Vamos conversar? Disqus, Comentários e Top Comentarista Janeiro 2014 - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Vamos conversar? Disqus, Comentários e Top Comentarista Janeiro 2014

Vamos conversar? Disqus, Comentários e Top Comentarista Janeiro 2014

30/01/2014

Não sei exatamente como começar este post. Mas acho que do inicio seria melhor. Vou tentar não me alongar no assunto, que aliás é muito sério. Tem um tempo que venho notado alguns bugs no formulário Disqus, mas que sumiam rapidamente, alguns eram a lentidão e a demora para que o formulário aparecesse para poder comentar.

Como sabem, eu tive problemas com o formulário padrão do Blogger, que não estava aparecendo e sumindo com os comentários. Na época, pesquisei qual formulário para substituir o padrão do Blogger, como o Disqus parecia o mais simples de usar e colocar, escolhi por ele. No começo foi uma maravilha, tudo ia bem, mas de uns tempos para cá, notei que ele demorava um pouco para aparecer. No dia 30/01/2014, o Disqus simplesmente sumiu do blog, fazendo com que os posts aparecem como postagens estáticas, sem poder comentar.

Eu tentei de muitas maneiras ver qual era o problema, percebi que em alguns blogs estava com o mesmo problema. Vi que dava para exportar os comentários do Disqus de volta para o blog, e quando eu o fiz, aconteceu que mais de 2 mil e tantos comentários fosse exportados, mas com um porém, em uma única postagem, como se tivessem sido publicados no mesmo dia! Foi necessário fechar o blog até que os comentários fossem todos incluídos. Como vocês podem ver, na imagem abaixo:




Como podem notar, os comentários estão todos fora da postagem devida, ou seja, comentários de outros posts foram publicados na postagem de hoje, como comentários de hoje...

Terei que excluir o primeiro post da resenha premiada de Tempestade de Areia (e refaze-lo), que continha os comentários, pois ficou uma bagunça, afinal, estavam todos os comentários que o blog recebeu. Isso não seria ruim, se tivessem sido inseridos na postagem devida, ou sei lá, com os dias que realmente foram publicados. Mas o Disqus simplesmente, incluiu em um único post, como se tivessem sido acabados de serem postados. Ou seja, mesmo que eu exporte todos os comentários para o blogger, será impossível distinguir qual é do Top comentarista de Janeiro e qual não é.

Agora quero falar sobre o Top comentarista de Janeiro, por conta desse erro do Disqus, será impossível fazer a contagem, como comentei acima, e provar se tal pessoa comentou ou não nos post. Para ficar justo, pois não vou pedir para vocês comentarem novamente nos post de Janeiro, pois sei que será muito trabalho e chato, decidi fazer o seguinte:

Em Fevereiro, vamos ter dois ganhadores. Será sorteado o livro destinado a Janeiro, o Aconteceu em Paris, mais o livro Adeus a Inocência, será dois ganhadores, ou seja, vocês somente precisaram comentar nos posts de fevereiro e vão concorrer a dois livros. Com são dois ganhadores, a chance de ganhar é maior, os dois leitores que mais comentarem serão os ganhadores. Como fevereiro tem menos dias para comentar, então eu acho que é o modo mais justo.

Eu peço desculpas por esse transtorno, eu não imaginava que teria esse problema justamente com o Disqus, a qual a maioria dos blogueiros usam. Já foi instalado outro formulário, o IntenseDebate, mas os comentários que estavam no Disqus estão perdidos, infelizmente... Eu compreendo que esta situação é muito chata e que posso perder muitos leitores com isso, mas infelizmente não tenho o que fazer. O sistema dos comentários pelo Blogger também está com problemas e usar o do Google+, eu não acho interessante, pois obriga o leitor a se cadastrar no G+, com o IntenseDebate, você pode comentar livremente. 

Novamente peço desculpas pelo ocorrido, quem for participar da resenha premiada de Tempestade de Areia, peço que neste posts, vocês comentem, para poder participar. Na promoção de O Mundo de Marguerite Sülever, não haverá a condição de comentar na resenha por conta do ocorrido. Eu espero que entendam, mas infelizmente, não há nada que eu possa fazer. Em fevereiro, vamos ter os dois livros para sorteio no Top comentarista, para compensar esse erro do Disqus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!