Resenha: Um Livro Para Ser Entendido - Pedro HMC - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Um Livro Para Ser Entendido - Pedro HMC

Resenha: Um Livro Para Ser Entendido - Pedro HMC

21/04/2017

Edição: 1
Editora: Outro Planeta
ISBN: 9788542207941
Ano: 2016
Páginas: 240
Avaliação:  
Onde Comprar: AmazonLivraria Cultura - Saraiva - Shoptime
O livro de estreia de Pedro HMC, criador do Põe na Roda, maior canal LGBT do YouTube. O que é ser entendido? Muitos são e sequer se entendem. Outros são e não aceitam. Ainda existem os que não são e não respeitam. Muitos nem conhecem hoje o significado desse termo, que já foi muito usado como gíria entre gays ao se referirem a outros gays. Mas este livro está longe de ser apenas para a comunidade gay, afinal é preciso que não entendidos também entendam das coisas. Por isso, seja você entendido ou não, este livro te ajudará a compreender coisas como: Você nasce gay ou se torna gay? Será que meu amigo é gay? O que não dizer para um amigo gay? Como é viver no armário? Como se assumir? Seja bem-vindo ao mundo dos entendidos! 
Eu nunca fui de dar muita atenção a YouTubers, e muito menos a seus livros, bom ao menos os livros autobiográficos né? Porém quando o Pedro na anunciou o lançamento desse livro eu logo fiquei interessado, primeiro porque ele trata de uma temática super válida e importante, e claro porque acompanho o Põe Na Roda desde que assisti ao vídeo "Não é Por Ser Gay".  A Sammy que sabia dessa minha vontade em ler o livro, solicitou o livro para que eu pudesse resenha-lo aqui para o Da Imaginação à Escrita.

Essa não será uma das minhas resenhas padrão, pois esse livro não é um livro padrão, ele é basicamente um manual LGBT e de muitas outras letras que não se fazem presente nessa sigla, mas que também são importantes. Como acima exposto, o livro aborda uma temática importante, nele falando sobre o momento de descoberta, aceitação, saída do armário, saúde, amor, família e mais um pouco. O livro foi gerado a partir de pesquisas, a vivência do autor como pessoa LGBT e também a partir da experiência do mesmo com seu canal do YouTube.


O livro deixa claro o que é ser um LGBT (e não esqueçamos das outras letrinhas) e que mesmo que hoje seja muito mais natural, ainda existem uma infinidade de problemáticas para a comunidade a serem discutidas, como estereótipos e homofobia.

Adorei a leitura do livro, claro por que me identifiquei, mas também por que o Pedro soube tratar de forma leve e pertinente os temas que ele se predispôs a tratar no livro, algo que também adorei é que mesmo sendo um manual, ele tão tem aquele tom sério e cansativo, pois o autor se utilizou de um tom mais espirituoso, nos momentos corretos, deixando o livro mais eloquente e envolvente a leitura.  Achei muito válido também o uso de referências a cultura pop.


O livro ainda traz um dicionário com gírias usadas pela comunidade, não deixando de fora as pessoas que não reconhecem tais gírias, cada final de capítulo também há QR Codes que te direcionam a vídeos do canal Põe Na Roda que possuem conexão com o tema abordado no capítulo, tornando o livro mais interativo e didático. Recomendo a leitura do livro a quem está no armário, para quem pretende sair dele, para assumidos, pais e amigos, para todo mundo, o importante é conhecer e desmitificar "os mistérios" sobre os LGBTs

Um Livro Para Ser Entendido é sem dúvidas um livro muito bom, principalmente no momento em que estamos vivendo, em que finalmente se torna mais normal ser uma pessoa LGBT (e outras letras também) mas que as pessoas ainda mantêm dúvida sobre a realidade da comunidade. A capa do livro ficou maravilhosa ela não poderia ter um tom melhor, não encontrei nenhum problema de revisão, a diagramação do livro é boa e fonte do livro tem um tamanho agradável para a leitura.


Mas este livro está longe de ser apenas pros entendidos, afinal, é preciso que não entendidos também nos entendam, para que aí sim a gente consiga vencer o preconceito no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!