Resenha - Paredes Vivas

21/10/2013

Título: Paredes Vivas
Autora: Rosa Mattos
Editora: Dracaena
Edição: 2013
ISBN: 9788591559701
Editora: Dracaena
Ano: 2013
Skoob

Sinopse: Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.

Rosa Mattos publicou seu primeiro livro em 2011, intitulado Coletânea de Contos de Rosa Mattos, que é composto de 80 textos, entre contos e prosas. No ano seguinte, a autora lançou Sopros de uma Flor, que é dedicado a poemas e pensamentos de sua autoria. Estes dois livros foram publicados pelo site Clube dos Autores. Paredes Vivas é seu primeiro romance e foi lançado em 2013 pela editora Dracaena.
Rosa Mattos também é blogueira e mantém seu blog Contos da Rosa, publicando muitas de suas histórias.
Paredes Vivas possui 195 páginas, suas folhas são amareladas e ainda tem uma revisão ótima. Apresentando a história da jovem Mauren, sonhadora e mesmo medrosa não resiste a um bom desafio! Logo na infância, Mauren passa por uma trágica experiência: A morte de seu pai. Acreditando ser a culpada pela perda, a jovem segue sua vida, mas estranhos acontecimentos surgem em seu caminho. Misteriosamente, sua mãe passa a ser afligida por uma doença que nem mesmo os médicos conseguem explicar as causas e que se agrava toda vez que os tios de Mauren as visitam.
Decidida a proteger e descobrir qual o mal que aflige sua mãe, Mauren conta com a ajuda de Tobias, seu novo colega na escola a qual lhe propôs um desafio que ela não tem como recusar. Com os sentimentos cada vez mais fortes, Maren e Tobias irão enfrentar obstáculos assustadores e descobrirão que a verdade pode ser ainda mais obscura do que se parece...
Conheço os trabalhos da autora Rosa Mattos pelo seu blog e eu já esperava que Paredes Vivas fosse fantástico e qual foi a minha surpresa ao me deparar com um livro surpreendente e que me deixou chocada, sem palavras melhor dizendo. Terminei Paredes Vivas no mesmo dia que iniciei a leitura, a escrita madura e desenvolvida de Rosa é contagiante, a narrativa em primeira pessoa flui rapidamente. 
Eu fui fisgada por esse livro tão arrebatador! Mesclando romance, sobrenatural e suspense, Rosa sensibiliza com personagens cativantes e bem moldados. Paredes Vivas é um primor da literatura nacional, cheio de amor e também tristeza, mas o melhor de tudo, mostra uma história sensível, carregada de emoções e diálogos otimamente colocados! E que final! Eu amei o livro e não há elogios que possam chegar perto da grandeza desse enredo, que me comoveu e marcou! Lindo demais e claro, recomendado! Você com certeza irá se sentir uma grande comoção e vai se identificar com os personagens criados pela autora. Paredes Vivas é mais que um simples romance, é um livro muito, mas muito marcante!

***

Esta postagem conta pontos para o Top Comentarista Outubro 2013, se você esta participando, não deixe de comentar para garantir seus pontos e levar o livro Uma Prova de Amor. Participe também do Concurso Cultural Comentário Premiado, não é sorteio! Basta comentar nas resenhas de Outubro 2013 e seguir as regras deste post que você já esta concorrendo ao livro Se Você fosse Minha.

Leia o primeiro capítulo de Paredes Vivas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!