Dica: Faça seu próprio mini-estúdio fotográfico - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Dica: Faça seu próprio mini-estúdio fotográfico

Dica: Faça seu próprio mini-estúdio fotográfico

08/07/2017


Procurando melhorar as fotos do Instagram do blog decidi investir em acessórios, itens para composições e uma das minhas intenções era ter um mini-estúdio, no entanto o preço é um pouco salgado, mas ao conversar com os amigos literário, a Sil do Estilhaçando Livros sugeriu de eu mesma fazer um com uma caixa de papelão! A ideia é fantástica e hoje eu vou mostrar para vocês como fazer, vou deixar dois vídeos no final do post que me ajudaram na confecção, mas é muito simples de ter o seu, basta os materiais e paciência.

Para fazer o meu mini-estúdio usei os seguintes itens:
  • Caixa de Papelão (peguei de um tamanho médio, mas sugiro uma gradinha para ter mais espaço para suas composições, eu mesma já estou pensando em fazer outro mini-estúdio maior).
  • Estilete
  • Tesoura
  • Cola
  • Fita Crepe 
  • Papel Manteiga
  • Sulfite ou cartolina (o tamanho vai variar de acordo com a caixa que você utilizar, no meu caso usei no tamanho A3 e A4).
Materiais extras (opcionais):
  • Fio elétrico com encaixe para tomada.
  • Lâmpadas (econômicas de preferencia e brancas, de 15w a 9w) 
  • Fita isolante 
  • Extensão 
  • Adaptador para lâmpadas (recomendo aquele com fio ao invés da versão para tomada, mas vai de acordo com a sua necessidade).
  • TNT

Com a sua caixa de papelão você vai abrir de 2 a 3 janelas deixe uma boa margem nelas, eu coloquei 3 cm em cada uma, nas laterais e em cima (essa última é opcional, mas eu aconselho), vai deixar um fundo/"parede" e a base/chão. Para que as janelas fiquem firmes você pode utilizar os restantes da caixa que foi cortada, o sulfite e a fita crepe, deixe bem firme. Depois de encapar sua caixa com a fita e o sulfite, está na hora de usar o papel manteiga, este você pode encontrar no mercado mesmo, aqueles de cozinha que vem em rolo, é barato e tem uma ótima quantidade. Você vai colocar o papel manteiga nas janelas pelo lado de fora, utilize a fita crepe e deixe bem esticado para não dar sombras, lembre-se deixar uma margem para a fita também não aparecer nas janelas. 

Caso você queira deixar uma luz dentro do seu mini-estúdio faça um buraco na parte do fundo (veja nas fotos como foi que eu fiz) para onde vamos encaixar a nossa lâmpada, no meu estúdio atualmente utilizo 3 lâmpadas, no fundo e nas laterais, mas fiz um suporte para uma quarta que quero deixar na frente para ter mais iluminação nas fotos. Na minha caixa vocês podem perceber que além de encapar com papel deixei o fundo com o TNT, como eu já havia comprando coloquei no fundo do mini-estúdio para deixar mais bonitinho, mas tudo é opcional, vai da sua criatividade.

Para a luz você pode usar o fio e os adaptadores, mas faça apenas se souber como mexer para não correr o risco de ter um acidente em casa, no meu caso pedi para meu marido me mostrar e depois fiz sozinha, não é difícil mas é preciso ter muito cuidado, no entanto você pode usar luminárias, ou seja, o que for mais conveniente, utilizei os adaptadores pois são baratos, fora eles ganhei do meu sogro suportes de lâmpada que adaptei para usar, ou seja, utilize o que tiver em casa ou que for mais fácil mesmo.

Assim que abrir as janelas, encapar bem a caixa e colocar o papel manteiga, seu mini-estúdio já estará pronto. 


Seu mini-estúdio não precisa ficar lindo e maravilhoso, mas sim funcional, no fundo como mencionei abri um buraco para a lâmpada.

Uma das janelas
Coloquei um TNT branco no fundo da caixa.


Agora esses são os fundos que utilizo para as fotos para fazer o fundo fundo infinito, ou pelo menos tentar, usei duas folhas A3 e encapei com o TNT azul e branco.


Essas são as minhas lâmpadas, as duas da esquerda uso para as janelas e a outra para o fundo da caixa.


Agora essa outra abaixo do lado da lâmpada de fundo era para utilizada na frente, mas infelizmente eu quebrei a lâmpada... Mas o suporte funciona.


Abaixo segue os vídeos que me ajudaram na montagem do mini-estúdio, espero que vocês tenham gostado da dica! Não esqueçam de comentar!


O vídeo acima é do Canal Patricia Fernandes Ensina


O vídeo acima é do Canal Rachel Paterno.

4 comentários:

  1. Oi Sammy!!!

    Obrigada pelo post!!! Vou arrumar uma caixa de papelão e criar meu estúdio!
    Pior que é super fácil neh? e eu aqui quase ficando doida... Aff... kkkkk

    Amei demais! Vai me ajudar muiiitttooo!!!! *-*

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Essa mini soft box já me ajudou muito quando fazia faculdade.
    A qualidade da foto melhora e não sai caro <3
    adorei

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sammy.
    Estava aguardando a postagem desde que vi você comentando sobre lá no face. E achei bem legal e não é dificil de fazer. Vou ver se consigo aqui hehe.

    ResponderExcluir
  4. Ai que trabalho. Mais fácil abrir uma janela no seu quarto UAHSUASUA

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!