Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

13/10/2015


Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576528
Ano: 2015
Páginas: 272
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Já mencionei algumas vezes, principalmente nas redes sociais, o quanto gosto de suspense e terror, li vários livros no estilo, alguns me agradaram bastante, outros nem tanto, e depois de tanto ponderar, finalmente li Caixa de Pássaros. Li de noite e conforme o tempo foi passando, a madrugada chegando, cheguei à metade do livro, minha intenção era lê-lo de uma vez, como diz a chamada na capa do livro, mas com o sono batendo na minha porta, precisei paralisar a leitura. Neste intervalo, quem disse que consegui dormir depois? Sim, Caixa de Pássaros de Josh Malerman, me deu medo, angústia e apreensão, eu fiquei refletindo sobre o que havia lido até então, imaginando qual seria a resposta, a conclusão do mistério deste enredo, além de ficar imaginando a aflição que os personagens passam. Você conseguiria viver em um mundo aonde é impossível abrir os olhos? 

Há quatro anos, Malorie treina os filhos para escutar além do que podem ouvir, para que um dia os três possam estar em segurança, o refúgio que estão não é mais seguro há muito tempo e Melorie precisa que os filhos escutem, que possam ajuda-la a chegar até a salvação. Mas será que ela os treinou bem? Os perigos do mundo além das paredes da casa, é aterrorizante, pode lhes enlouquecer, lhes machucar. A vida que Melorie tinha antes, é um passado distante, parece uma mera ilusão, um sonho. 

Foi inesperado, casos que pareciam isolados, até que tudo começou a piorar, alguma coisa estava enlouquecendo as pessoas, aqueles que eram acometidos pelo fenômeno, sucumbiam, muitas vezes atacavam as pessoas ao redor e também a si mesmo, e no fim a morte lhes fazia companhia. Conforme as noticias iam circulando, as especulações foram surgindo, aqueles que queriam se proteger, começavam a fechar os olhos, a selar as janelas, evitando olhar para o que estava ali, caminhando entre eles, fazendo com que machucassem umas as outras e se matassem apenas por olha-las. 

Melorie se recusava a acreditar nessas histórias, parecia que o mundo tinha enlouquecido, mas quando a tragédia lhe bate a porta, sua única saída é procurar ajuda, um local que pudesse estar segura, era preciso proteger não apenas a si, mas a criança que estava a caminho. Apesar do medo, Melorie consegue encontrar um novo local que pode chamar de lar, as pessoas que estão ali, seriam suas companheiras, seus novos amigos naquela situação inimaginável, aonde abrir os olhos será a sentença de morte. 

Depois de tudo que passou, dos treinamentos, da vigilância, Melorie sabe que tem uma chance, talvez a única em quatro anos, ela precisa ser forte para os filhos, viver reclusa não é uma opção e talvez só por um momento, Melorie possa enfim, mostrar as crianças uma vida além das paredes da casa, além do escuro das vendas que lhes cobre os olhos.

Caixa de Pássaros mexe com o psicológico do leitor, te faz refletir sobre o que tanto aflige Melorie e como ela pode conseguir escapar desse martírio. A narrativa do enredo é focada na terceira pessoa, mostrando o passado de Melorie e o presente ao lado dos filhos, com isto, podemos ter uma percepção do que esta por vir e o desfecho dos personagens que ajudaram Melorie, mas assim mesmo, Josh consegue surpreender seu leitor, deixa-lo com medo do desconhecido e ainda sim, torcer para que muitos dos acontecimentos não tenham aquela conclusão.  

A obra me deixou tensa, o terror e o suspense foram bem inseridos em minha opinião, já tinha um tempo que uma leitura não me deixasse assim, com o coração na mão, com aquele medo a flor da pele. Apesar das inúmeras pontas soltas deixadas no enredo, como em relação às criaturas, e o motivo do efeito devastador que produzem, conclui que gostei muito da proposta de Caixa de Pássaros, o suspense que acompanha a jornada de Melorie é intenso, cheio de mistério e cativante ao mesmo tempo; Os personagens me conquistaram, cada um com seu motivo, com sua tragédia e o espirito de sobrevivência. 

Enfim, se você procura um bom suspense, com pegadas psicológicas, recomendo a leitura de Caixa de Pássaros, o enredo criado por Josh Malerman, te fará ficar com medo de desgrudar os olhos desta obra. 

9 comentários:

  1. Olá,
    Que bom que você gostou da leitura. Esse foi o pior livro que li esse ano até agora. Odeio livros que terminam sem dar as devidas explicações. E sem falar que não acontecia nada, era páginas e mais páginas e nada. Infelizmente não foi para mim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sammy. Estou tentando entrar neste mundo de terror e horror dos livros, mas ainda não houve uma oportunidade, e estou me segurando para não partir à um e-book. Caixa de Pássaros possui uma história de epidemia, ou fenômeno, incrível, sua resenha me envolveu para o livro do começo ao fim. A sensação de medo e angústia percorreu pelo meu corpo a cada citação sobre o tal fenômeno, minha curiosidade aumentou para esta leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sammy! A um tempo venho fazendo uma lista com livros do gênero, e confesso que me interessei bastante por esse. A premissa é ótima, e todo esse negócio do fenômeno mexeu bastante comigo. O livro chamou realmente minha atenção e fiquei bastante curiosa quanto ao desfecho desse suspense todo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu li Caixas de Pássaros um pouco depois que foi lançado, e confesso que amei! Apesar da ponta solta sobre as criaturas ter ficado aberta, eu goste bastante do livro. Assim como você, eu queria ler o livro sem parar, mas tive que parar e terminar de ler no dia seguinte </3 Eu fiquei tão envolvido com a história que eu chegava a ver tudo como se estivesse acontecendo na minha frente. Sem falar que eu chorei com o final hsuahsu Antes de Caixa de Pássaros, eu já pretendia ler Silo, trilogia escrita também pelo Josh, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Sammy!
    Precisando de uma leitura assim, eletrizante e que mexa com meu emocional.
    Adoro thrillers psicológicos e poder acompanhar todo drama da protagonista está me deixando bem curiosa.
    “Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.”(Dinamor)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Até agora não vi ninguém criticar o livro Caixa de Pássaros o que em deixa mais ansiosa para lê-lo. Também fiquei atordoada para saber o que tanto perturba Melorie, o terror e suspense contidos no livro é animador para poder ler. Essa capa também é muito bonita.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro ta em minha lista de desejos desde que foi lançado, primeiro me encantei pelo nome imaginei mil e uma coisas que poderiam ser escritas por traz desse nome, aí quando li a sinopse uau me surpreendi, e venho me surpreendendo cada vez que leio alguma resenha por aí, fico feliz que tenha gostado da proposta do livro o que faz ele ganhar mais um ponto pra eu ler, porque as vezes o livro em se é bom , mas a proposta num é atingida e as vezes até meio confusa, e quero sentir essa aflição tabém não vejo a hora rsrs

    ResponderExcluir
  8. Faz muito tempo que estou querendo esse livro, vi muitos comentários super positivos sobre ele, acredito que irei gostar pois adoro livros com suspense.
    Sua resenha está muito boa, fiquei mais ansiosa ainda para começar a ler Caixa de Pássaros, preten lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  9. Terror/suspense não é muito o meu estilo li poucos livros do gênero mas esse posso considerar exceção =P De tanto as pessoas falarem desse livro me deu mais vontade de ler ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!