Resenha: Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake

Resenha: Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake

03/06/2016


Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576864431
Ano: 2016
Páginas: 252
Onde Comprar: Amazon
Avaliação:        
Sinopse: Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.
Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas.
Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?

Foi em 2014 que tive o primeiro contato com Anna, ao ler a resenha do meu colega Gabriel do blog Um Papo entre Páginas, fiquei encantada com o livro e pelas críticas a respeito da história, que tinha tudo para me agradar, afinal, Young Adult e Terror, são elementos que me agradam muito na literatura, como já mencionei algumas vezes no blog e nas redes sociais. Depois que Anna chegou, eu sabia que precisava ler esse livro o quanto antes, mesmo que minha pilha de leitura estivesse grande, este livro precisava ser lido, sabe quando a obra praticamente te chama? Foi exatamente assim que me senti com Anna, precisava conhece-la, me aventurar nas páginas desse livro e saber o que tanto ela tinha de especial para conquistar os leitores, minha amiga Sil, do Estilhaçados Livros, também gostou e ao conversarmos sobre a obra no nosso grupo, tive ainda mais certeza que Anna seria minha próxima leitura e adorei cada momento, mesmo que alguns pontos tenham me incomodado um pouco, Anna Vestida de Sangue, foi uma das leituras mais gostosas que tive o prazer de ler!

Theseus Cassio Lowood é um caçador nato, o trabalho da família está em seu sangue, conviver com a morte é normal para ele, que caça e mata fantasma ao longo do caminho. Cas podia ser como qualquer outro garoto, mas está destinado a seguir os passos do pai, desde de pequeno convive com essa atmosfera sinistra e depois do incidente, mais do que nunca Cas está disposto a despachar qualquer ser sobrenatural para o além, seu trabalho é importante e evita que mais mortes aconteça, afinal, os fantasmas estão cheios de ódio, convictos que precisam levar os vivos junto consigo, muitos não estão lúcidos, apenas sentem o intuito de matar, de reprisar sua morte e Cas é o único que pode detê-los, empunhado o misterioso punhal que foi de seu pai, o jovem arrisca a vida em cada serviço, mas ele não vai descansar, não antes de estar pronto para enfrentar seu destino.


Cassio possui inúmeros contatos, todos eles lhe dão informações sobre uma nova caçada, e em uma delas surge a mais intrigante: Anna. Anna Vestida de Sangue. Assassinada em 1958, a jovem teve a garganta cortada, em seu vestido os resíduos do seu próprio sangue, há quem diga que Anna assombra a casa da família, mata e dilacera todos que ousaram entrar no local. Quando a história de Anna chega até Cas, ele sente que existe algo a respeito desse fantasma, alguma coisa diferente do habitual e por acreditar em seu instinto, Cássio vai até Thunder Bay, ao lado da mãe e do gato de estimação. Cas pretende fazer o mesmo de sempre, coletar algumas informações sobre Anna, seu assassinato e enfim matar, no entanto, Anna se mostra muito mais diferente do que ele imaginava.... Há algo peculiar na jovem morta, alguma coisa forte lhe dá poder, e o mais estranho ela está lucida, até bem demais para um fantasma. Anna poupou a vida de Cassio, algo que ela jamais fez, afinal, a única coisa que ela faz é matar, mas nem mesmo ela entende o motivo de poupá-lo...

Cas é o único que pode chegar perto de Anna, sua tarefa é matá-la, mas qual a razão de não conseguir? O que Anna tem de especial, que há fez ser o que é? Qual a história por trás do vestido pingando sangue? Cercado de dúvidas, Cassio ainda precisará enfrentar um inimigo antigo, sedento de poder.

Vou começar reforçando que não, Anna Vestida de Sangue, não é um livro de terror, apesar de alguns classificarem como tal, nem mesmo suspense pode ser considerado, afinal, nenhum desses elementos estão presentes, mesmo que tenha um ar fantasmagórico, alguns momentos relativamente um pouco tensos, eu particularmente, não consideraria Anna Vestida de Sangue como um terror ou suspense, mas sim, um Young Adult de mistério. A obra traz muitos elementos místicos, como bruxaria e vodu, algo bem legal e diferente, mas nada tão explícito, temos sim personagens que praticam ambas as funções, e eles são de suma importância ao enredo, na verdade, eu gostaria que Kendare tivesse dando mais ênfase nessa questão, mas talvez como o foco é Anna e Cas, alguns pontos do livro ficam em segundo plano, mas não pense que isto torna o livro desmerecedor da classificação acima, na verdade Anna Vestida de Sangue consegue equilibrar muito bem o sobrenatural, o romance, o mistério e ação, Kendare Blake teceu uma história com ótimos ganchos, que não foi apressada ou enrolada, a autora nos revela neste primeiro livro (será um duologia), boa parte ou a melhor, a maioria das questões presentes, principalmente em relação a Anna, algo que sinceramente, pensei que fosse demorar muito, eu estava curiosa para saber mais de Anna e gostei do fato da autora não ter alongado a história a ponto de ficar maçante ou repetitiva.


A narrativa é feita em primeira pessoa por Cas (diferente do clichê da mocinha narrando, não é?), vemos então por sua perspectiva, não apenas seus sentimentos, mas também um pouco do passado em relação ao pai e ao negócio da família. Cassio é um adolescente maduro, mas um tanto arrogante, teimoso e prepotente em alguns momentos, ele prefere fazer tudo sozinho, evita ter contato com outros jovens, mas assim como Anna o mudou, seus amigos Thomas e Carmel também conseguiram penetrar na barra frígida de Cas, é importante ressaltar que a amizade dos quatro é bem legal, Carmel a princípio parece aquela típica patricinha, tão presente em livros de YA, até mesmo Cas pensou isto dela, mas Carmel mostra que é muito mais que um rosto bonito e tem um espaço legal dentro do enredo, assim como Thomas.

Apesar de termos um romance em Anna Vestida de Sangue, este não é apenas o foco no livro, com certeza o mistério é o que toma conta, o leitor sente necessidade em querer entender Anna e o que levou uma jovem tão inocente a ser um fantasma tão sanguinário, além disso, os segredos em volta de Cassio e sua família, também são um chamariz grande ao leitor. Sem dúvidas, estes pontos foram o que mais apreciei na obra, que apesar de não ter suspense e terror, faz com que o leitor fique envolvido de uma maneira única, Anna é especial, cativante, impossível não gostar dela e consequentemente da obra. Os ganchos em cada capítulo deixam o leitor querendo mais, fiquei tão envolvida com o livro, que acabei lendo rapidamente, mas agora sinto a necessidade de voltar a primeira página e ler tudo novamente, afinal, a escrita fluída da Kendare, seus personagens e o modo como ela conduz a história são tão bons que é impossível não querer mais, além disto, o final deixa algumas pontas soltas bem interessante e estou ansiosa para o desfecho desta história.


Antes de finalizar a resenha, vou falar um pouco da edição. A capa segue a original e está linda, assim como a diagramação. A revisão ficou deixando a desejar, encontrei alguns erros, principalmente de pontuação e letras trocadas, perto do fim do livro. Enfim, quem procura um bom livro de mistério, aposte em Anna Vestida de Sangue, principalmente se você for fã de YA. Quem tem receio do terror e suspense, volto a repetir, a obra não traz as características de livros dessa temática, mesmo que tenha um fundo que seja pequenino, e apesar do nome e do contexto, Anna Vestida de Sangue, não é um livro que te dará medo ou pavor, por tanto, pode ser lido tranquilamente, mas mesmo que estes não sejam o foco da obra, Anna Vestida de Sangue é um livro maravilhoso, intenso e misterioso, uma ótima opção de leitura!

Sammysam Rosa

Escrito por:

Sammy. 29 anos, casada e apaixonada por livros. Gosto de literatura policial, suspense e terror. Típica pisciana, sonhadora e curiosa.

14 comentários:

  1. Para mim esta é a fórmula perfeita para um livro sensacional: romance e mistério numa só obra. A princípio eu pensei que este livro tivesse toques de terror, mas daí percebi pela sua resenha que não... Uma pena pois, eu amo livros que dão medinho, rsrs. Ainda assim quero ler.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava imaginando que não seria um livro de terror, mas mesmo assim, a trama é cativante, adoro suspense e terror, mas mesmo não tendo esses elementos em Anna, a história é incrível, me lembrou Sobrenatural, que segue essa mesma linha, YA de mistério. :)

      Excluir
  2. Oiii Sammy, tudo bem?
    Menina eu estou louca para ler esse livro, possui a dose perfeita para me prender, mistério e terror e muito suspense pelo jeito, sua resenha está incrível e sou viciada em livros que despertam meu lado de medrosa huahauau
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, terror e suspense não tem, é mais um livro de mistério. Espero que você goste se ler.

      Excluir
  3. Oi Sammy.

    O livro é para ficar encantada mesmo, eu lendo sua resenha eu fiquei encantada e com muita vontade de ler este romance cheio de mistério. A capa é linda e sabendo que o livro segue a capa original já consegue uns pontos positivos comigo. Adoro quando as editoras brasileiras segue isso. Está na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar, Kênia. Também adorei que a capa seguiu a mesma da original, espero que a continuação também seja assim. :)

      Excluir
  4. Oiii!!

    Eu não conhecia essa obra e achei maravilhosa sua resenha! A obra é encantadora, AMO um mistério, aliás, quem não ama um mistério??? hahahaha. Adorei saber que é um livro bem escrito! Vou deixar anotadinha a dica para leitura.
    Suas fotos ficaram lindas e deu um charme muito maior!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Ana! Acredito que a leitura vai te cativar bastante! :)

      Excluir
  5. Ainda to cheia de inveja aqui. Com tanta inveja que eu vou virar um fantasma vingativo quando eu morrer, se prepara!
    Acho impossível não me lembrar da série Supernatural quando leio coisas sobre fantasmas e caçadores *-*
    Fiquei curiosa pra saber mais a história da Anna do que do Cassio mesmo, gosto mais de fantasma do que de gente kkkk :c Me dê spoilerrrsss, vai rolar romance dos dois? UAHSASHA pq se rolar, deve ser bem interessante se relacionar com a fantasma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah romance tem, eu achei um tanto estranho, mas é também pelo fato que fico pensando muito em Sobrenatural e como dizem, o que está morto, tem que continuar morto, xD. Mas acho que você vai curtir a pegada dele, Nath.

      Excluir
  6. Oie...
    Esse livro está fazendo um sucesso danado pela blogosfera! Mas, confesso que não fiquei interessada, pois, não curto muito livros com bruxarias e coisas do tipo, logo, não é uma leitura indicada pra mim.
    Fico feliz que tenha gostado e a edição está maravilhosa, mesmo.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um livro de bruxaria, e sim um Young Adult de mistério, por mais que tenha personagens ligados a pratica, este não é o gênero dele. Uma pena que não se interessou, vai perder uma ótima obra.

      Excluir
  7. Gostei da premissa e da resenha também sammy, quero muito ler esse também!! só não gostei de saber que tem continuação, eu prefiro ler livros únicos! ahah pois não fico na sofrência na espera. mas mesmo sendo uma duologia sinto que vale a pena ler.

    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  8. Confesso que a capa me deixava meio apreensiva, mas sempre tive curiosidade sobre esse livro. Adorei a resenha. bj

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!