Resenha: Alma? - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Alma?

Resenha: Alma?

04/03/2014


Título: Alma? 
Subtítulo: O Protetorado da Sombrinha: O Primeiro Livro
Edição: 1
ISBN: 9788565859042
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 308
Avaliação
Sinopse:  Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Na era vitoriana, o mundo gira em harmonia e aceitação com os sobrenaturais, que vão desde vampiros, a lobisomens e fantasmas. 

Com seu lindo vestido de babado e sua inseparável sombrinha, a Senhorita Tarabotti se destaca das jovens solteiras, sua pele morena e curvas acentuadas, lhe dão um charme encantador. Mas Alexia não é uma simples humana, ela é uma preternatural, um ser sem alma e capaz de anular os poderes das criaturas sobrenaturais. 

Ao ser atacada por um vampiro faminto e que estranhamente não sabe de sua existência como preternatural, algo incomum, já que em qualquer colmeia essa informação é de vital importância. A única saída para a Senhorita Tarabotti é se defender; No entanto, ela não esperava matar o individuo vampiresco!

Como se não bastasse o sermão de Lorde Maccon, o Alfa da alcateia de lobisomens e encarregado de manter a ordem entre os naturais e os sobrenaturais, Alexia ainda recebe um estranho convite de uma das líderes mais importantes das colmeias vampiras.

Este é apenas o inicio dos mistérios que cercam a preternatural, que terá que unir toda sua força e destreza para descobrir o que esta acontecendo na sociedade londrina. 

O que dizer sobre Alma?, um romance sobrenatural tão encantador, original e com pitadas de humor e sensualidade. Eu tenho que falar que Gail Carriger me conquistou de inúmeras formas. Seu enredo gracioso, seus personagens bem construídos e descrições na medida, fez com que Alma? prendesse-me por completo. Eu suspirei, ri, emocionei-me e fiquei aterrorizada (afinal Alexia, passa por maus bocados nos últimos momentos de Alma?). Trazendo um turbilhão de sentimentos para seu leitor, Alma? conquista por seus personagens e trama otimamente desenvolvida. 

Alexia, nossa heroína e principal personagem, é fabulosa, ousada e forte. Ela é admirável e surpreendente, sua personalidade inteligente, perspicaz e mandona, faz com que seja totalmente o oposto das mocinhas que vemos em livros com essa temática, e esse jeitinho dela é contagiante, Lorde Maccon concordaria de bom grado com essa colocação. 

Na verdade, todos os personagens do livro possuem características marcantes, mas devo ressaltar que Alexia e Lorde Maccon são os mais sedutores! Sendo narrado em terceira pessoal, Alma? traz elementos fantásticos e muito originais, impossível não gostar desse enredo! Eu já imaginava que a trama fosse boa, mas foi além das minhas expectativas e digo mais, esta história é tudo que um leitor busca: Tem o charme da era vitoriana, ação, mistérios, romance e cenas de tirar o fôlego, além de um clima sensual e ousado! Com certeza este é um livro revolucionário, que trará uma experiência única e sofisticada ao leitor. 

A editora Valentina está de parabéns por sua revisão e diagramação, que possui detalhes na primeira letra dos capítulos, e a imagem de um polvo na margem de cima das folhas, algo bem característico do enredo. Não encontrei nenhum erro que me atrapalhasse ao ler. A fonte é de bom tamanho e ajudou na leitura, que fluiu rapidamente. 

Concluindo, Alma? é deslumbrante e recheado de emoção! Você com certeza não largará a leitura até o final.

***

Esta postagem conta pontos para o Top Comentarista de Março 2014. Se você esta participando, não deixe de comentar para garantir seus pontos e concorrer ao livro Enders.

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. 29 anos, casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!