Resenha: Boneca de Ossos - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Boneca de Ossos

Resenha: Boneca de Ossos

16/05/2014


Título: Boneca de Ossos
Edição: 1
ISBN: 9788581633916
Editora: Novo Conceito (Selo #Irado)
Autora: Holly Black
Ano: 2014
Páginas: 224
Avaliação: 
Onde Comprar: Saraiva / Amazon
Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Zach, Poppy e Alice são amigos há muito tempo, dividem segredos e brincadeiras. A atividade favorita do trio é inventar histórias, a qual seus brinquedos são os personagens em um mundo de fantasia, com piratas, ladras, serias e uma Rainha. A Rainha é uma boneca que a mãe de Poppy comprou; Sua aparência assustadora e olhar morto fazem com que as crianças se sintam atraídas em incluí-la nas brincadeiras.

Quando o pai de Zach joga fora os bonecos que ele usava nas brincadeiras com as meninas, faz com que ele sinta raiva pelos brinquedos perdidos, afinal, sem eles não haverá histórias, as aventuras não terão um final e as brincadeiras deixaram de existir. Com receio de contar para as amigas que não tem mais os bonecos, Zach diz que não quer mais brincar, que esta na hora de crescerem. 

Alice e Poppy não compreendem a bruta mudança de Zach. De repente, Poppy lhes confidência que a Rainha precisa de ajuda, revelando que seu corpo foi feito a partir de ossos de uma menina chamada Eleanor. Poppy conta que Eleanor apenas conseguirá descansar em paz se os três enterrarem a boneca no túmulo de sua família. 

Partindo para um última aventura, o trio enfrenta grandes desafios, como nas histórias que inventavam. Mas será que Eleanor é real? Ou esta é apenas uma forma que Poppy achou para que ambos brincassem juntos outra vez? Seja como for, a Rainha os vigias, com seu olhar perturbador.

Boneca de Ossos é um livro divertido, com uma narrativa cativante e um enredo cheio de aventuras. As crianças e adolescentes vão adorar esta obra, simpatizaram com os personagens e os mistérios em volta da Rainha vão surpreendê-los. Apesar de a leitura ser para qualquer idade, eu senti que estou um pouco velha demais para livros com a pegada de Boneca de Ossos. Até gosto de enredos juvenis e infantojuvenis, mas criei muitas expectativas em cima de Boneca de Ossos e ao finaliza-lo, conclui que a história foi legalzinha, apenas isso. 

Gostei da escrita da autora, que é simples, porém fluida, o mistério em torno da Rainha foi bom, os personagens são uma graça e aventura foi legal, mas faltou algo a mais para que o livro realmente me conquistasse, eu esperava bem mais, por alguma coisa que me fizesse ficar completamente envolvida com a história. Mas mesmo assim, gostei de conhecer Boneca de Ossos, que com certeza vai ser uma aventura maravilhosa para os leitores mais jovens.

As ilustrações ao longo do livro são lindas e o capricho da editora para com a obra está de parabéns, a revisão está ótima também. Enfim, aconselho a leitura de Boneca de Ossos, principalmente aos leitores entre 8 a 14 anos. Claro que a leitura também é recomendada aos mais velhos, somente não vão com muita sede ao pote, pois o enredo é bem simples e  sem surpresas.

***

Esta postagem conta pontos para o Top Comentarista de Maio 2014. Se você esta participando, não deixe de comentar para garantir seus pontos e concorrer aos livros, A Casa do Céu ou Um conto do Destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!