Resenha: A Fofa do Terceiro Andar - Cléo Busatto

18/07/2015


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501104595
Ano: 2015
Páginas: 144
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Primeiro juvenil da escritora Cleo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.
Quando a Fofa chegou, a coloquei logo no início da minha fila de leitura, quem acompanha o blog, já deve ter reparado que gosto de literatura jovem, tanto os infantis, quanto os juvenis, obras desse gênero costumam ser leves, divertidas e com lições para qualquer idade e com a Fofa, não é diferente, temos então um livro gracioso, gostoso de ler e com mensagens lindas: Aceitar a sim próprio, ter orgulho de quem é e lutar por si. 

Apesar de Ana ser uma garota legal, amorosa e amiga, muitos de seus colegas não a enxergam assim, para eles, Ana é a fofa, a gorda, a baleia e desastrada, a menina desengonçada e comilona. Com tantos adjetivos negativos, Ana sente-se mal, a depressão lhe atinge de muitas maneiras, com tanta humilhação, os pensamentos negativos invadem a mente de Ana, que apenas se sufoca com a dor, tristeza e raiva. 

Com o seu caderno confidente, Ana expõe toda a sua mágoa e também alegrias, escrevendo, ela pode colocar para fora esses sentimentos que a sufocam, mas Ana começa aprender que os moldes impostos não são à base da vida, cada pessoa é diferente e os de espirito pequeno ou de noz, tende a querer diminuir os outros, humilhar e não aceitar. Com a chegada de Francisco, a jovem passa a ver a sua vida com outros olhos, aprende lições importantes e passa se valorizar com é, a ser feliz por pequenas, mas grandes passagens do dia. Sendo uma pessoa melhor para si mesma, tudo começa a se encaixar, a ter mais alegria e cor. 

A Fofa do terceiro andar é um livro recheado de aprendizado, que muitos leitores, principalmente os mais jovens, irão se identificar, suas dúvidas, medos e incertezas, são relatados na história, Ana nos conta como renasceu das cinzas e sua vida mudou por completo, seus momentos alegres e esperançosos, todas suas confissões de adolescente. A narrativa é feita toda em primeira pessoa e a história divida em três partes, as 144 páginas voam quando começamos a ler a Fofa, afinal a escrita de Cléo Busatto é fluida e envolvente, só que o ponto alto, com certeza é as lições que Ana aprende em cada etapa do enredo. 

A diagramação simples, porém condizente com a proposta do livro, a arte da capa é graciosa, exatamente como Ana. Recomendo A Fofa do terceiro Andar principalmente aos leitores mais jovens, entre 11 aos 15 anos, aos adultos, fica minha dica de um ótimo livro juvenil , leve e cativante! 

10 comentários:

  1. Tenho lido bastante comentários positivos então estou curiosa para ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem fofinho, acho que você vai gostar. :)

      Excluir
  2. Sammy!
    Gosto também das leituras infanto juvenis, são cheias de aventuras e retratam por vezes, como aqui, a realidade adolescente, cheia de dúvidas e com vontade de passar por uma vida melhor.
    “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São histórias maravilhosas, adoro esse gênero literário. :D

      Excluir
  3. Olaaa.
    O livro parece ser uma leitura bem gostosa, eu também gosto muito dos livros infanto-juvenil, é um genero que sempre me agrada muito, gostei da resenha e da prorposta do livro, creio que podemos aprender muito com ele, tem tantos jovens que sofrem o que a Ana sofe na escolha, irei ler sim.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Depois me conta o que achou!

      Excluir
  4. Olaaa
    Estou com saudades de ler esses livrinhos juvenis cheios de significados e ensinamentos, e com narrativa curtinha! Faz um bom tempo que nao leio nada do estilo e acho que essa seria uma boa pedida, fiquei curiosa por ela
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que você vai amar a Fofa!

      Excluir
  5. Estou louca por esse livro, e doida para conhecer a escrita da Cleo. Amei a sua resenha, parece se tratar de um assunto que muitos passam. Com certeza irei querer ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei, a Fofa foi uma leitura maravilhosa!

      Excluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!