Resenha: Pokémon Go: De treinador a mestre - Emanuel Hallef

16/11/2016


Autor: Emanuel Hallef
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 144
Skoob
Avaliação: 
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Os Pokémon invadiram o mundo que conhecemos! O sonho nutrido por fãs há 20 anos finalmente se tornou realidade. Agora é possível encontrar os monstrinhos de bolso em todos os lugares: na vizinhança, na escola, no trabalho e até no sofá de casa. Tudo isso graças ao aplicativo que causou uma nova febre mundial: Pokémon GO.Este guia o auxiliará com diversas dicas de desempenho e ferramentas utilizadas por jogadores experientes no mundo todo, desde a instalação inicial até a empolgante jor-nada com a realidade aumentada. Você descobrirá a melhor forma de escolher o seu primeiro Pokémon, como encontrar o 4º Pokémon misterioso, as diferentes maneiras para se usar uma pokébola na hora da captura, como dobrar a eficácia de itens de captura de Pokémon, estratégias avançadas para defender academias de sua equipe de ataques rivais, entre muitos outros desafios. Tudo com a segurança que um treinador Pokémon necessita. Portanto, a partir de agora, você não precisa mais quebrar a cabeça tentando entender as mecânicas do jogo. Instale o aplicativo, pegue suas Pokébolas e "Gotta catch 'em all"!

Resenha publicada originalmente no blog Pobre Leitora, aonde também sou colunista 

Lançado pelo selo #Irado da Editora Novo Conceito, Pokémon Go – De Treinador a Mestre, nada mais é que um guia para os iniciantes da atual febre dos aplicativos. Contendo uma variedade interessante de dicas e informações, o livro é indicado preferencialmente aos jogadores novos, afinal, boa parte, se não, a maioria das informações e truques presente no livro, tem na internet a um tempo, ouso dizer que a editora poderia ter lançado o livro no auge do momento, quando o aplicativo saiu no Brasil, pode ser algo precipitado, mas acredito que hoje em dia, Pokémon Go – De Treinador a Mestre, acaba sendo um livro/guia ultrapassado, pois a informação hoje em dia é tão instantânea que esse tipo de obra, precisa ter um diferencial a mais, algo que torne atrativo até mesmo para aqueles que já tem os macetes do game.

Claro, que para os pais preferencialmente, Pokémon Go – De Treinador a Mestre, será uma leitura mais do valida, principalmente se estes não forem adeptos ao game, mas queiram saber mais para auxiliar o filho e prevenir algumas situações, até porque, Pokémon Go – De Treinador a Mestre possui dicas interessantes, como que é o aplicativo, como baixa-lo, quais os requisitos para usar em seu celular ou iphone e também informações que podem ajudar na segurança, quando for sair para caçar os Pokémons com a criançada. Uma dica bem legal encontrada no livro, é como possuir um Pikachu como inicial, ao invés dos Pokemons tradicionais, algo até simples de fazer, mas com a emoção do game, muitos acabam perdendo essa oportunidade, e atire a primeira pedra quem nunca quis o Pikachu como seu inicial?

Mas infelizmente, algumas informações contidas em Pokémon Go – De Treinador a Mestre, acabam não sendo mais tão interessantes no decorrer do game, visto que o aplicativo recebe atualizações, muitas mudanças acabaram sendo feitas, como por exemplo a localização de certos tipos de Pokémons, no livro, há uma listagem legal com porcentagem de aparecimento dos monstrinhos, mas isto já foi mudado pela Niantic, por tanto, esta parte do guia, é algo que não se deve tomar como certo, fora que este rodizio perante a localização, é algo que vai mudar novamente, pelo que alguns sites de noticias geek, já informaram, afinal, sem isso o game pode acabar sendo mais previsível, o que aconselho, é ir tranquilamente pegar seus pokémons, se divertir mesmo, não ficar com a neura de ir atrás de alguns tipos e se decepcionar por não encontra-lo em um local que o guia indicou, pois isso, já foi mudado em uma das atualizações. No entanto, outro fator a ser levado em conta, é que algumas dessas dicas podem estar não desatualizadas, mas erradas, como a conseguir Candies de um Pokémon especifico, ao visitar Pokestops ou então comprar esses mesmos doces na loja do game, os candies, somente são adquiridos, ao capturar o mesmo Pokémon, ou choca-lo e agora com a atualização do Pokémon Companheiro, o jogador pode ganhar esses mesmos doces a uma determinada distancia.

No entanto, mesmo com dicas até que válidas, tabelas interessantes, como as dos CPs que cada Pokémon pode chegar, os tipos dos monstrinhos e suas vantagens e desvantagens, este guia acaba por já ser obsoleto, principalmente por conta das atualizações decorrentes que o game sofreu até agora, além disto Pokémon Go – De Treinador a Mestre, é um livro indicado muito mais para os iniciantes mesmo no game, ou até para os colecionadores de plantão, afinal, como descrevi, muita coisa mudou no aplicativo, outras foram inseridas ou até excluídas, perdendo assim o foco principal do livro, que é do treinador ao mestre. Sem mais, acredito que é uma leitura valida, para um determinado tipo de publico, pois sim, a obra tem dicas, truques legais e a edição em si está boa, com ilustrações, com bom espaçamento entre os textos, fonte confortável, mas não aconselho a leitura para aqueles que são mais familiarizados com Pokémon GO e seus recursos, pois podem acabar se frustando com o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!