Resenha: Pines - Blake Crouch

04/06/2015


Título: Pines
Edição: 1
Editora: Planeta
ISBN: 9788542204933
Ano: 2015
Páginas: 344
Tradutor: Monique D'Orazio
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.
Depois de assistir o primeiro episodio de Wayward Pines, eu precisava conhecer o livro que inspirou a série. Minha curiosidade em saber dos segredos desta história era grande e sabia que ao ler o livro minha ansiedade seria consumida. Sem dúvidas a obra de Black Crouch, me surpreendeu, trama bem amarrada, misteriosa e envolvente. Não apenas o seriado havia me conquistado e agora o livro me arrebatou.

Ethan Burke foi enviado para buscar respostas sobre o desaparecimento de seus colegas do Serviço Secreto, no entanto, um grave acidente acaba interferindo em seus planos e Burke chega a pacifica cidade de Wayward Pines. Atordoando com o acidente, o agente tenta compreender o que esta acontecendo, mas antes que possa colocar as ideias em seu devido lugar, Ethan acaba desmaiando. Ao acordar no leito do hospital de Wayward Pine, Ethan tenta conseguir algumas respostas, nenhuns dos seus pertences são encontrados e por mais que queira sanar suas dúvidas, ninguém parece estar disposto a lhe ajudar. Por mais que Ethan explique que é um agente Secreto, os moradores de Wayward Pines não acreditam em sua história, sem documentos para provar quem diz ser. Para sua falta de sorte, ele não consegue entrar em contato com sua família e com seu supervisor do Serviço Secreto.

Quanto mais tempo Ethan passa em Wayward Pines, maior é sua desconfiança, há algo estranha com a cidade, com os moradores, toda a perfeição e clima bucólico, não lhe passa confiança e ao tentar buscar as respostas para suas dúvidas, Ethan percebe que existe algo obscuro em Wayward, nada é o que parece. Há algo tenebroso escondido e Burke irá até o fim atrás da verdade.

Com uma trama rica em mistério e detalhes, Pines torna-se uma leitura marcante, a escrita de Blake Crouch é viciante e quanto mais você lê, mais quer saber. O autor conduz os segredos até o final da obra e é impactante a explicação, primeiramente eu tinha duas teorias para os mistérios de Pines, mas Blake me surpreendeu neste requisito, não foi exatamente o que eu esperava e gostei bastante das surpresas. Todos os eventos em volta de Pines foram bem estruturados, a tensão deixada prende o leitor, faz com que queiramos ir atrás de respostas ao lado de Ethan, compreender qual o mistério sobre Wayward e seus moradores.

A princípio, eu pensei que história tivesse uma pegada sobrenatural, tudo dava a entender e este tinha sido um dos principais pontos que me atraíram para ver a série e ler o livro, apesar do gênero não ser o foco e nem ao menos ser presente, gostei muito da abordagem da trama. Sendo narrado em terceira pessoa, tendo como o ponto central Ethan, Pines revela-se uma obra com um grande diferencial, que deixa o leitor perplexo e sedento por mais.

Ao fim deste primeiro livro, Blake Crouch apresenta boa parte das respostas deixadas em alguns ganchos, mas acredito que existem muitos elementos ocultos em Wayward Pines, há algo que me leva a crer que este é apenas o inicio de algo grande! Vale ressaltar, que esta instigante trilogia, foi transformada em série de TV, do canal Fox, que aliais recomendo conhecerem!

Para finalizar, recomendo que ao final da leitura de Pines, não deixem de ler as considerações finais de Blake Crouch sobre a criação de sua obra, é muito interessante saber como surgiu à criação de Pines e o motivo. Aos fãs de Arquivo X, saiba que Pines é uma excelente opção do gênero e uma leitura que te deixará encantado! Quem curte uma boa história de mistério, suspense e ação, a obra de Blake Crouch é uma excelente recomendação! Aguardo ansiosa para ler os demais volumes e assistir os episódios da série!

24 comentários:

  1. Oi! ^^
    Eu estou ansiosa pra ler esse livro!
    Sempre fui muito fã de Arquivo X e acho que essa trilogia vai me conquistar.
    Se eu gostar depois vou dar um jeito pra assistir a série da Fox também!! :D

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada quinta-feira, fico ansiosa para ver a série, apesar das diferenças, é muito boa! :D

      Excluir
  2. Hello!!
    Nossa, esse livro está sendo um dos que eu mais quero ler!
    Quando fiquei sabendo que teria uma série, aí que fiquei bem mais ansiosa para ler logo.
    Adoro esses temas de mistérios e investigação. E também achei que era algo mais sobrenatural...vou ter q ver e ler para saber tudo ne? hehe.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! É surpreendente, o autor acabou me enganando pois minhas teorias não tinham nada haver com o tema do livro. xD

      Excluir
  3. Gente!!! Esse livro parece ser leitura obrigatória para quem gosta de livros de mistério, suspense... Parece ser um livro de tirar o fôlego. Gosto de livros rápidos de se ler, daqueles q vc quer largar somente qdo terminar. Gostei muito da sua resenha. Aguçou minha curiosidade para ler logo ele.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Tenho certeza que você vai curtir. :D

      Excluir
  4. Ei, adorei a proposta do livro e sua resenha. Já quero ver a série, e coloquei em minha listinha. Adoro livros que nos surpreendem, sem esquecer de amarrar as pontas soltas. A capa é bem misteriosa e parece combinar com o livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Esse não é muito o seu estilo de livro e eu também não conhecia a série de TV. Mas pela sua resenha eu também imaginei uma pegada mais sobrenatural e isso até me chamou a atenção, pena que a história não vá para esse lado. De qualquer forma, parece mesmo ser uma história interessante e imagino que o personagem deve ter passado por muita coisa para provar ser quem é e descobrir o que aconteceu com os seus colegas de Serviço Secreto!
    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, é muita coisa que o Ethan passa! Fico até com pena dele. :)

      Excluir
  6. Oláá
    Sua resenha está ótima, mas não é o gênero de livro que procuro apesar da premissa ser legal, mas enfim, que bom que gostou da leitura.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sammy.

    Livros de mistérios,ação e suspense não são os que eu busco para ler, mas como tento ler de tudo creio que terei que me arriscar nesses gêneros. Muito legal saber que tem uma serie baseada nos livros. Sempre curto ler as considerações dos autores, caso faça essa leitura com certeza irei adorar saber as motivações do Blake.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena ler outros tipos de livros, eu sou suspeita para falar do gênero de misterio, pois eu amo, mas acredito que você vai gostar. :)

      Excluir
  8. Caraca, esse livro parece ser incrível! Essa é a minha literatura favorita e bom me instigou a ler. Vou procurar urgentemente para comprar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente por você ter gostado! Espero que curta a leitura. :)

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu quero acompanhar a série de TV, tinha visto o comercial e gostei bastante. Vim saber por outra resenha que é adaptação de um livro. E falam bem dele, e sua resenha também, pode ser que eu leia em breve, pois quero acompanhar a série, gosto de mistério.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são excelentes, acho que você vai gostar!

      Excluir
  10. Oi Sammy, tudo bom?
    Também adorei a narrativa desse livro. Realmente a história deixa aquela vontade louca de continuar lendo sem parar. Achei o final tranquilo e não sabia que era uma série quando li. Estou bem curiosa para assistir a série porque adorei a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é tão boa quanto o livro, eu estou adorando! :D

      Excluir
  11. Oii!

    Não sabia naada sobre o livro, muito menos sobre a série (até então não sabia nem sobre a sua existência, haha), logo não tinha nenhuma opinião a dar sobre o mesmo. A sinopse me pareceu boa e a nota positiva também, vou procurar me informar mais sobre. Que bom que gostou do livro, a resenha está ótima!!

    Bjinhos,
    Respire Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que goste da série e do livro. :)

      Excluir
  12. Ai Sammy, eu já estava com vontade de começar a ver a série agora vou ser obrigada a ver e arranjar esse livro de algum jeito! Vi o comercial da série e achei bem interessante mas nem imaginava que vinha de um livro e isso com certeza me anima.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sammy! Eu vi o trailer da série e quero muito começar a assistir inclusive ja baixei alguns eps. Nao sabia que foi inspirado em um livro e agora nao sei se leio primeiro ou vejo a série IUHAOUAHUAI mas vou acabar vendo a série mesmo.
    Pelo jeito vou adorar ambos.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!