Resenha: Desejos


Título: Desejos
Subtítulo: Desejo - Livro 01
Edição: 1
ISBN: 9788501086938
Autora: Alexandra Bullen
Editora: Galera Record (Selo Galera Júnior)
Ano: 2014
Páginas: 381
Avaliação: 
Onde Comprar: Saraiva
Sinopse: Para Olivia Larsen, nada poderia mudar o fato de que sua irmã gêmea, Violet, se foi. Até que um misterioso vestido de festa é deixado à sua porta, e ele é capaz de lhe conceder um único desejo. A única coisa que Olivia quer é ter a irmã de volta. Agora, as garotas têm uma nova chance de viver tudo o que sempre sonharam. De quebra, descobrem que existem mais dois vestidos com o mesmo poder, ou seja, mais dois desejos novinhos em folha! Mas mágica não pode resolver tudo e Olivia precisa confrontar os fantasmas de seu passado para aprender a rir, amar e viver novamente.
Novata em uma escolha onde tudo é diferente do que conhecia, Olivia ainda precisa aceitar o fato de que sua inseparável irmã não está mais ao seu lado. Após a morte de Violet, sua família mudou-se para outra cidade, com a esperança de amenizar a dor. No entanto, não é fácil seguir com a vida, principalmente para Olivia, que sente falta constantemente de Violet. 

Quando sua mãe insiste para que ela participe de uma festa social, Olivia aceita, apesar da relutância, mas achar a peça perfeita para a ocasião estava fora de questão, até que ela se lembra de um vestido recém-comprado por Violet e que a mesma não teve tempo de usar... Apesar de o vestido ser deslumbrante, ele possui um rasgo grande e quando Olivia o leva para consertar no Mariposa Missionaria, Posey, a proprietária, lhe promete entrar a peça a tempo da festa.

Para surpresa de Oliva, o vestido entregue não era o de Violet, mas algo totalmente diferente e ainda mais bonito que o anterior e junto dele um recado de Poesy:

“Olivia: Experimente esse vestido primeiro. Poey.”

Mesmo receosa Olivia decide ficar com o vestido e percebe que seu caimento é perfeito, como se tivesse sido costurado em seu corpo, além da beleza dos detalhes, há uma pequena borboleta costurada no tecido, tornando-o ainda mais especial. O traje não era apenas para um evento social e Olive perceberá que o vestido é mágico e lhe concedo o seu mais sincero desejo: Ter Violet de volta!

Mas será que a volta de Violet lhe amenizará as dificuldades? Quando as irmãs descobrem que há mais dois vestidos igualmente belos e prontos para lhes atenderem seus desejos, elas entenderão que nem tudo depende de magia, brilhos e babados. Olivia vai aprender que precisa enfrentar seu passado para seguir em frente e viver novamente.

Está é sem dúvidas uma leitura de aprendizados. Alexandra Bullen escreveu uma história bonita e centrada, ótima para as leitoras adolescentes, afinal, Desejos retrata o amor juvenil, as preocupações de uma idade que muitas vezes é bastante conturbada. Muitas leitoras vão se identificar com o enredo e para os mais velhos, Desejos poderá nostálgico, um conto de fadas delicado e cativante.

Apesar de tantas qualidades, alguns pontos me desagradaram durante a leitura. A autora demorou em desenrolar a história e algumas partes ficaram cansativas e repetitivas. Violet se mostrou uma personagem mandona e egocêntrica, não consegui ver a irmã maravilhosa e especial que Olivia e o próprio narrador frisavam, muitas vezes senti pena de Oliva pelos excessos de Violet, que parecia querer viver a vida da irmã.

A narrativa é feita em terceira pessoa, focando nas irmãs e os problemas típicos da adolescência, como a paixão pelo garoto popular, a aceitação e etc. Claro, que muitas colocações do livro são interessantes e servem de aprendizado, mas o enredo dá tantas voltas, que a leitura se perde em alguns capítulos. No entanto, mesmo que Desejos não tenha-me conquistado como esperei que acontecesse, recomendo a leitura do livro, afinal, a história é bonita e revela ótimas abordagens. 

***

Esta postagem conta pontos para o Top Comentarista de Junho 2014. Se você esta participando, não deixe de comentar para garantir seus pontos e concorrer aos livros, Diga aos Lobos que estou em casa ou Quando tudo volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!

Instagram