Resenha: A Seleção - Kiera Cass

18/06/2015


Título: A Seleção
Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765251
Ano: 2012
Páginas: 368
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...
Depois de muito tempo dizendo que iria ler, finalmente conclui a leitura de A Seleção e me arrependo de não ter lido antes este livro! A escrita fluida de Kiera e toda a atmosfera do enredo me envolveram muito, a leitura foi rápida e cativante!

Em uma nação, aonde o povo é dividido por castas e quanto menor o seu número, maior poder aquisitivo, vive America. Uma jovem com grande talento musical, afinal, todos de sua casta, a Cinco, são artistas e vivem por isto. America possui uma vida dura, mas faz de tudo para ajudar sua família e seu bem amado. Apesar do grande amor que sente por Aspen, ambos sabem que o número de suas castas pode ser um problema, o jovem é de uma casta inferior, e as pessoas desta casta, vivem a margem da sociedade, sempre trabalham, mas ganham muito pouco e às vezes não conseguem sobreviver. Aspen não deseja esse futuro a America, para ele, a jovem merece mais do que ele poderia lhe dar. 

Com a chegada da Seleção, um concurso que tem como objetivo a escolha da nova princesa, America teme receber a convocação. São escolhidas trinta e cinco garotas, que irão competir não apenas pelo título real, mas também pelo amor do príncipe Maxon. America não tem intenção alguma de fazer parte da Seleção, seu coração esta em apenas um lugar e para ela, não importa as dificuldades, Aspen é o seu futuro. No entanto, por insistência de Aspen, a jovem decide fazer sua inscrição e qual a surpresa quando seu nome é sorteado para participar da Seleção.

Por mais que o concurso não seja o desejo de America, ela não tem como voltar atrás. A cada dia que permanece na Seleção, a jovem passa a criar laços, não somente com algumas participantes, mas com o próprio príncipe, e é para Maxon, que ela revela seu segredo e propõe um trato: Ser sua amiga e lhe ajudar na escolha de sua futura esposa. Mas o plano de America acaba tendo um rumo inesperado, sua amizade com Maxon é forte e seus sentimentos acabam entrando em conflito, tudo parece ficar ainda mais complicado, quando encontra Aspen como um dos novos guardas reais. 

Com uma boa dose de romance, esta distopia de Kiera Cass, possui uma linguagem marcante e sedutora. Minha experiência com a A Seleção não poderia ser melhor, o enredo me conquistou com toda essa expectativa em saber qual seria a escolha do príncipe e da própria America, afinal, temos o famoso triangulo amoroso, sempre presente nos romances, esse foi o único ponto que acabou me desagradando; A indecisão de America, sobre quem é o dono de seu coração, me deixou um tanto desgostosa, entendo que pela simpatia e o jeito galante de Maxon, acabou mexendo com ela, mas foi Aspen voltar a aparecer que as dúvidas surgiram, e eu não sou muito fã de triangulo amoroso... Mas nem por esse detalhe, o enredo chega a desapontar na realidade todo o mundo criado por Kiera é fascinante, as condições para a elaboração da Seleção, a história por detrás das castas e de como surgiu à nação de Illéa, me surpreenderam, gostei muito do que foi apresentando em A Seleção e com a escrita fluida da autora, minha leitura foi agradável. 

Com o desfecho deste primeiro livro, estou ansiosa para continuar a leitura dos demais livros, esta é uma série muito bem elogiada e querida por muitos leitores, estou contente de finalmente ter iniciado minha leitura e espero me surpreender ainda mais com A Elite. 

6 comentários:

  1. Olá! Estou enrolando há uma eternidade para ler essa série, mas são tantos livros na fila que está sendo praticamente impossível! Acho que tenho livros para ler até 2050 kkkkk
    Que bom que gostou da leitura, para falar a verdade, até hje não vi ninguém que não tenha gostado! kkkkk
    Boa sorte na continuação!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy, tudo bem?
    Ai, A Seleção ♥ Que bom que gostou do livro!! Eu adoro essa série, o único ponto que me desagradou foi o fraco desenvolvimento do lado "distópico" da história. Espero que goste das sequências :)
    Bjinhos,
    http://respirelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sammy.

    Já li toda a Trilogia de A seleção e gostei bastante. A escrita da Kiera é realmente bem fluída! Um ponto que me desagradou também foi o triângulo amoroso. Juro que sempre que sei que existe ele nos livros acabo adiando a leitura ou nem fazendo. Espero que em breve leia o segundo e goste tanto quanto do primeiro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy
    Também não sou muito fã de triângulos amorosos não, muito difícil um que me convença. Não li esse livro ainda e acho que não tenho muita vontade também, sinceramente vi comentários sobre a America que me desanimaram bastante por ela ser o tipo de personagem que me irrita rs

    ResponderExcluir
  5. Tb amo, amo, amo essa série. A Kiera sabe realmente prender o leitor.
    Engraçado, não vi como ponto negativo o triangulo não... apesar de isso ter me irritado em alguns momentos, mais por causa da América... mas acho q a autora, de modo geral, soube desenvolver bem o enredo e a história é bem envolvente.
    Só tenho uma coisa a dizer Sammy: leia logo todos os outros. tenho certeza q vc vai amar ainda mais!!!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Ooi!! Bom, fui fazer o caminho inverso para comentar no seu blog e acabei comentando na resenha de A Elite primeiro IUAHOuhauAHI mas tudo bem! Acho que vale repetir que eu gosto muito dessa trilogia sz sz sz
    E sobre o triangulo amoroso eu achei ele meio fraco, tanto é que eu não fiquei com duvidas de quem eu gostava mais. Espero que o final da trilogia te agrade num todo.

    Bjs

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!