Vamos ao cinema? Inferno - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Vamos ao cinema? Inferno

Vamos ao cinema? Inferno

14/10/2016


Dia 12 de outubro, chegou Inferno nos cinemas brasileiros e minha ansiedade não podia estar maior, afinal, eu havia lido o livro e adorando a nova aventura de Robert Langdon, a inteligência do enredo, os enigmas envolvendo Dante Alighieri e a Divina Comédia, fez com que Inferno (o livro), entrasse para minha lista de favoritos, por tanto, a adaptação era algo que eu esperava muito, fiquei animada com trailer, mas ao assistir o filme no dia 12, sai do cinema decepcionada, mexeram tanto na história de Inferno, que aquela genialidade e emoção da história de Dan Brown se perdeu e me pergunto, como o autor deixou que fizessem isto com Inferno...

Claro, que uma coisa ou outra, ainda teve relação com o livro, no entanto, muita coisa foi alterada e nem digo que o fato de Siena ter cabelo castanho ou invés de loiro como do livro me incomodou, pois isso até podemos relevar, desde que a história que é o principal motivo que nos leva ao cinema fiquei intacta,  mas a adaptação tornou-se um fiasco, acelerada e monótona, teve momentos que eu já não aguentava mais o filme, tamanha era minha frustração, afinal, Inferno (o livro) traz uma trama engenhosa e um final impactante, surpreende, algo que o filme peca e muito. Eu até desconfie que não seguiriam à risca o desfecho do livro, só que foi ainda pior do que imaginei, fora o pouco desenvolvimento que deram a Sienna (a história dela foi alterada drasticamente) e as referências a Dante Alighieri ficou tão mal elaborada, que me doeu ver uma história tão boa, ter uma adaptação tão ruim, isso sem falar na atuação péssima do Tom Hanks, que parece estar tão desconfortável na pele do professor Langdon...

Inferno (o filme), indico apenas para aqueles que não leram o livro, que com certeza irão aproveitar muito mais, quem assim como eu, leu o livro, irá sair com um gosto amargo na boca, principalmente por conta de tanta alteração que a obra teve. Mas, se você quiser tirar suas próprias conclusões, vá com poucas expectativas e saiba que fidelidade ao livro, não será encontrada no filme.

Sem mais, recomendo a quem não leu a obra, mas viu o filme, que leia o livro, que entenderá que Inferno é muito mais do que o filme mostrou e terá em mãos uma das melhores tramas escritas por Dan Brown.


Data de lançamento: 12 de outubro de 2016 (Brasil)
Direção: Ron Howard
Música composta por: Hans Zimmer
Série de filmes: Robert Langdon Series
Autor: Dan Brown
Avaliação:    
Sinopse: Florença, Itália. Robert Langdon (Tom Hanks) desperta em um hospital, com um ferimento na cabeça provocado por um tiro de raspão. Bastante grogue, ele é tratado por Sienna Brooks (Felicity Jones), uma médica que o conheceu quando ainda era criança. Langdon não se lembra de absolutamente nada que lhe aconteceu nas últimas 48 horas, nem mesmo o porquê de estar em Florença. Subitamente, ele é atacado por uma mulher misteriosa e, com a ajuda de Sienna, escapa do local. Ela o leva até sua casa, onde trata de seu ferimento. Lá Langdon percebe que em seu paletó está um frasco lacrado, que apenas pode ser aberto com sua impressão digital. Nele, há um estranho artefato que dá início a uma busca incessante através do universo de Dante Alighieri, autor de "A Divina Comédia", de forma a que possa entender não apenas o que lhe aconteceu, mas também o porquê de ser perseguido.

7 comentários:

  1. Eita... Confesso que nunca li nada do autor e suas obras não chamam muito a minha atenção, mas, até onde eu sei, as adaptações são boas. Ao menos nunca vi ninguém reclamar haha. Uma pena que essa tenha sido tão fraca... Acredito que seja uma baita decepção para os fãs mesmo. Eu sabia que o filme tinha sido anunciado, mas nem sabia que já havia sido lançado, acho que não teve muita repercussão né? Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu ainda não li o livro, embora já tenha visto algumas resenhas sobre ele e ache bem interessante essa premissa envolvendo A Divina Comédia. Não me interesso muito em ver a adaptação cinematográfica, especialmente após ler suas considerações sobre ela, mas talvez leia o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ai que medo de ver esse filme. Sou dessas pessoas que adoram comparar o livro com o filme, e que acham que, se for pra fazer diferente, então deem outro nome e nem digam que foi baseado no livro sabe? mesmo sendo adaptação, na minha opinião o filme deveria ser fiel ao livro (e isso inclui até a cor do cabela das personagens). Como eu já li esse livro, criei algumas expectativas com relação ao filme (embora eu já achasse os livros anteriores melhores que os filmes), mas a sua opinião é a segunda que leio e a segunda que diz para não criar expectativas, então acho que vou esperar um pouco mais de tempo antes de assistir ao filme.
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fico arrasada que a adaptação não foi fiel ao livro e tenho certeza que isso irá decepcionar muitas pessoas.
    Não li a obra ainda, mas também não tenho muita vontade, por isso também não pretendo ver o filme.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sammy!
    Eu só li dois livros do Dan Brown até hoje: Ponto de Impacto e Fortaleza Digital. Desde então não li mais nenhum livro do autor e nem tive vontade de conhecer as outras obras. Apesar de você ter esperado mais do filme, não tenho vontade de assistir por ter muita ação. Ultimamente, estou assistindo filmes mais leves. E realmente é uma pena que não sigam a narrativa do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sammy! Parece ser um filme bom. Uma pena você não ter gostado tanto, embora no seu lugar, acho que também me sentiria decepcionada com os detalhes e toda a expectativa. Como ainda não li o livro, penso que seria um bom filme para assistir. ;)

    Bjs
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    Eu li esse livro e adorei, sou fã do autor. Estava super empolgada para ver o filme, mas você já é a terceira pessoa que não gosta muito da adaptação. E a sua observação pelas alterações, também bate com o que li e me falaram. Uma pena. Mesmo assim vou acabar vendo, mas já irei sem expectativa alguma e acreditando que também não irei gostar, risos.. Gostei muito da sua sinceridade. Sua crítica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!