Dica: Como escrever uma resenha

26/11/2016


Ao se ter um blog literário, a principal função do blogueiro é apresentar resenhas, seja por conta de suas parceiras ou para atrair leitores, a resenha também é fundamental para divulgar um livro e mostrar para aquela pessoa que acompanha o seu blog o que esperar de determinada leitura. No entanto, nem sempre encontramos resenhas boas pela blogosfera literária, por mais que seja um post em que a opinião do blogueiro deve ser o guia, há pequenos mas importantes tópicos a serem levados em conta na hora de elaborar a resenha e é nisto que quero focar essa postagem. Como leitora, eu espero sim encontrar resenhas de qualidades, onde eu possa ter uma noção de como aquela leitura será e se de fato poderá ser um livro que venha a me agradar, já encontrei opiniões incríveis e hoje em dia, tenho um grupo seleto de blogueiros que confio, mas infelizmente o que há na maioria dos blogs são resenhas muita vezes minúsculas, contando somente a história e um parágrafo ou dois de opinião e esta é tão rasa, que nem sei o que esperar de determinada obra. Acredito que como blogueiros, devemos sim sempre aperfeiçoar nossas resenhas, não me considero um exemplo e ainda sei que minhas críticas precisam melhorar, mas ainda sim, sei que posso dar alguns dicas das que aprendi ao longo desses cinco anos de blog.

Crítica

Resenhas opinativas, são as melhores na minha opinião, pois assim o leitor pode saber exatamente o que esperar do livro, mas é importante frisar que é necessário conter uma crítica boa, seja para falar bem ou não de determinada obra. O que mais vejo, principalmente quando vou procura alguma resenha no Skoob, são opiniões sem um motivo para tal. Por exemplo, há uma resenha negativa mas a pessoa não explica o motivo, a razão de ter chegado a dar uma, duas ou três estrelas. É importante que na hora de fazer sua resenha você tenha em mente: Qual a sensação que tive ao ler? Os personagens foram bons? A narrativa me conquistou? O que pode ser melhorado?

Mas não pense que as respostas para essas perguntas sejam apenas um simples sim ou não, ou até um talvez, é preciso explicar o motivo de ter chegado a elas. Faltou profundidade no livro? A narrativa era desenvolvida ou não e por qual razão? Qual o motivo que te levou a não gostar de determinado personagem ou até do romance? São respostas que precisam ser respondidas mas que tenham uma razão para essa conclusão. É preciso opinar e dizer o que te levou a pensar assim.

Resumo

O resumo por mais que seja importante é um assunto delicado. Já li resenhas que praticamente contavam o livro todo, pontos chaves, spoilers e não tinham uma única opinião sobre como foi a leitura. Por mais que a resenha-resumo exista, em blogs de literatura, ela deve ser sim ser evitada, pois não é o resumo do livro que o leitor procura mas a sua opinião. Você pode incluir um resumo? Claro, desde que o mesmo não seja maior que a parte crítica da resenha e principalmente que não revele pontos importantes. Lembre-se, o leitor tem que se sentir atraído pelo enredo e contar o que vai acontecer pode afastá-lo do livro

Leia outras resenhas

Ler é importante para melhorarmos na escrita mas sabia que ler outras resenhas também pode ajuda-lo a aperfeiçoar o seu próprio texto? Quem acompanha o blog desde do seu primórdio pode notar que houve uma grande diferença em minhas resenhas e isto se deve principalmente pelo fato de ler outros posts em blogs diferentes, você vai adquirindo conhecimento, aprendendo palavras novas e até estilos novos para criar o seu. Faça dessa dica algo importante, leia sempre as resenhas de seus colegas blogueiros e perceba que isso será uma grande ajuda.

Imagine-se conversando sobre o leitor

Pode parecer uma dica estranha mas funciona comigo, sempre tento me imaginar conversando com o leitor, dizendo quais as razões que ele deve ler aquele livro, mostrando o que eu gostei, o que não gostei. É um exercício legal para colocar em prática, principalmente para aqueles que estão começando.

Faça anotações

Anotar os seus sentimentos parciais durante a leitura pode ser de grande ajuda no momento de criar a resenha, aqui você pode colocar tudo para fora e até fazer um prequeno resumo se quiser. Eu particularmente faço as minhas anotações da seguinte maneira, crio um tópico chamado: Pontos a considerar, em que explico o que esta ou não me agradando ao longo do livro, tirei de proveito. Com as anotações podemos ter uma visão melhor de como esta sendo a leitura e na hora de escrever a resenha consultar a anotação será um bom ponto de partida.

Quotes e Fotos, usar ou não?

Todos querem deixar sua resenha o mais atrativa possível e nessas horas o quote e a foto podem ser de grande ajuda, mas devem ser usadas com cautela. Uma resenha curta e lotada de quotes ou fotos não é atrativa e vai deixar apenas uma má impressão. Você quer mostrar que leu o livro e sabe do que esta resenhando certo? Então nada de resenha de minúscula com inúmeras fotos ou quotes, elabore mais e coloque estes adereços o mínimo possível, mas antes veja com o seu leitor se é do agrado dele, afinal, o blog por mais que seja seu não será apenas você que o acompanhará mas também outras pessoas, sempre pesquise sobre o seu público

Revise

Ninguém precisa saber todas as regras do português, mas revisar é fundamental. Muitas vezes deixamos escapar erros bobos e ler a resenha antes é muito importante. Se der, peça a um amigo ler e revisar, também existe bons revisores online na internet, em um próximo post indicarei alguns.

Não use gírias e nem linguagem de internet

Uma resenha precisa mostrar um certo tipo de profissionalismo e não digo isso para afirmar que é necessário ser um profissional na área, mas para enfatizar que sua resenha mostre que você não brinca em serviço, que sua resenha não é algo que você fez só por fazer. Evite as gírias e linguagem de internet, como  abreviar palavras, usar emojis e afins. Sua resenha precisa passar seriedade. Não é pelo fato de que você tem um blog na internet que precisa ser de qualquer jeito. Ter um blog literário, criar uma resenha é um trabalho sério e deve ser levado em conta e essas atitudes devem ser mostradas em sua resenha, por tanto, mostre que você tem capacidade de criar um bom texto.

Não use sua resenha para desrespeitar um autor ou editora

Você não gostou do livro, não curtiu o trabalho editorial e viu que há muito na obra que precisa melhor, mas não adianta xingar ou crucificar o autor e a editora. Mostre sua crítica de forma objetiva e educada, do contrário tanto seu blog, quanto sua resenha não serão bem vistos e levados a sério. Há como criticar sem apelar ao xingamento, educação também tem que ser levada em conta em nossa resenha.

Esteja sempre disposto a aprender e evoluir mais sua resenha

Há artigos ótimos na internet sobre como fazer uma boa resenha e sempre é bom dar uma consultada ou ler novamente para ter uma ideia onde deve melhorar. Lembre-se que você também pode criar um bom texto e uma boa crítica, para isso deve se aperfeiçoar todos os dias.

Não "venda" sua opinião

Como todos sabemos, o blogueiro literário recebe o livro para resenha, seja do autor ou editora, sua função com isto é divulgar e resenhar a obra o que leva mais leitores a conhecerem o livro. Mas é importante que isto jamais seja motivo para você dizer que o livro é bom sendo que não é! Leve em consideração que o seu leitor confia em você e acima de tudo o seu blog merece que você o respeite, mais do que ganhar uma cortesia no final do mês a verdadeira opinião deve prevalecer, seja ela positiva ou negativa. Nunca deixe de ser sincero de mostrar o que realmente foi a sua experiência com aquele livro. Não vale omitir sua verdadeira opinião por parceria nenhuma!

Links úteis

4 comentários:

  1. Ótimas dicas! Ajudam muito pessoas como eu, que criaram um blog a pouco tempo.
    Uma coisa que me ajudou bastante foi fazer anotações do livro ao longo da leitura. Me faz lembrar de mais coisas e não deixar o resumo limitado a apenas a sinopse.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy
    Quando comecei a fazer resenhas, comecei simplesmente porque queria que outras pessoas conhecessem os livros que gosto. Com o tempo a coisa foi aumentando e fui fazendo parcerias incríveis. Eu percebo o quanto mudei nesse tempo, o quanto a qualidade das resenhas melhorou, mas uma coisa nunca mudou: eu sou sempre sincera ao dar minhas opiniões. Tento ser o mais delicada possível caso a obra não tenha me agradado, mas já vi muita gente falando super bem de um livro só pra não perder a parceria. Quando eu não gosto de um livro de parceiro, minha primeira atitude é conversar com ele e ver se ele ainda quer a resenha, mesmo que negativa, ou prefere que eu nem o resenhe.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Anônimo28/11/16

    Oi, Sammy. Tudo bem?

    Seu post é muito interessante, porém, apesar de você dizer que é importante revisar, você mesma não revisou seu texto, está repleto de erros de digitação (creio eu)e com a pontuação mal colocada. Aconselho que vc leia uma gramática normativa e preste mais atenção à sua escrita. Quem sabe se você pedir para alguém revisar seus textos, isso seja melhorado. ;)

    Quanto à linguagem coloquial e emojis, acredito que se tratando de uma resenha na plataforma internet não há restrição, já que, como você disse, os leitores também importam e sem falar que os textos estão cada vez mais "interativos" hoje em dia, não são mais feitos só de palavras, como também símbolos, fotos, tabelas, etc., aconselho que você leia um pouco sobre "multilinguagem e multiletramento" um conceito da Roxane Rojo para entender isso. Por fim, acho que a restrição de emojis e gírias só se aplica à resenhas acadêmicas.
    Uma última correção, o termo resenha opinativa é uma redundância, assim como resenha crítica, pois o gênero resenha já supõe que haverá uma crítica/opinião.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, comentar com o perfil anônimo, não passa confiança, por mais que seja um comentário com dicas para mim mesma, se quisesse que eu tomasse seu comentário como importante e válido, seria melhor comentar com o seu perfil, assim eu levaria essa crítica mais seriamente.

      Segundo, não é pelo fato de que se tem um blog na internet, como eu mesma disse no post, que se deve usar emojis e linguagem de internet, por mais que os textos sejam cada vez mais interativos, não quer dizer que deve ser aplicado em tudo. Um blog literário precisa sim mostrar seriedade, igual a um trabalho acadêmico, pois querendo ou não e acreditando nisso ou não, o blogueiro presta um serviço, um serviço de divulgação, seja com resenhas ou não. Como levar a sério o blogueiro que utiliza emojis e linguagem de internet? Eu quero mostrar que não sou mais uma no meio de tantos e esse conceito, para mim não se aplica, pois levo a sério o meu blog, neste post eu quis fazer um alerta e principalmente ajudar os blogueiros, afinal, se você realmente conhecer a blogosfera literária, verá que muitas resenhas não tem um pingo de opinião, a maioria são só resumos e isso quando não contam pontos chaves ou são lotadas de fotos, quotes e etc, imagina se ainda tivesse emojis e linguagem de internet? Quem iria conseguir ler isso? A minha intenção foi dar um alerta, mas aplica quem quiser. E corrigindo, resenha pode pressupor que terá opinião/crítica, mas não quer dizer que será aplicada, se você conhecesse a blogosfera literária, entenderia o motivo de eu ter colocado resenha opinativa, afinal, a maioria entende que resenha é apenas um resumo do que leu e a fazem assim, minha ideia era diferenciar para que fosse compreendido que uma resenha deve ter a opinião/crítica.

      Por fim, aconselho que em uma próxima vez, você utilize o seu perfil para comentar e tente entender corretamente aonde eu queria chegar (interpretação de texto), pois seriedade é o que falta no meio dos blogs literários e foi essa intenção que eu queria com o post, mostrar que não é pelo fato de ser um blogueiro na internet, que deve se fazer tudo do jeito que quer e que é preciso mostra que os blogueiros não brincam com algo sério.

      Excluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!