Resenha: Nerve - Jeanne Ryan

08/02/2017


Edição: 1
Editora: Outro Planeta
ISBN: 9788542207873
Ano: 2016
Páginas: 304
Avaliação:   
Onde Comprar: Amazon - Fnac - Saraiva
Sinopse: Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também.
Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo.
A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.

Sabe aquele velho ditado que todo leitor conhece tão bem? Nunca julgue um livro pelo seu filme. Acredito que esta frase combina perfeitamente com Nerve da autora Jeanne Ryan e foi o motivo que me afastou do livro por um tempo, eu simplesmente detestei o filme, mas não vou explorar essa questão nesta resenha (mas você pode conferir minha opinião sobre o filme aqui) afinal neste post vamos falar de Nerve o livro, que sem dúvidas me surpreendeu em vários pontos, mas que infelizmente acaba deixando a desejar em outros, uma pena esta é a verdade, pois a ideia de Jeanne Ryan para história de Vee é muito boa e digo que sim, a leitura é intensa e envolvente, um livro que sem dúvida recomendo para os fãs de Young Adult! 

Nerve é um jogo online que premeia seus jogadores ao completarem desafios peculiares, há de tudo, como jogar água em si mesmo e cantar no meio de várias pessoas, até desafios que podem ser de fato mortais, basicamente um verdade ou desafio, mas sem a verdade e com inúmeros prêmios. O Nerve sempre sabe como conquistar seus jogadores a permanecerem nos desafios que são filmados e postados para todos os observadores cadastrados. Vee, nossa protagonista, cansou de ser uma mera coadjuvante, ela quer ser o centro das atenções e mostrar que pode ser ousada, por isso decide se inscrever no Nerve. Surpresa por ter sido escolhida para novos desafios e para a rodada final, Vee contará com a ajuda de Ian, seu companheiro escolhido pelo Nerve. No entanto, conforme os desafios vão surgindo, Vee percebe o quanto pode ser perigoso se expor. Até onde ela estaria disposta para ganhar tudo que sempre sonhou?


Nerve é narrado pela Vee e consequentemente muito envolve, toda trama envolta dos perigos dá internet e o ato de não pensar nas consequências de seus atos são os pontos chave do livro, essas questões foram bem abordadas na história, o próprio Nerve é um chamariz grande para o leitor, você fica curioso sobre o que o move e quem o criou, foi uma pena que esse detalhe tenha fica de fora, eu esperava uma explicação maior sobre o Nerve e até mesmo sobre outros participantes e as consequências de jogarem, até é citado, mas de um jeito muito raso e esta é uma característica que infelizmente também acaba casado com os personagens. 

Por mais que Vee seja nossa narradora não sentimos empatia por ela e pelos demais personagens, há uma falta de personalidade tanto em Vee, Ian e cada um dos personagens que compõem o livro, Vee infelizmente não passa de uma jovem com pouca iniciativa e quer acima de tudo a atenção para si própria, ela carece de simpatia, força e emoção, mesmo que muitas situações em que o Nerve lhe coloca são extremamente perigosas, não dá para torcer por Vee, a leitura vai sendo conduzido especialmente por conta do próprio Nerve, que pulsa muito mais que seus próprios jogadores, posso dizer os personagens acabaram carecendo de um desenvolvimento mais impressionante, que os destacasse mais do que o Never, ou que os deixasse no mesmo patamar.


Mas apesar disto, não foi uma leitura com apenas pontos negativos, a história segue um bom ritmo, é envolvente e muito fluida, fora que a mensagem de alerta dos riscos que corremos ao nos expormos na internet, foi algo realmente legal de constatar na leitura. No final do livro da uma possibilidade para uma continuação, e até seria interessante, principalmente se fosse melhor explorado sobre os bastidores do Nerve, isto me deixou bem curiosa e explicaria muita coisa sobre o motivo do Nerve existir e quem são as pessoas por detrás do jogo.


Sem mais, Never é uma leitura interessante e divertida, cumpre bem seu papel de entreter o leitor e é uma boa escolha para quem gosta de uma história com ação e romance e se você for fã de Young Adult pode apostar em Nerve que será uma boa escolha. Quanto a edição, a editora Planeta está de parabéns, a revisão está ótima e a diagramação também, a capa até é interessante, mas acredito que Nerve o livro é muito mais do que o filme, aliais merecia uma adaptação digna, que poderia preencher as lacunas dá obra literária e completar a história como um todo, afinal, Nerve é sim um bom livro e mesmo com alguns pontos que precisam de atenção, a ideia central do livro é cativante e legal de acompanhar.

Um comentário:

  1. Oi, Sammy!
    Ainda lembro de sua resenha do filme, bem decepcionante mesmo, mas que bom que o livro conseguiu te conquistar mais. Ainda que alguns pontos tenham falhado de qualquer forma, mas bom saber que o ponto central da trama, o Nerve propriamente dito, foi bem explorado, mesmo com suas ressalvas, e conseguiu te prender bem mais que na adaptação. Fico levemente curiosa com essa premissa, admito, mas justamente pela falha da leitura estar nos personagens, não acho que vá me arriscar em lê-lo por justamente não conseguir me envolver com leituras em geral se os personagens, a protagonista em especial, não cativam e nem sequer tem uma personalidade forte o bastante para se fazer destacar na narrativa, infelizmente. Mas quem sabe em um outro momento não apareça uma coragem para enfrentar essa leitura? De qualquer forma, parabéns pela ótima resenha e valeu a dica mesmo assim!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!