Resenha: Anna e a Trilha Secreta - Ana Lúcia Merege - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Anna e a Trilha Secreta - Ana Lúcia Merege

Resenha: Anna e a Trilha Secreta - Ana Lúcia Merege

07/11/2015


Edição: 1
Editora: Draco
ISBN: 9788582430804
Ano: 2015
Páginas: 84
Onde Compra: Amazon
Avaliação: 
Sinopse: Essa jornada mágica só ela pode trilhar
Anna sempre foi feliz entre os elfos da Floresta dos Teixos, mas, ao completar doze anos, começa a se dar conta de que é muito diferente de todos. Nem sua avó, uma caçadora experiente, e nem o xamã da tribo têm respostas para suas dúvidas.
Quando uma misteriosa coruja rouba sua bolsa de talismãs, a menina se aventura em uma jornada no coração da floresta, atravessando os territórios dos espíritos-guardiões da tribo. E é através das armadilhas e perigos da Trilha Secreta que tudo o que aprendeu até hoje será posto à prova.
Anna e a Trilha Secreta, escrito por Ana Lúcia Merege e ilustrado por Ericksama, é o primeiro livro a mostrar um outro lado do fantástico universo de Athelgard. Agora pelo olhar dos mais jovens, visite a magia e a imaginação que encantaram os leitores de O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos e O Tesouro dos Mares Gelados. Mas cuidado para não se perder. Siga o seu coração e nos diga o que há no final dessa trilha.
Recebi Anna e a Trilha Secreta por Book Tour, quando foi anunciado o livro viajante dessa história, fiquei interessada em conhecer, afinal, tenho um apreço por este gênero literário e esta obra prometia uma aventura magica e encantadora. Não vou negar que Anna e a Trilha Secreta realmente cumpre o que promete, no entanto, infelizmente não consegui-me conectar totalmente com a história. Ana Lúcia tem uma escrita fluida, suas descrições são boas e podemos perceber a magia da fantasia nas páginas de Anna e a Trilha Secreta, mas assim mesmo, senti que faltou alguma coisa a mais para que a obra me ganhasse por completo, além disso, um detalhe muito importante me desagradou no livro e é algo que as editoras devem ter atenção na hora de fazer a formatação de qualquer livro: Diagramação.

Anna sabe que é diferente de seus amigos e familiares da Floresta dos Teixos e essas dúvidas, sobre quem de fato ela é, aumentam a cada dia, mesmo procurando ajuda entre as pessoas queridas, Anna não obtém as respostas que tanto procura. Quando uma coruja rouba a bolsa do xamã da vila, a qual Anna estava incumbida de tomar conta, a jovem parte para uma jornada atrás da coruja. No entanto, a aventura de Anna, a leva para a Trilha Secreta e nesta caminhada, a jovem aprenderá grandes lições e quem sabe, as respostas que tanto procura.

A diagramação de Anna e a Trilha Secreta deixou muito a desejar, a começar pela fonte, que apesar de serifada (são fontes que possuem pequenos traços nas extremidades, usadas especialmente em livros, revistas e jornais, pois dão a impressão que tenha uma “linha ou caminho”, seu olho segue essa “linha” formada pela serifa), não é confortável para leitura (senti muito desconforto durante a leitura e deixei várias vezes o livro de lado), o espaçamento entre as linhas também não ajudou, estava muito pequeno, deixando a leitura ainda mais desconfortável. 

Mesmo com a escrita fluída de Ana Lúcia, não consegui me envolver totalmente com o enredo e o motivo, acredito que tenha sido por conta de eu não estar imersa no Mundo de Athelgard, a qual Anna e a Trilha Secreta faz parte; Esta obra integra a série, que começou com O Castelo das Águias e A Ilha dos Ossos , ou seja, Anna e a Trilha Secreta, faz parte dos contos que vão integrar a história como um todo, a qual teve inicio com os livros citados acima, por conta deste detalhe, alguns pontos de Anna e a Trilha Secreta ficaram um pouco vagos, deixando a sensação de que alguma parte do enredo estava faltando e que me deixasse mais envolvida; Por isso mesmo, acredito que se eu tivesse lido os dois primeiros livros, ou só mesmo O Castelo das Águias, a leitura de Anna e a Trilha Secreta seria mais proveitosa e safisfatória. 

Mas apesar dos pontos que citei, tenho que dizer que o mundo fantástico criado pela autora é interessante, cheio de significado e aprendizado, fiquei sentida por não ter gostando tanto do livro, afinal, vi um potencial incrível nesta série e na própria escritora. A jornada que nossa protagonista, Anna, vivência, é muito legal, com bastante magia, seres mágicos e bons personagens, para quem gosta de fantasia, a série Mundo de Athelgard (englobando todos os livros e contos) é uma boa escolha e pretendo ler os primeiros livros para conhecer mais, afinal, fiquei interessada nesta série. 

Outro detalhe de que gostei bastante, foram as ilustrações de Ericksama, que dão uma sutileza e ainda mais beleza ao livro. Apesar das críticas citadas, recomendo sim Anna e a Trilha Secreta, principalmente para os fãs desta série.

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. 29 anos, casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

5 comentários:

  1. Oi, tenho vontade de ler esse livro, mas sempre fico em dúvida se vou ou não gostar.
    Beijos

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sammy!
    Li esse livro no booktour também e gostei demais, logo me envolvi com as personagens e todo enredo, mesmo não tendo lido os livros anteriores.
    As ilustrações são mesmo de arrasar.
    “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” (Madre Teresa de Calcutá)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sammy.
    Eu estava empolgada em ler o livro, porque a capa é linda e a sinopse bem interessante. mas quando você falou sobre a diagramação, eu já mudei de ideia. Sou meio cegueta e essas coisas atrapalham muito quem tem problemas de vista como eu. É uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Achei uma gracinha o livro, e a serie deve ser muito boa e com muita aventura, pena que teve todos esses pontos baixos que você citou, e tinha tudo pra ser muito com com esse enredo, mais mesmo assim quero ler , gosto muito do gênero, e é mais uma leitura da curtir com minha filhota.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... parece ser tão agradável de ler!
    Acho que daqueles livros com fácil leitura, que você se apegar aos personagens e que a historia nunca acabe.
    Não conhecia o livro mais gostei de ta conhecendo

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!