Três dicas para proteger o seu blog - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Três dicas para proteger o seu blog

Três dicas para proteger o seu blog

17/02/2016


Recentemente, tivemos um trágico acontecimento na blogosfera literária, nosso colega o Desbrava(dores) de livros, tive sua conta invadida, o blog e postagens excluídas, foi um dia de revolta e tristeza para todos, amigos e colegas, afinal, ver todo o trabalho de um colega ser perdido, deixa a todos chateados; Felizmente, os Desbrava(dores) de livros, conseguiram recuperar seus seguidores e o blog (o endereço), e sei que irão voltar ainda mais fortes, mostrando toda sua garra, estamos todos mandamos forças aos Desbrava(dores) de livros

Depois do ocorrido, fiquei pensando em uma maneira de ajudar aos blogueiros a tornarem suas contas e seus blogs mais seguros, por isso, reuni alguns dicas que eu mesma utilizo e espero que sejam úteis para todos, tantos para os novatos na blogosfera, quanto os veteranos.
1: Utilize a verificação em duas etapas em sua conta Google

Se você tem uma conta no Google e a utiliza no Blogger, vale muito a pena utilizar o recurso de Verificação em duas etapas. Como é: Além de logar com sua senha habitual, o Google lhe enviará um código via sms ou viva voz, para que você entre em sua conta. A cada login, é enviado um código diferente para seu celular e ainda tem a opção de selecionar um computador confiável para não precisar utilizar varias vezes essa opção, ou seja, em qualquer outro PC que não for o que você escolheu como confiável, será necessário utilizar a verificação em duas etapas, este código só será enviado para o seu celular, tornado assim sua conta mais segura. Para ter ainda mais segurança, você tem a opção de também selecionar um telefone reserva para a verificação em duas etapas. Para saber mais e fazer a verificação em duas etapas, clique aqui.

2: Crie senhas mais seguras

Senhas que contenham letras maiúsculas, minúsculas e números juntos são mais fortes e mais seguras que uma senha mais simples. Para evitar esquecer a senha escolhida, você deixar anotado em uma agenda por exemplo, ou em seu blog planner. Todas as minhas senhas, marco em um caderno, pois algumas delas tenho dificuldade para lembrar (risos).

3: Faça uma conta secreta que será o administrador do seu blog

Essa dica eu vi no blog Elaine Gaspareto e achei bem interessante. Consiste em criar uma conta que será diferente daquela que você posta no Blogger, e será a do administrador, mas será necessário que você deixe a sua conta comum (aquela que você utiliza para postar em seu blog), como autor. Com está opção, ninguém saberá quem de fato é o administrador do blog, lembre-se de não divulgar essa conta, além de deixa-la com uma senha segura e com a verificação em duas etapas. 


Depois de proteger sua conta, que tal fazer um backup das suas postagens, comentários e layout? No blog Meu Mundinho Fictício, você acompanha passo a passo para fazer o backup do seu blog, tanto no Blogger, quanto no Wordpress, é aconselhável fazer o backup periodicamente. Espero que as dicas tenham sido úteis, pretendo trazer mais postagens de dicas para blogueiros futuramente. 

12 comentários:

  1. Oi Samy.... adorei suas dicas.. não sabia q tinha tanta coisa legal para proteger nossas contas...
    Vou fazer a verificação em duas etapas já!

    Belas terapias

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante das dicas e vale a pena prevenir!
    afinal toda a proteção é válida
    !http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    é realmente triste o que está acontecendo,adorei as dicas
    vai ajudar bastante.
    bjs
    ldsonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Tadinho deles, eu vi e fiquei muito triste, como pode a pessoa faze risso apenas por maldade...
    Muito boa suas dicas! Existe tb uma forma de fazer backup de todas as postagens no blogger! Assim dá para recuperar praticamente tudo se acontecer! Eu faço esporadicamente esse processo!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  5. Oi Sammy,
    Pergunto-me o que passa na mente da pessoa ou dessas pessoas que estão realizando essa ação. Além desse blog, hoje outro blog também foi hackeado. Depois desses eventos comecei a tomar medidas assim, nunca se sabe quem é amigo ou inimigo. E coloquei todas as dicas possíveis e até mesmo as que encontramos no google, nunca se sabe. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sammy! Muito boas as dicas. Vou acabar criando também uma terceira conta para proteger, já que as outras eu já sigo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy. É, essa situação do Marcos acabou afetando todos nós, que ficamos morrendo de medo de tudo. Eu segui suas duas primeiras dicas e fiz backup de tudo. Só o negócio da conta secreta que não fiz, vou pensar sobre isso ainda.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy.
    Isso que fizeram com o Marcos foi revoltante, muita gente invejosa querendo atrapalhar o trabalho alheio.
    Como proteção, eu faço o backup do blog de tempos em tempos, e preciso trocar a senha pois estou com a mesma há um bocado de tempo.
    Ótimas dicas!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que chato o que aconteceu com os Desbrava(dores)! Não sabia do ocorrido... Gostei muito das suas dicas e estou agora indo fazer um backup do meu blog. As pessoas que cometem esse tipo de crime são pobres de espírito e não tem um pingo de respeito pelo trabalho alheio.
    Um beijo!
    Fê Cardoso
    Baseado em Livros

    ResponderExcluir
  10. Sammy, adorei as dicas porque graças as loucuras do google tem muita gente perdendo o blog.
    Não sabia de nada disso, mas já vou seguir pra proteger o meu um pouquinho mais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Fique chateada com o que aconteceu com o Desbravadores, é triste ver todo o trabalho jogado fora assim, do nada, eu acho que se fosse comigo não sei se teria ânimo de recomeçar. :/ Mas eu achei as dias muito válidas e já apliquei no blog. Muito obrigada!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sammy
    Muito bacana a sua iniciativa.
    Acompanhei por cima o drama do pessoal (foram dois blogs hackeados, né?), e realmente deve ser horrível ver um projeto seu ser destruído assim, de uma hora para outra. Que bom que eles voltaram. Toda energia positiva para eles \o/

    Beijo,
    João Victor – All POP Stuff | De cabeça para baixo

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!