Resenha: Contos de Uma Fada - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Contos de Uma Fada

Resenha: Contos de Uma Fada

23/04/2015


Título: Contos de uma Fada
Sub-título: A Nascente das Montanhas
Edição: 1
Autora: Letícia Black
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos)
ISBN: 9788576798194
Ano: 2012
Páginas: 320
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Michelle está prestes a ter sua vida virada de cabeça para baixo. Ela passa de uma simples garota carioca que gasta seu tempo livre com o namorado, Guilherme, para uma princesa de Lammertia, a terra das fadas. Descobrindo ser fruto da junção perigosa de elfos e fadas e que não deveria ter sobrevivido aos primeiros segundos de vida, Michelle parte para a Nascente das Montanhas com a ajuda de seus novos e mágicos cúmplices. Ela tem de convencer a todos do reino que pode continuar viva; e isso não será nada fácil. Tudo o que a nova princesa deseja é voltar para casa e para seu namorado. Mas antes terá de mudar o mundo das fadas para sempre. Será que ela vai conseguir?
Não sei como me expressar sobre esse livro, boa parte da leitura me vi desanimada e desgostando de muita coisa apresentado no enredo. Com uma protagonista cheia de reclamação e falta de emoção, eu não consegui conectar-me com sua narrativa. A meu ver, o enredo todo foi forçado e superficial, a história de Contos de uma Fada não conseguiu me convencer a ponto de me cativar por suas características, à leitura foi maçante em várias ocasiões, além de confusa e acelerada. Mas sem dúvidas o que mais me desagradou foi à falta de questionamentos de Michele ao descobrir ser uma híbrida (metade Fada, metade Elfo), sua aceitação instantânea e confiança ao desconhecido, foi o maior ponto que me fez descrer na história, pois além de não haver questionamentos por parte da personagem principal, não temos nada, um sentimento de confusão ou qualquer outro que de fato a abalasse.

Michele simplesmente aceitou sua condição e já tinha noção de como se comportar perante aos seres mágicos, estava ansiosa para usar magia e praticamente esquecera-se do seu até então “namorado”, que havia lhe estendido à mão e deixou que viesse morar com ele, quando de fato lembrou-se de Gui, era quando o mundo mágico não lhe parecia mais tão tentador, já que ser a decente da Rainha das Fadas, exigia muito da protagonista.

Após a discussão com os pais, Michele vaga sem rumo, a descoberta que lhe foi afligida causa muita dor. Ao pedir auxilio ao namorado, a jovem vê seu caminho andando nos trilhos novamente, mesmo que aos poucos. Guilherme quer ter um futuro ao lado da jovem. Michele é grata por tê-lo, no entanto, algo esta preste a mudar novamente; Michele sempre se considerou diferente, mas sua surpresa é grande ao descobrir ser uma híbrida e filha da Rainha das Fadas, com o Rei dos Elfos.

No dia que sua transformação acontece, a jovem conhece seu verdadeiro irmão, que foi mandado para leva-la ao mundo das Fadas, por ser a princesa, Michele é a próxima governante, mas nem todas as Fadas a querem por perto, pois assim como o irmão, ela é uma ameaça que jamais deveria ter nascido.

Apesar das ressalvas descritas acima, Contos de uma Fada possui elementos que também me agradaram, o mundo mágico criado pela autora é interessante e bem moldado, assim como a magia, lendas e criaturas, apenas senti que faltou profundidade na elaboração dos personagens, sentimentos e características dos mesmos, como por exemplo, Michele que ficou carente de personalidade e emoção, por ela ser a narradora da história, isto acabou me afastando ainda mais do enredo, pois eu não conseguia me envolver com tudo que era descrito pela personagem.

No entanto, aconselho que tirem suas próprias conclusões, afinal, mesmo que o livro não tenha me cativando por completo, poderá ser o contrário com você.

11 comentários:

  1. Oi Sammy

    Quando algumas coisas logo no começo da leitura não agrada já fica dificil ser conquistada no decorrer da história né , não sei se daria uma chance, acho que me sentiria incomodada como você.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito dificil, foi por pouco que eu não desisti.

      Excluir
  2. Oi Sammy!
    Q pena q n curtiu, mas eu concordo com vc qd as coisas acontecem assim do nda me incomoda um pouco.
    Gostei da resenha sincera!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incomoda mesmo, foi uma das leituras mais complicadas que tive.

      Excluir
  3. Oláá
    Que pena que a leitura não funcionou taaanto para você, o enredo parece ser bem atranete, eu leria caso tivesse oportunidade, mas depois da sua resenha, leria com um pé atrás haha que por sinal, ficou muito bem escrita ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O enredo é interessante, somente acho que a autora poderia desenvolver melhor os personagens.

      Excluir
  4. Oi Sammy!
    Comprei esse livro há algum tempo, mas ainda não o li ainda.
    É frustrante quando a leitura é maçante e não conseguimos nos conectar aos personagens. Personagens sem emoção certamente não me agradam, acho que vai demorar mais um bom tempo até eu ler o livro.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É complicado mesmo, mas quem sabe com você seja diferente? Vou adorar ler sua resenha quando sair. :)

      Excluir
  5. Oi Sammy tudo bom?
    Ah caramba, que triste que poucas pessoas têm gostado do livro da Letícia. Vi várias pessoas com problemas com o Contos de uma fada justamente por não ter conseguido se ligar aos personagens e fazer vínculo com a história. Uma coisa que eu gosto muito desse livro é da capa. Ainda quero lê-lo para tirar minhas próprias conclusões!
    Beijão
    ps: eu tive muitos problemas para manter seu blog no ar. Ele toda hora caía e travava :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselho tirar sua propria conclusão, afinal, a história é interessante, somente os personagens para mim que ficaram fracos, sem personalidade. Acredita que ainda não consegui achar a causa do problema? Pois para mim o blog ta normal. :(

      Excluir
  6. Oi Sammy!
    Comprei esse livro naquelas promoções de 9,90 e estava pensando se algum dia eu iria ler. Depois da sua resenha acho que não. Vi muitas pessoas comentando que não era grandes coisa e pelo visto é por ai que flui o rio =/ Uma pena.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!