A Culpa na Literatura

19/09/2014


A culpa é um sentimento que corroí, que queima a alma. Algo muitas vezes mortal e que traz cicatrizes para a vida toda. Este sentimento também esta presente na literatura e muitas vezes chega a ser tão forte, que nós leitores sentimentos essa mesma culpa. A culpa na literatura é ideia que a editora Leya propôs para seus parceiros, aonde falaríamos sobre o assunto. Mas vocês devem estar perguntando o motivo disto. A resposta é: Willow.

Willow é o mais novo lançamento da Leya e em seu enredo a culpa é o principal elemento, mas antes de falar sobre a obra, vamos conhecer outras histórias em que a culpa esta presente. Eu trouxe livros que eu já li e que para mim, este sentimento ficou aparente, seja ele pouco ou abrangente.

Os Treze Porquês: Este sem dúvidas é livro em que a culpa esta mais presente. Para quem não o conhece, o livro conta a história de Hannah, uma jovem que acaba se influenciando por sentimentos negativos e que grava em 13 fitas, o motivo a qual a levou a fazer o que fez. Clay Jensen é uma das pessoas destinadas a possuir uma das fitas e a partir disto, ele conhece sua culpa na decisão de Hannah. Os Treze Porquês além de ter uma pegada forte, envolve tanto nessa teia de acontecimentos que você ficara eufórico em saber qual a culpa que cada uma das treze pessoas tem com Hannah. Ou seja, aqui a culpa é tão evidente quanto as páginas que são viradas.

Sonhe Mais: Nesta obra, pode se dizer que culpa, é um dos muitos sentimentos que vamos encontrar junto com Jai. Uma história real, de uma mulher que lutou na medida do possível para conviver com a doença do marido. Vemos Jai se levantar, batalhar e vencer. A tristeza esta mais presente que a culpa na história, mas ambos são peças fundamentais que compõe esse enredo comovente.

O Diário de John Winchester: Acredito que boa parte de vocês conhecem a história, aqui como no livro anterior a culpa é secundária, dando espaço para a vingança, mas podemos dizer que John também se culpava pela morte de sua querida Mary e este sentimento se aflorou de uma maneira diferente que se misturou a raiva e ódio, fazendo com que John fosse atrás de vingança contra os assassinos de sua esposa. Consequentemente, seus filhos, também passam a carregar o fardo do pai, mas não para por ai, afinal, a história de Supernatural é imensa, e a culpa se torna ainda mais presente, tanto para Dean, como para Sam.

O Céu está em todo lugar: Quando a editora propôs a elaboração do post, O Céu esta em todo lugar veio imediatamente na minha cabeça. Fiquei pensando como formar a postagem e a história desse livro, vinha em minhas ideias e claro que ele não ficaria de fora. Lennie acabou de perder a irmã, sua melhor amiga. Apesar de ainda estar viva, Lennie não sabe quais passos dar, sua irmã era seu rumo e porto seguro, com a sua morte tudo perde o sentindo. Em meio a tantas dúvidas, Lennie acaba por se apaixonando pelo ex-namorado da irmã e culpando-se por isto. A história vai se passando com a personagem aprendendo a viver novamente e encontrar o verdadeiro amor, mas a culpa também passa a ser presente, mesmo que por breves momentos.

Há inúmeros outros livros sobre o tema, mas eu prefiri expor aqueles que eu li e que tenham a ver, mesmo que um pouco sobre a proposta de Willow.


Sinopse

Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo. Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade. 



E para vocês, qual o livro ou livros que o sentimento culpa é presente? Deixe nos comentário, sua opinião é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!