunda edição de O ANIVERSÁRIO, breve publicação para a MODO.
Um ambiente propício para determinadas ações e uma loucura pré-determinada. Talita, uma menina linda, estudiosa e com grandes desafios pela frente. Terá de separar o que é real e irreal, mesmo tendo uma grande visão. Guerreira e traumática rodeiam as características psicológicas de nossa heroína.
O primeiro livro nos mostra uma previsão - algo terrível poderia acontecer no dia da festa do aniversário de 15 anos de Talita, como ela poderia evitar esta tragédia? Sente-se aliviada em saber que tudo não passou de um grande sonho, mas ao acordar, identifica que este terrível pesadelo passa a se tornar realidade. Ela corre contra o tempo para anular sua festa, porém, o seu destino encontra-se nas mãos da própria sorte. Um livro repleto de suspense e mistérios que irão tirar o fôlego do começo ao fim. Você está convidado para esta festa!

Da Imaginação a Escrita: Como foi o processo de criação de seu livro?

Alex: Queria algo que falasse de segunda chance e que desse para refletir sobre a vida. Então surgiu o tema. Déjá Vú para quem acredita, mensagem da alma para outros ou psicopatia para muitos.

Da Imaginação a Escrita: Você teve alguma dificuldade para publicar seus livros?

Alex: Sim. Muitas. Passei por vários transtornos, mas o que me ajuda a seguir é ver alguém falando da história de meu livro.

Da Imaginação a Escrita: Você tem alguma fonte de inspiração? Se sim, qual é?

Alex: Ouvindo muita música, filmes e ações do dia a dia podem levar um grande enlace de histórias. Mas, quando estou escrevendo ouço músicas com enredos leves para desenvolver cenas.

Da Imaginação a Escrita: Quando você decidiu que era a hora de escrever um livro?

Alex: Desde pequeno escrevia. Minha vida foi muito difícil, ainda não tem idéia do que passamos, eu e minha família, então escrevia  o que sentia.  Escrevia tudo, desde brigas em casa, claro que enfeitava um pouquinho, até novelas.
A partir daí, percebi que a escrita fazia parte da minha vida e então comecei a escrever para valer em 2003. Era uma novela em livro, chamada – SEM DESTINO – Lembro me que minha professora de Português leu em dois dias e isso me chamou a atenção e deu um grande impulso.

Da Imaginação a Escrita: Como está sendo para você a repercussão de O Aniversário?

Alex: Linda. Já tive uma edição anterior. Onde vendeu cerca de 4 mil livros. Esta nova versão ficou mais dinâmica e a classificação caiu. Antes após 14 anos poderiam ler, nesta após 12 anos.

Da Imaginação a Escrita: Você tem alguma outra história para um novo livro? Se sim, poderia contar um pouco sobre ela?

Alex: RAPUNZEL E O NOBRE GUERREIRO.
O que você faria se seu vizinho roubasse rabanetes para matar o desejo de uma mulher prestes a dar a luz? Poderia até ser um gesto inocente, mas o suficiente para destruir um reino…
Rapunzel, este é o nome dado a uma criança raptada, que viverá por muitos anos em uma grande torre, mas seu destino trará um príncipe totalmente diferente dos contos de fada. O rapto de Rapunzel desencadeará uma invasão, ameaçando o reino de Zafon. A guerra foi declarada! Qual será o terrível segredo escondido pela rainha de Zafon?
Venha curtir uma história que ainda não foi contada.

Da Imaginação a Escrita: Quais são seus autores favoritos? Tem algum livro, que você considera especial e que já leu?

Alex: Tantos, mas o que me deu a idéia de reflexão foi O PEQUENO FILÓSOFO, de Gabriel Chalita. Como foi lindo a leitura e releitura. Além de contos machadianos e de Fernando Sabino.

Da Imaginação a Escrita: Além de O Aniversário, você já escreveu algum outro livro? Se sim, pode nos contar um pouco sobre ele?

Alex: GHEB E A FÚRIA DOS SILFOS.
Este livro é o primeiro da série GNOMOS DA LITARRA.
Gheb é um menino que sempre sofreu com seus amigos, porque suas estruturas físicas eram totalmente diferentes. Com nove anos, seu corpo tem a estrutura de um de seis, suas orelhas são pontudas e tem uma forte atração pela natureza.
Até que ao completar seus 10 anos, descobre que não é comum e ganha de presente um cristal. Com isso começa a descobrir que é um Gnomo e que Litarra, cidade onde vivem os elementais, está em perigo e somente ele poderá deter ITÊ, um grande mestre dos magos que quebrou a pentagrama e precisa juntar os elementais.
Gheb e seus amigos, que fará na escola de Litarra, juntará forças com Salamandras, Silfos e Ondinas para juntar os elementos.
Uma história de magia, mistérios e muita aventura esperam você.

GHEB E A MALDIÇÃO DOS GNOMOS
Após enfrentar a fúria dos Silfos, Gheb, agora, tem uma nova tarefa: quebrar a MALDIÇÃO DOS GNOMOS, mas para isso, ele deverá unir os elementos AR e TERRA e roubar moedas de Duendes, para que assim possa ir até a Montanha da morte e fazer o ritual.
Será que nosso gnominho conseguirá isto? Em meio de turbulências em sua cidade e escola, Gheb vai enfrentar seus piores inimigos.
Não perca!

Da Imaginação a Escrita: Qual a sua opinião a respeito dos blogs literários? Acha que eles são um incentivo à literatura?

Alex: Alguns sim. É fundamental a participação deles na divulgação. O jeito de escrever sobre um livro é o xeque mate para a venda ou a aceitação do mesmo.

Da Imaginação a Escrita: Para aqueles que desejam seguir o sonho de serem uns escritores, quais são suas dicas?

Alex: Nunca desistir. O não você já tem. Busque o sim.

Da Imaginação a Escrita: A respeito da literatura nacional, você acha que a aceitação do público em relação a livros nacionais é maior ou menor hoje em dia?

Alex: Sim. Muito maior. Mas agora é hora de enxugar. Muita gente no mercado dizendo que é escritor. Escrever é sentir, transmitir. Vejo muita gente sem “conhecimento” escrevendo e as grandes livrarias aceitando.

Da Imaginação a Escrita: A respeito dos livros digitais, o ebooks, qual a sua opinião?

Alex: Todo meio de leitura é essencial. Estamos no século XXI. A tecnologia faz parte deste momento.

Da Imaginação a Escrita: Para finalizar, quero agradecer sua participação nessa entrevista, foi um prazer entrevista-la! Você tem alguma mensagem final aos leitores?

Alex: Quero agradecer ao blog sobre o espaço que foi dado. Mandar uma semana maravilhosa a todos que curtem o blog e dizer que todos estão convidados para a grande festa de Talita! Então até a próxima irmãos literários.


Sinopse

O ANIVERSÁRIO- 15 ANOS O que você faria se soubesse o que irá acontecer na festa de seu aniversário? Talita é uma menina que está prestes a completar seus 15 anos e está louca por uma grande festa, mas na noite de seu aniversário, seu pai foi assassinado. Porém, nota que tudo não passou de um grande sonho e ao acordar, identifica que este terrível pesadelo está se tornando realidade. E tudo começa a acontecer novamente, com mudanças de algumas situações e ela vai fazer de tudo para anular sua festa para que nada aconteça com o seu pai. E VOCÊ ESTÁ CONVIDADO PARA ESTA FESTA!

 Esta postagem conta pontos para o Top Comentarista Setembro 2013, se você esta participando, não deixe de comentar para garantir seus pontos e levar o livro A Menina que Semeava

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. Casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!