Retrospectiva Literária 2015

31/12/2015


Mais um ano chegou ao fim e com ele, a Retrospectiva Literária! Criado pelo blog Pensamento Tangencial, consiste em uma série de perguntas sobre as leituras do ano! Olhando meu resultado final, fiquei um pouco chateada por não ter chegado perto dos resultados ou ultrapassado ano passado, a qual li bem mais. No entanto, estou contente, li gêneros diversificados e mesmo que não tenha atingido minha meta, creio que fechei bem 2015. Curiosos? Então vem comigo:

A aventura que me tirou o fôlego


A Ilha de Bowen foi um dos meus livros favoritos esse ano. Unindo uma boa aventura, personagens cativantes e muito mistério, a obra de César Mallorquí é um prato cheio para quem gosta do gênero. Não tive dúvidas, A Ilha de Bowen ganhou nesta categoria! Resenha.

O terror que me deixou sem dormir


Caixa de Pássaros era um livro que eu estava louca para ler e quando finalmente tive essa oportunidade, amei cada detalhe, fiquei apreensiva e li quase sem parar, mas como era tarde e o sono bateu, fiquei que dar uma pausa. Mas quem disse que consegui dormir depois de ter lido quase o livro todo? Minha cabeça martelava tentando compreender os segredos deixados, cada pista, cada passagem, esta obra é uma das minhas queridinhas e gostei demais! Resenha.

O suspense mais eletrizante


Alameda dos Pesadelos é um suspense sem igual, com bastante mistério, cenas eletrizantes e ótimos personagens, o final, me surpreendeu muito, a Karen criou uma história tão incrível que não poderia ficar de fora da retrospectiva. Resenha.

O romance que me fez suspirar


Demorei muito para ler essa saga e mesmo assim, fui conquistada pelo enredo criado pela Kiera Cass, ri, me emocionei, fiquei com o coração na mão e suspirei muito com este livro! A Seleção e todos os demais livros tem um espaço especial no meu coração, pretendo ler mais livros da Kiera e estou ansiosa para ler o fechamento dessa saga! Resenha.

A fantasia que me encantou


Fiquei em dúvidas se Lilac se encaixaria nesta categoria, mas como a obra possui elementos fantásticos, e como não li nenhum outro livro do gênero (além de ter gostado muito da história), Lilac foi a minha escolha. Além de unir elementos de fantasia, a obra também traz muita sensualidade e romance. Resenha.

 A saga que me conquistou


Como comentei lá em cima, esta série me encantou. Todos os livros possuem algo que gostei, claro que tive algumas ressalvas para a história, mas desde Harry Potter, nenhuma outra série tinha me conquistado, e a Saga A Seleção, me trouxe todos os sentimentos que tive ao ler Harry Potter, fui conquistada de uma maneira única, sofri tanto com A Elite, que pensei que não iria me recuperar para ler A Escolha, mas li todos os quatros livros, e até A Herdeira me conquistou! Leia a resenha de todos livros e contos da série: (www).

O livro que me fez refletir


Dificilmente leio livros de auto-ajuda, mas os que possuem dicas de organização, me deixa curiosa, então ao ler Vida Organizada, refletir sobre muita coisa e consegui por em pratica várias dicas que o livro propôs. Resenha.

O livro que me fez rir


Como não amar Minha Vida Dava Um Livro? O melhor livro interativo já criado, afinal, tem tudo que os leitores mais amam, foi muito divertido fazer as atividades, estou ansiosa para o próximo da série! Resenha.

O livro que me decepcionou


Algumas leituras acabam não conquistando os leitores, seja por quais motivos, nem sempre teremos boas leituras. Esse ano tive algumas decepções, mas o que mais me irritou foi Elena - A Filha da Princesa, além de ser cheio de clichês, ainda pecar em personagens chatos e romance sem sal, não consegui gostar desse livro, eu tinha boas expectativas, mas infelizmente, nenhuma delas foi suprida. Resenha.


O livro que me surpreendeu


Kitty foi o segundo livro da autora Elle.S que eu li, o primeiro, Contato Imediato, foi uma leitura regular, então comecei Kitty sem esperar muito, mas qual foi a conclusão? Kitty me surpreendeu de todas as maneiras, a escrita da autora evolui muito, os personagens foram cativantes e a originalidade da obra foi o ponto mais positivo. Kitty também entrou para os meus favoritos! Resenha.

O livro que devorei


Foram cinco horas para ler Inverso! Praticamente devorei, afinal, a escrita da Karen é uma delicia, o enredo maravilhoso, não consegui largar antes do fim, estou louca para ler Reverso! Resenha.

O livro que abandonei


Ganhei Dark House de amigo secreto em 2014, estava ansiosa para ler, pois prometia bastante terror, um dos meus gêneros favoritos, mas infelizmente, este elemento foi ofuscado por um romance fraco, personagens rasos e trama enfadonha, cheguei a página cem, dei um tempo na leitura, mas não tive mais vontade de ler... Além de Dark House, também abandonei Não Olhe para Trás, por motivos parecidos com os descritos acima.

A capa que amei


Piratas é uma coletânea de contos aonde os mais diversos piratas são os protagonista, a capa é linda demais, as cores combina perfeitamente com a arte! Resenha.

 O thriller psicológico que me arrepiou


Eu Vejo Kate foi um dos melhores livros policiais que li, a história é instigante, envolvente e ao mesmo tempo forte, fiquei abalada demais com este livro, pois a trama é tão intensa que mexe com o leitor. Resenha.

O(a) personagem do ano


Apesar do Professor ser um tanto ranzinza, ele acaba conquistando o leitor por sua inteligencia, coragem e perspicácia. O Professor Ulisses Zarco faz parte dos protagonistas de A Ilha de Bowen.

O casal perfeito


Meu casal queridinho do ano: America e Maxon, adorei esses dois! America e Maxon vivem um verdadeiro conto de fadas, com muita emoção, paixão e romance!

O(a) autor(a) revelação


Josh Malerman, autor de Caixa de Pássaros é a minha escolha de 2015. Sua obra é tão diferente, traz todos as características que amo em um suspense e fez com que o leitor tivesse medo do aquilo que esta a sua frente. Já pensou viver em um mundo onde é preciso fechar os olhos para sobreviver? Abrir os olhos não é uma opção e será fatal.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras


Minha amiga e parceira, Karen Alvares foi a autora que mais esteve presente nas minhas leituras, seja por livros ou contos e não é para menos, Karen escreve super bem, adoro suas histórias e pretendo ler ainda mais obras dela!

O gênero literário que mais li


Infelizmente, o Romance é um gênero que tem me desgastado, estou farta de livros com essa pegada, principalmente os romances com erotismo. Gosto de romance, mas quando ele acaba sendo o foco, quando muitas vezes deve ser o plano de fundo, acaba me deixando frustada, muitos livros que li tinham essa pegada, a sinopse prometia uma coisa, mas o que acontecia? O Romance era o foco principal e eu acabava não curtindo. Acredito que preciso dar um tempo neste gênero...

O gênero literário que preciso ler mais


Terror é um dos meus gêneros favoritos, assim como o suspense e policial, mas preciso ler mais livros do gênero, principalmente para dar uma diferenciada.

O melhor livro nacional


Foi um pouco difícil escolher o melhor nacional que li este ano, li ótimos nacionais, muitos me conquistaram, mas Eu Vejo Kate se sobressaiu, como já comentei acima.

O melhor livro que li em 2015


Outro livro que também se sobressaiu na minha opinião, foi Caixa de Pássaros! Alguns gostam, outros não, mas eu amei mesmo, o suspense é um dos meus gêneros favoritos e Caixa de Pássaros me proporcionou um bom suspense, bons personagens e muito mistério, e para mim, ele foi o melhor livro que li este ano!



Diferente de 2014, neste ano li bem menos, fiquei desanimada nos últimos meses e com isso minhas leituras ficaram de lado, mas assim mesmo, gostei do meu resultado.

A minha meta literária para 2016 é


Sim! Quero ler mais e-books em 2016, já fiz minha meta de leitura e inclui vários e-books que comprei, espero poder cumprir essa meta!

***

E vocês? Gostaram da retrospectiva? Leram alguns dos livros acima? Comentem o que acharam!

7 comentários:

  1. Olá
    Não conhecia essa retrospectiva, mas adorei. Eu li pouco em 2015, principalmente depois que o filhote nasceu. Foi difícil nos primeiros meses fazer qualquer coisas que não fosse dormir quando ele dormia. Depois dessa fase, consegui voltar a ler e li livros ótimos. Adorei suas leituras. Estou louca para ler Caixa de Pássaros e a série A seleção está na minha meta de 2016. Um grande beijo e feliz ano novo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. awnn adorei a sua.
    eu to querendo ler a seleção em breve e menina caixa de pássaros entrou no meu thiriller pq olha o livro bom. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Hey, Sammy!
    Quantas leituras, hein! E acredita que quase batemos o mesmo número de livros lidos? Você fechou com 65 e eu com 64 livros em 2015, rsrs.
    Bom saber que algumas leituras surpreenderam e te cativaram tanto! Já perdi as contas de quantas vezes tentei me decidir entre ler A Seleção ou não, mas são sempre comentários tão alternados que eu fico insegura de começar a ler. Principalmente porque reclamam da América às vezes ser meio irritante, e eu não me dou bem com protagonistas assim, mas, não sei; um dia, quem sabe?
    Nem estou muito ligada nessa onda de livros interativos, mas depois da sua resenha, admito que estou interessada em Minha Vida Dava um Livro; a proposta, ao menos, me atrai mais do que a de outros livros, e parece ser realmente de ser preenchido. Uma pena que Elena tenha decepcionado tanto, mas nem todo livro e personagens em geral funcionam para todo mundo - inclusive, como já disse antes, acredito que também não vai funcionar comigo só pelo Luka e sua postura mais irritante, então vou passar longe dele mesmo, rs. Vou ficar apenas com a boa impressão da leitura de Simplesmente Ana mesmo, até porque o livro já fechou bem para mim apenas no primeiro volume, não sinto necessidade de ler os outros da "trilogia". A capa de Piratas é realmente linda, uma mistura de elementos e cores muito bem feita! E estou bem interessada na leitura de Inverso também, quero conhecer a narrativa da Karen. Também li muito romance esse ano, mas eu sou apaixonada pelo gênero, apesar dos clichês, então estou de boa, rs. Mas quero investir mais em romance policial e fantasia em 2016, principalmente entre os e-books acumulados no meu app do Kindle; foram tantas compras inéditas esse ano, mas estou com pelo menos uns 90 não lidos. Desespero define, rs, portanto também compartilho da meta de ler mais e-books em 2016.
    Beijos e que o novo ano seja de muitas boas leituras, paz, saúde e felicidade para você e toda sua família!

    Sâmmy
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammmy, tudo bem?

    Gostei bastante da sua retrospectiva... e adorei as imagens que você fez, ficaram lindas!! Adoro a série "A Seleção", mas só li até "A Escolha" e não pretendo ler os outros livros. Tentei ler "Caixa de Pássaros" duas vezes em 2015, mas não funcionou... mas vou tentar, porque o livro me chama bastante atenção... e tem uma premissa ótima! Quero muito ler "Lilac" e "Eu Vejo Kate".

    Feliz 2016!! Que esse novo ano seja repleto de realizações!! Muita paz, alegria, saúde!! Tudo de bom!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Fomos compatíveis em vários livros e sagas rsrs! A Seleção, Caixa de Pássaros e autor revelação! Só não me senti feliz lendo A Herdeira, mas tá valendo! Adorei a sua seleção e gostei do livro que você escolheu como Thriller Psicológico. Os demais eu ainda não li, mas 2016 é um ano de novas oportunidades!
    Um ótimo ano novo e muito sucesso!
    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sammy!
    Não sou de fazer retrospectivas, mas adoro ler as dos outros blogs.
    Adorei sua retrospectivas, livros de todos os gêneros, muito boa mesmo.
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy!
    Que linda ficou a sua retrospectiva! :D
    Não li nenhum dos livros que você citou. Mas vou procurá-los. :)
    Obrigada por ter participado de mais uma Retrospectiva Literária!
    Espero que 2016 seja um ano de ótimas leituras para nós! \o/
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!