Resenha: Mistério no Museu Imperial - Ana Cristina Massa - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Mistério no Museu Imperial - Ana Cristina Massa

Resenha: Mistério no Museu Imperial - Ana Cristina Massa

15/01/2016


Editora: Biruta
ISBN: 978-85-7848-161-2
Páginas: 168
Avaliação:    
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Um grupo de meninos e meninas em busca de desafios - os Invencíveis. Assim eles se autodenominam para enfrentar outros grupos em jogos e disputas na internet. A aventura começa numa visita com a escola ao museu imperial de Petrópolis, onde compraram um quebra cabeças de três mil peças. Na tentativa de montá-lo o mais rápido possivel. Os invencíveis percebem que estão diante de um mistério que poderá levá-los a um desafio maior uma investigação que é um verdadeiro quebra-cabeças. a curiosidade os faz voltar a Petrópolis e ao Museu Imperial. antiga residência de verão de D.Pedro II e procurar as informações do presente e também do passado - que ajudem a desvendar o mistério.
Que tal embarcar em uma aventura ao lado de uma turminha divertida e corajosa? Em Mistério no Museu Imperial, da autora Ana Cristina Massa, vamos conhecer Gênio, Goma, Isa, Sofia e Jonas, Os Invencíveis, que sempre estão dispostos a embarcar nas mais diversas jornadas. Com uma escrita leve e dinâmica, a autora nos brinda com um enredo cheio de referências, uma ótima escolha para o publico infantil e juvenil, além de ser uma boa opção para os leitores mais velhos, afinal, como o enredo encanta e envolve o leitor, mesmo tendo uma narrativa e descrições mais simples, perfeita para obras infanto juvenis, Mistério no Museu Imperial, vai agradar ao público de todas as idades.

Após visitarem o Museu Imperial, Gênio decide levar um quebra-cabeças de três mil peças, o novo desafio dos Invencíveis, a cada semana, o líder do grupo deve entreter o grupo com um novo jogo e desta vez, aquele que montar o quebra-cabeças, será o novo líder dos Invencíveis, ditando todas as regras. No entanto, o que deveria ser mais um passatempo divertido para Gênio, Goma, Isa e Sofia, acaba sendo o inicio de um mistério ainda maior. O quebra-cabeças possui um elemento diferente, que não deveria estar ali, algo que intriga os Invencíveis e para desvendar esse mistério, o grupo decide voltar para o Museu, afinal, ali deve estar todas as respostas deste grande segredo. Para ajudar os Invencíveis, Jonas se une ao grupo e perceberá o quanto essa aventura longe do campo de futebol, lhe trará recordações valiosas e novos amigos.

Este é o primeiro livro da série Os Invencíveis, ou seja, nesta obra vamos saber mais dessa turminha e como a amizade deles é forte, mesmo com alguns obstáculos. Os leitores mais jovens irão se identificar com o grupo e os mais velhos ficarão admirados com eles; Gostei bastante dos Invencíveis, até mesmo a Isa, a mais chatinha, meio mandona, como diria o Goma, é uma personagem maravilhosa, mas o destaque vai mesmo para o Gênio, líder dos Invencíveis, um garoto perspicaz, esperto e que adora jogos, e Goma, o mais divertido do grupo, seu apelido se deve por seu peculiar vicio em chicletes, Goma tem uma imaginação fértil e com isto traz a ainda mais leveza ao enredo, suas cenas são mais divertidas e depois de conhece-lo, você vai querer experimentar os mais diversos sabores de chiclete.

Como mencionei, o enredo, sua narrativa e até mesmo conclusão, são simples e diretas, isto é um o ponto ao mesmo tempo positivo e negativo, digo negativo, pois eu queria um pouco mais de elaboração por parte do mistério e até saber mais sobre o vilão, mas compreendo que em livros neste gênero, o enredo não é necessariamente elaborado, afinal, o público-alvo pede histórias mais simples e diretas, já que nesta idade que se começa o apreço pela leitura e se for ao contrário, pode acabar afastar o jovem leitor, por isso digo que esta característica de Mistério no Museu Imperial é uma faca de dois gumes, pois o leitor mais velho pode acabar esperando mais; No entanto, apesar disto, a obra entretêm e é divertida, por tanto, recomendo sim a qualquer leitor, independente da idade.

Outro ponto muito legal nesta obra, é o Caderno de Curiosidades no final do livro, com plantas do Museu, curiosidades históricas sobre o Brasil e imagens do interior do Museu, local em que a história é o foco, temos até a foto da Carruagem de Gala, que os Invencíveis se esconderam para desmascarar o vilão! Quanto ao trabalho editorial, a Biruta está de parabéns, a diagramação é simples, mas bonitas, a revisão um primor como sempre, não encontrei um único erro. A narrativa de Mistério no Museu Imperial é feita em terceira pessoa, com foco nos Invencíveis, os capítulos possuem um bom tamanho e cada um fecha com um gancho ótimo, que incentiva o leitor a querer ler mais!

7 comentários:

  1. Oii.
    Bem legal sua resenha, explicou os pontos certos. E isso acho ser crucial pra uma resenha, parabéns.

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha,muito legal a premissa do livro...
    mais uma leitura para 2016
    adoro livros assi,amei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sammysam!
    Vi sobre esse livro no blog de uma amigo e achei bem legal! Não combina comigo, mas com certeza conquistaria o público alvo! Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Sammy adorei conhecer um pouco desse livro e lembrei dos livros da autora nacional Eunice Maciel, que adoro!!!

    Nesse link vc encontra as três resenhas que fiz de seus livros, todos para o público infanto-juvenil, são maravilhosos e para um público mais velho ele dá uma sensação de saudosismo.
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2015/11/cuidado-onca-eunice-antunes-maciel.html

    Ótimo saber que a série Os Invencíveis tem uma linguagem leve e dinâmica e que suas referências são interessantes e aducativas. Acredito que o mistério seja na medida certa para o público alvo. Quando leio livros assim costumo ver ou tentar com os olhos de um jovem. Enfim adorei acompanhar suas impressões. Beijos e parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá... tudo bem??
    Bom eu não curto muito histórias de fantasia... mas não posso negar que leio algumas coisas quando chamam muito a minha atenção... porém a sua resenha ficou muito da hora... você falou as coisas que rolou na medida certa... acredito que para que curte esse tipo de narrativa ficou vontade de se aventurar com toda a certeza nesse livro... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sammy, adorei a resenhe desse livro, gosto de conhecer novos livros de fantasia e ler com meus filhotes em casa, e com certeza Os Invencíveis devem ser uns fofos, é o tipo de livro que lembra a infância. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oie
    que gracinha a capa e o tema, fiquei curiosa pois adoro esses temas mais juvenis, sua resenha está ótima e é uma boa dica para quem curte, que bom que gostou da leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!