Resenha: Jardim de Escuridão - Bianca Carvalho

08/12/2015


Edição: 2
Editora: EraEclipse
Ano: 2012
Páginas: 308
Avaliação:  
Onde Comprar: Amazon, Loja EraEclipse
Sinopse: "Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..."
Quando Faith Connor recebe uma carta deixada por sua avó, após a morte da mesma, contendo um último pedido, ela não esperava que sua vida ganharia um rumo inesperado.
Detentora de um dom especial de compreender as flores, cujos significados lhe fornecem visões de acontecimentos futuros, ela atende o pedido da avó, levando uma flor especial a seu túmulo e acaba conhecendo Rowan Allers, um homem atormentado pela morte da irmã, assassinada por um serial killer.
Sentindo uma estranha conexão com aquela história, Faith o ajuda a investigar, sem nem saber que seus destinos estavam ligados de forma perigosa e até fatal.
Sabe quando você está ansioso(a) para começar uma leitura, mas tem uma pilha grande de livros na frente e assim mesmo você não resiste e mergulha a fundo nessa história? Foi exatamente assim que me senti com Jardim de Escuridão, que chegou recentemente e que não saia da minha cabeça, me vi pensando em seu enredo, sobre os mistérios que iria encontrar, afinal, eu já tinha lido outro livro da autora Bianca Carvalho, Horas Noturnas e sabia que ao escolher Jardim de Escuridão, encontraria tudo que aprecio em uma história, suspense, mistério, romance, elementos sobrenaturais e místicos; Não consegui-me conter e furei minha fila de leituras e claro, não me arrependi da minha escolha, até porque Jardim de Escuridão é uma leitura mágica, maravilhosa, intensa e surpreendente, fiquei contente de dar essa brecha na minha fila de leitura e lido mais uma obra de Bianca Carvalho, tenho algumas ressalvas para este livro, mas tenho que admitir, Jardim de Escuridão foi um balsamo, uma leitura que eu estava ansiosa para conferir e agora com o livro finalizado, tenho a urgência de ler o segundo livro o quanto antes!

Faith carrega consigo uma amargura terrível, ela se culpa pela tragédia que se abalou em sua vida e por conta disto, afastou todos que a amavam. Com a morte de sua avó, Faith tem a intenção de guardar novamente a tristeza para si, mas apesar de ter partido, Lolla teve planos diferentes para neta. Antes de morrer, Lolla escreveu três cartas, cada uma para uma neta diferente, para ser aberta em um dia especifico, cada carta possui um pedido e com ele, a chance de suas meninas mudarem seu destino, trazendo boas novas. Faith é a primeira a receber a carta e nela um pedido inusitado, mas que resolve aceitar.

Cada mulher da família DeWitt possui um poder místico, Lolla tinha premonições, mas Faith acabou perdendo a fé que tinha nos dons de sua família, quando Lolla não conseguiu impedir a fatalidade que ocorreu no passado. Faith também possui uma habilidade especial, com suas flores, ela consegue saber exatamente qual deve presentear uma pessoa, seja para momentos alegres ou tristes, muitas vezes, seu dom também trazia mensagens de alerta a através das flores e por saber interpreta-las, Faith sabia o que estava por vir e sempre era inevitável. Depois que perdeu quem mais amava, a jovem acabou se distanciando de sua habilidade, mas ao atender o pedido de Lolla, Faith tem uma grande surpresa, quando seu dom se manifesta novamente e com ele, conhece Rowan Allers, um homem angustiado com a morte da irmã. No entanto, o novo caminho que Faith começa a trilhar é obscuro e cheio de segredos, ela precisa ser forte para suportar as provações e finalmente ser feliz. 

Jardim de Escuridão possui um mistério cativante, desses que te deixa sedento por mais, querendo desvendar as pistas deixadas nas entrelinhas e claro que algumas delas, vão dando a resposta se você for atento as flores de Faith e seus significados; Gostei bastante do fato que a autora uniu os significados das flores para esta história, fiquei encantada com esse detalhe e para mim é fascinante o que cada uma significa, por isso senti que faltou um glossário no final do livro, com esse simbolismo, por mais que na abertura dos capítulos seja um nome de uma flor e tenha seu significado, acredito que com o glossário no final, deixaria a edição mais rica e ainda mais especial.

Bianca Carvalho possui uma escrita deliciosa, fluida e direta ao ponto, fiquei envolvida com o enredo logo nas primeiras páginas, senti uma diferença entre este livro e Horas Noturnas, e acredito que deve-se pelo fato de que Jardim de Escuridão foi a primeira obra da autora e por mais que eu tenha gostado da leitura, Horas Noturnas ainda é meu favorito, mas Jardim de Escuridão não fica para trás, afinal, seus personagens, sua história, são encantadores, eu me vi ansiosa para descobrir cada segredo, cada mistério e gostei bastante dessa atmosfera tensa e sombria que Bianca Carvalho incorpora em seus livros, eu particularmente, adoro livros com essa temática e acabo não largando a obra antes que chegue ao fim. Mas não posso deixar de comentar, que algumas situações no enredo acabaram perdendo pontos comigo; O romance apesar de bem bonito e fofo, aconteceu rapidamente, compreendo a intenção da autora, sobre o destino e a predestinação, mas assim mesmo, foi instantâneo demais em alguns momentos, o final dos “vilões” foi abrupto também, eu esperava um pouco mais e não algo tão direto, em algumas partes da história, é muito frisada certas situações, o que acabou deixando repetitivo (por exemplo, muitas vezes era citado que Faith tinha tido um passado doloroso, - não revelarei qual é, para deixa-los mais curiosos - , que sofrerá bastante e que não estava preparada para o romance, entendo que a intenção era sensibilizar o leitor, mas ficou incessante). No entanto, com a leveza e emoção que autora empregava em suas palavras, esses pontos em especial, acabam sendo sim sendo ofuscados, pois como mencionei, Jardim de Escuridão é uma leitura que vai te envolver bastante, é tão fascinante, que você fica cativado por cada pedacinho da obra e seus personagens.

Como é de costume meu, sempre visito o Skoob de cada livro após a leitura, seja para ler novamente a sinopse, ou ver a capa (sim mania estranha) e claro que não pude deixar de passar nas páginas de Versos Sombrios e Sabores Mortais, cada um protagonizado por uma DeWitt diferente, o segundo livro (Versos Sombrios), será com Cailley, uma personagem que me surpreendeu em Jardim de Escuridão e confesso, estou ansiosa para ler o quanto antes. Apesar de cada um dos livros serem destintos e com histórias diferentes, eles se conectam, por tanto, aconselho a ler na ordem, principalmente em relação a Versos Sombrios, pois pelo que compreendi de sua sinopse, um fato importante que aconteceu em Jardim de Escuridão, será o ponto-chave do segundo livro, por isso, fica minha recomendação de seguir a ordem cronológica e claro, leiam os livros de Bianca Carvalho, uma autora nacional incrível, que sabe como conquistar seu leitor com suas palavras doces e deslumbrantes! 

Antes de finalizar a resenha, quero também ressaltar o trabalho editorial da editora Era Eclipse, o acabamento interno é ótimo, a diagramação está muito bonita, com detalhes nos capítulos, primeira letra em destaque, as folhas também possuem detalhes lindos e gostei da fonte escolhida, confortável para leitura, quanto a revisão, não encontrei nenhum erro aparente, por tanto, mais um ponto para editora, que arrasou na edição!

9 comentários:

  1. Olá!!
    Tem livro que é bem assim mesmo, parece que te chama a lê-lo com urgência, e você acaba colocando na frente da lista, e que bom que o livro superou suas expectativas, muito bom mesmo. Amei sua resenha me fez ficar encantada por esse livro, quero muito conhecer a magia dessas irmãs, que pelo que vejo começa muito bem com a historia da Fith, e como não li nada da Bianca ainda espero começar por esse livro. Bjocas!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre furo Cila dos meus livros quando chega um daqueles que eu não consigo tirar da cabeça! Super te entendi....
    Eu gostei da premissa do livro ele tem tudo que eu gosto em um livro fantasia e suspense!
    Esse é o primeiro de JMA série isso?! Serão quantos livros?! Um para cada neta?!
    Um beijo.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sammy
    O livro parece ser mesmo encantador, mas acho que nada como ler na ordem, por mais que falem que são livros independentes. Já ouvi muitos elogios da Bianca, assim como você o fez, só não sei se o livro me chama muita atenção. Quem sabe um dia me anime.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Sammy, também tenho grandes expectativas com o livro da Bianca, também solicitei esse livro para ler por conter um história bem legal das três irmãs. Horas noturnas tbm foi um livro que foi uma leitura perfeita. Bianca tem uma ótima escrita e cria boas tramas. Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Ola Samm adorei essa premissa do livro, a capa está linda e esse tom de mistério e sobrenatural já me ganhou, li muitos elogios a escrita da autora. Pena que o romance aconteceu rápido demais, e muitas vezes não convence o leitor. Mas vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Ola´´a
    Nossa, bela resenha e essa capa é linda mas realmente não sou fã do gênero apesar do enredo estar bem legal e tudo mais, dessa vez vou deixar a dica passar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro Jardim de Escuridão, mas achei a capa tão linda e a sinopse me chamou a atenção tb.
    Adorei conhecer mais do livro da Bianca Carvalho e saber que sua escrita é tao elogiada.
    Amo historias com mistério e esse ainda tem um aura de sobrenatural que eu adoro tb. E vai ser legal saber mais das flores, sempre gostei, mas nao sabia que tinham um significado.
    A ideia do glossário é boa mesmo, quem sabe nas proximas ediços a editora coloque ne?
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam.
    Eu não tenho essa coisa de furar fila, so me dou a seguinte ordem: qual é minha vibe de leitura????? Dai escolho e começo, algumas vezes abandono por motivos aleatórios mas depois volto.
    Já vi algumas resenhas sobre "Horas Noturnas", e essa de "Jardim de Escuridão", mas todas so me mostram o quanto vou gostar da autora. Confesso não saber que esse livro possui continuação e isso me deixa um pouco triste, já que so consigo efetuar uma leitura se todos livros estiverem juntos, mas enquanto isso, vou programando para ter em minha estante e lê-los, assim já vou começando a me familiarizar com a escrita de Bianca.
    Amo historias com toda descrição de mistérios, suspense, místico e a te romance, entao não acredito que não deva gostar do livro.

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Sammy!
    Deve ser um dom bem interessante poder conversar com as flores.
    Entendo porque se envolveu tanto com o livro e confesso que também fiquei com vontade de ler.
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!