Dica: Como ler e-books adquiridos na Amazon

26/08/2016


Para quem gosta de ler e-books e aprecia os precinhos camaradas da Amazon, muitas vezes tem dúvidas de como será a leitura dos mesmos. Pensando nisso, eu trouxe alguns dicas de como ler os e-books que você compra na Amazon, seja eles os gratuitos, alugados ou comprados, todos funcionarão do mesmo modo.

Antes de mais nada, será necessário fazer um cadastro no site da Amazon, preencha todas as informações pedidas, se não me engano, não é necessário cadastrar cartão de crédito, isto pode ser feito depois, mas também não se preocupe com essa questão, pois mesmo que você não tenha cartão de crédito, há uma infinidade de e-books gratuitos na Amazon, nas redes sociais do blog, você pode acompanhar as divulgações desses títulos diariamente, sem mentir, tenho mais de mil e-books em meu aplicativo Kindle e pelo menos 90% deles, comprei gratuitamente na Amazon.

Após o cadastro, você poderá fazer suas compras no site da Amazon, assim que escolher o seu e-book, chegou a hora mais esperada, de lê-lo! Para que você possa ler seus e-books Amazon, é necessário ter um Kindle ou o aplicativo Kindle. O aplicativo é mais viável, afinal você poderá baixar gratuitamente e tem para PC, celulares, tablets e Iphone, mas quem quiser uma experiência melhor (dizem que ler no Kindle é muito melhor que ler no app), poderá comprar o e-reader Kindle por R$ 299 ou a versão com luz por R$ 479,00.

No caso de você escolher ler no seu computador, pode baixar a versão para PC diretamente no site da Amazon ou se tiver aparelho Android, pela Google Play, basta procurar por Kindle.

Para logar em seu aplicativo Kindle, terá que usar o mesmo e-mail e senha cadastrados no site da Amazon, pode demorar um pouquinho para o app iniciar, isto é normal, pois está sincronizando sua conta. O mais interessante no aplicativo é que mesmo que você tenha vários aparelhos, sua conta será sincronizada em todos, ou seja, tanto suas leituras, ou compras, irão aparecer em todos os aplicativos Kindle que você tiver.

Depois que o app iniciar, irá abrir uma tela como da imagina abaixo, que é a tela inicial do aplicativo, que mostrará os e-books mais recentes de sua galeria e também aquele ou aqueles que você tiver lendo.


Na parte superior esquerda, note que tem escrito "Inicio" e do lado três barras, clicando nelas, irá abrir o menu do aplicativo, temos várias opções, Pesquisar, Sincronizar, Loja, Todos os itens, No dispositivo, Coleções, Livros, Documentos, Banca, Configuração, Informação e Enviar Comentários.


Não irei falar de todos, senão o post ficará ainda maior, mas mostrei os mais interessantes. Clicando em Todos os itens, você verá todos os e-books que você comprou na Amazon, seja os pagos ou gratuitos e até mesmo os alugados pelo serviço Kindle Ulimited (o Netflix da Amazon por assim dizer), você pode deslisar para ver os próximos e-books e escolher qual ou quais quer ler.


Somente uma recomendação, não baixe todos os e-books de uma vez, pois cada e-book baixado, irá consumir memoria de seu aparelho, além disso, não é necessário baixar de uma vez, mas sim apenas aquele que você irá ler e após a leitura, você pode deletar do aparelho, mas fique tranquilo, deletando do seu aparelho, o e-book ainda constará em sua conta Amazon e você ainda o terá no aplicativo, ele apenas não esta mais no seu dispositivo. Eu normalmente deleto depois de ler, para não ocupar espaço no tablet ou no celular.

Bem, para baixar seu e-book para leitura, basta clicar no desejado, ele ficará selecionado e aparecerá uma barrinha laranja, pode demorar alguns segundos ou minutos para baixar, depende muito do tamanho do e-book.


Quando estiver concluído, vai parecer na capa do e-book uma faixa em laranja escrito Novo, depois disto, clique no e-book, o aplicativo vai carregar o arquivo, a capa aparecerá em alta, pode demorar um pouquinho e assim que abrir, vai direto para o inicio do e-book, pode ser o prologo ou o primeiro capítulo.




Um detalhe importante que você deve notar, é que no aplicativo Kindle, não teremos a quantidade de páginas, a medição é feita em Posição. Cada e-book tem um total de posição, isto variada, mas costumo utilizar a porcentagem e o tempo que levaria para terminar de ler o e-book para traçar minhas metas de leitura. Logo abaixo do texto, você vai perceber  a porcentagem da leitura (no canto inferior direito) e o tempo restante no livro (no contato inferior esquerdo), clicando bem em cima dele, você altera, podendo escolher pela Posição ou Tempo Restante, gosto mais desse segundo.


Clicando no meio do texto, vai abrir duas barras, uma em cima e em baixo. Na de baixo, você verá a Posição total do e-book e onde parou, além da porcentagem. Na barra de cima, temos as configurações de texto e o menu (no canto superior direito do lado do ícone da capa), clicando nas três barrinhas, você abre o menu, que tem a opção Library ou Biblioteca (aonde você volta para tela inicial do aplicativo) e o Sumário do e-book.



Agora vou falar um pouco sobre a opção No dispositivo, nela você poderá ver todos os e-books que tem baixado no seu aparelho/app, tendo o e-book nessa opção, você poderá lê-lo até mesmo sem internet.


Em Coleção, você pode criar pastas digamos assim, para armazenar seus e-books, por exemplo, aqueles que você mais quer ler, ou separar os contos dos e-books comuns, enfim, você pode abusar de sua criatividade aqui. Para adicionar uma coleção, basta clicar no simbolo de "+", coloque o nome da sua coleção e clique em criar, vai aparecer a lista de todos os e-books que você tem, basta clicar em um e depois em Adicionar (no canto superior). Para deletar uma coleção, clique sem soltar e na barra que aparecer, vá até a lixeira.


Quando você terminar a leitura de um e-book e quiser tira-lo do aparelho, basta clicar sem soltar, até que apareça uma barra, clique na lixeira e pronto, será deletado do seu dispositivo. Para baixar mais de um e-book de uma vez, basta clicar em um sem soltar, até que apreça a barra, clique nos e-books que você quer, depois na seta e pronto, todos serão baixados, para deletar mais de um e-book é do mesmo modo, mas com a diferença que você vai clicar na lixeira.

***

Essas foram as minhas dicas de como ler os e-books Amazon, o aplicativo Kindle é bem prático e fácil de usar, gosto bastante de lê-los nos dispositivos móveis, seja celular ou tablet. Espero que o post tenha ajudado e quem tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários, que se eu souber, terei o prazer em responder! E só para fechar, você somente lerá os e-books comprados na Amazon, pelo Kindle ou aplicativo.

2 comentários:

  1. Oi Sam, tudo bem?
    Este post é muito útil, pois sei de várias pessoas que ficam perdidas para conseguir ler seus e-books. Eu leio tanto no celular quanto no Kindle, mas confesso que ainda prefiro os físicos. Me sinto muito mais confortável, acredita? rsrsr
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam.
    Essa postagem é de utilidade pública! Eu queria ter encontrado um tutorial desse quando comecei a me aventurar pelo Kindle.
    Pretendo, mais para frente, comprar um aparelho mesmo, mas por enquanto estou usando o aplicativo. Acho muito prático todos os aparelhos que tem o aplicativo serem sincronizados, porque assim eu consigo ler de onde parei tanto no tablet quanto no celular.
    Antes eu me preocupava muito de não ter cartão de crédito, mas quando descobri os livros gratuitos deixei de me preocupar.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!