Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes

Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes

08/10/2015


Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581053042
Ano: 2015
Páginas: 96
Skoob
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.
Com pouco menos de 100 páginas, O Vilarejo de Raphael Montes, reúne sete contos que se ligam perante a história. São histórias macabras, violentas, uma obra voltada ao horror. A escrita de Raphael é fluida e cativante, o leitor envolve-se com os contos, mas mesmo assim, não há algo que de fato surpreenda. Quando terminei a leitura, pude concluir que dos sete contos, apenas dois realmente me agradaram, que foram Belzebu e Leviathan, o primeiro nos mostra a gula e loucura, a história de uma mulher desesperada, que comete uma barbaridade. Leviathan revela até onde a inveja move o ser humano, além de uma crueldade sem fim, sem arrependimento. Cada conto tem relação com os sete pecados capitais e mesmo possuindo características do horror, eu esperava muito mais de O Vilarejo. 

Não nego que a leitura é interessante, a escrita do autor muito boa, O Vilarejo é um livro que entretém, mas não passa disto, não há algo que surpreenda nos contos, ou que te faça sentir medo ou que a curiosidade fique à flor da pele. O prefácio e posfácio foram muito mais surpreendentes e misteriosos que os próprios contos, deixando aquele suspense no ar, o que na verdade eu esperava que tivesse na história de O Vilarejo... 

Acredito que se os contos fossem um pouco maiores, poderiam ter um desenvolvimento mais profundo, dando margem também ao suspense e terror, afinal, não espere encontrar histórias assustadoras, que te farão ficar com medo, mas sim, que te deixará enojado, os personagens são cruéis e violentos, as histórias cheias de sangue e barbaridades, ou seja, um horror puro, mais indicado para quem esta a procura de ler apenas este gênero, afinal, eu não encontrei o suspense, nem mesmo o terror que pensei que me depararia ao saber deste lançamento. 

Outro detalhe que preciso mencionar é a respeito das ilustrações, que são interessantes e condizem com os contos, sem dúvidas a edição da Suma das Letras está muito bonita e caprichada. Enfim, O Vilarejo é uma boa leitura que recomendo a cada leitor conhecer, mas é mais indicado para aqueles que curtem o horror propriamente dito, se assim como eu, você gosta mais de histórias misteriosas, com suspense e terror, O Vilarejo pode acabar não sendo o que você espera.

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. 29 anos, casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

10 comentários:

  1. esse livro parece ser a consagração do autor, sempre que vejo comentários enaltecem a grandeza da história para além do que poderia ser esperado
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy! Eu nunca li um livro te terror na minha vida :@
    Eu já tinha ouvido falar de algumas outras obras do Raphael, mas nunca parei para ler nenhuma resenha. E confesso que me surpreendi. Sempre fui apaixonada por contos, e ainda saber que eles tem uma pitada de realidade é ainda melhor e assustador rs. Esse sim é um terror que eu leria com orgulho, ainda mais com esse trabalho maravilhoso que a editora fez com ele. Procurei por mais fotos do livro para ver as ilustrações (pois é) e achei super legal os respingos de sangue nas páginas rsrs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Só tenho lido comentários positivos referente a esse livro e por esse motivo adicionei ele em minha lista de leituras e pretendo lê-lo em breve, apesar de eu não curtir muito livros de contos, acredito que por esse ser de contos de terror eu irei adorar. Sua resenha está muito boa e pretendo ler O Vilarejo em breve.

    ResponderExcluir
  4. Você me desanimou agora. Eu comprei esse livro porque vi todo mundo falando que era ótimo e que dava muito medo. Pelo jeito não é bem assim. Mas ainda espero gostar, mas já vou meio ressabiada hehe.

    ResponderExcluir
  5. Já faz algum tempo que eu estou interessado em O Vilarejo, por conta de como o autor criou esses contos. Além disso, vi muitos comentários positivos sobre a outra, o que acabou fazendo com que minha vontade de lê-lo crescesse. Vendo sua opinião, falando que o livro é bom, mas poderia ser melhor, eu confesso que fiquei um pouco desanimado. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sammy. Eu estou bem mais acostumado com estórias de mistérios do que aquelas que envolvem o terror. Mas, creio que O Vilarejo não será uma leitura decepcionante, principalmente por seus fortes elogios, a estória curta e a presença de ilustrações, este fatos unidos são dificilmente desagradáveis, para mim. Estou bem curioso para a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Você me deu expectativas diferentes das que eu tinha, acha que ia dar aquele medo todo, mesmo não sendo meu tipo de gênero favorito. O Vilarejo não parece ser do tipo de livro que eu leria por ser conto, eu sou muito difícil de lidar com contos, pelo fato de nem todos me entreterem. Porém sua resenha me ajudou a ver sobre um lado diferente do livro, levarei em consideração.

    ResponderExcluir
  8. Sammy!
    Adoro contos e de terror e mistério e suspense ainda mais.
    Fiquei contente em saber que ainda tem ilustrações.
    Adorei!
    “Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.”(Dinamor)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Vejo muitas criticas positivas a esse livro, confesso que não me chamou muita atenção, exatamente pelo motivo que vc falou de ter mais horror do que suspense, já avia visto outra pessoa dizer isso e não me interessei muito, mas eu leria sim só não colocaria como prioridade.

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia esse livro a um tempinho mas ainda não tinha me interessado por ele..é a primeira resenha que vejo e simplesmente me pegou..já quero ler..mais um pra minha interminável lista ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!