Resenha: Diário de um Banana - Patrick Jeffrey

22/08/2015


Edição: 2
Editora: V&R editoras
ISBN: 9788576833932
Ano: 2013
Páginas: 218
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.

Depois que assisti ao filme Diário de um Banana, eu fiquei curiosa para ler o livro, que aliais é uma obra popular entre a maioria dos leitores. Com o tema do desafio I Dare You de Fevereiro era Comédia, logo pensei na obra de Jeff Kenney, afinal, é um livro do gênero e eu esperava dar boas risadas com a história, assim como foi o filme. Mas nem tudo foi como imagine...

Li a versão digital pelo Kindle Unlimited, o sistema de aluguel da Amazon, meu primeiro elogio vai para a linda diagramação que a V&R Editora trouxe ao e-book, as páginas assemelham-se a folhas de caderno, fiquei encantada com esse detalhe, além disto, a revisão esta perfeita! No entanto, tenho que admitir, Diário de um Banana não foi tudo o que imaginei que seria. A leitura é envolvente e rápida, é possível finalizar o livro em algumas horas, não é um enredo elaborado, ou cheio de lições, é engraçado em alguns momentos, mas não passa disto. Senti falta de emoção e personalidade nos personagens, acreditei que o enredo fosse mais surpreendente, só que a sensação que ficou foi de apenas mais uma leitura razoável, engraçada e nada mais.

Greg, o personagem principal e narrador, nos apresenta sua vida e acontecimentos na escola, fora dela e etc, além de seus objetivos e desafios a enfrentar. Infelizmente não simpatizei com ele, como aconteceu no filme e o que pensei que seria uma das minhas melhores leituras, acabou sendo apenas legal. Eu gosto de livros infantojuvenis, há vários títulos do gênero que me encantaram, e acredito que o meu descontentamento com Diário de um Banana, se deve ao fato de que esperei demais. 

Mas recomendo tirarem suas próprias conclusões, talvez minhas expectativas tenham sido altas e acabei indo com muita sede ao pote, acabou por sendo apenas uma leitura satisfatória, sem nada a acrescentar, não vi nenhuma grande lição e Greg me passou apenas a sensação de ser um personagem espertalhão, que quer tudo do seu modo, sem pensar nas consequências, que só se importa com ele mesmo. Enfim, foi interessante conhecer a versão que deu origem ao filme, mas entre os dois, ainda prefiro a versão cinematográfica.

2 comentários:

  1. Assim como você me decepcionei um pouco! não curto muito livros sem lições e sem aprendizado apenas engraçadinho sinto como se fosse tempo perdido :/ enfim esperava bem mais

    ResponderExcluir
  2. Sam!
    A série de livros é enorme e não li nenhum ainda, também não assisti o filme, mas meu sobrinho de 13 anos leu todos e só via ele rindo.
    Acho que é mais voltado para os infantis mesmo, porque ele diz que é ótimo, que se identifica com o protagonista e acaba rindo.
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!