Resenha: Difamação - Renée Knight - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Difamação - Renée Knight

Resenha: Difamação - Renée Knight

30/08/2017


Título: Difamação | Autor (a): Renée Knight | Editora: Suma de Letras | Páginas: 240 | Skoob.

Onde Comprar: Amazon | Livraria Cultura.

Avaliação: ★★★★

Sinopse: Imagine que você encontre um livro sobre a sua vida, que revele um segredo que você manteve escondido da sua família por vinte anos e que você achava que ninguém mais soubesse. Um segredo devastador.
Catherine Ravenscroft chegou à meia-idade levando uma vida perfeitamente normal: é casada, tem um filho, ama o emprego, gosta de ler nas horas vagas. Agora que o filho cresceu e seguiu seu próprio rumo, ela e o marido decidiram se mudar para uma casa menor. Em meio ao caos da mudança, Catherine encontra O completo estranho, um livro que não se lembra de ter comprado.
Intrigada, ela inicia a leitura, mas logo se dá conta de algo terrível. O que está ali não é ficção. A narrativa traz, com riqueza de detalhes, o dia em que Catherine se tornou refém de um segredo sombrio. Até então, ela achava que ninguém mais sabia o que havia acontecido naquele verão, vinte anos antes. Pelo menos ninguém ainda vivo.
Agora o mundo perfeito de Catherine está desmoronando, e sua única esperança é encarar o que realmente aconteceu naquele dia fatídico. Mesmo que a verdade possa destruí-la. 

Cortesia em parceria com a editora.

Catherine Ravenscroft é uma mulher de meia idade que tem a vida perfeita, vive com seu marido Robert em uma nova casa e seu filho agora com 25 anos tem uma vida independente da deles e isso a deixa muito feliz, apesar de saber que o futuro do filho pode ser incerto já que uma vez ele não terminou nem o colegial, mas isso não é sua preocupação no momento.
Tudo está indo maravilhosamente bem até o dia em que pegou para ler um exemplar do livro O Completo Estranho, não se lembra de tê-lo comprado, mas mesmo assim dá uma chance para a leitura, e para sua completa surpresa o livro se trata da vida dela, de um passado a muito tempo enterrado e que a deixa desesperada.

Quando pedi esse livro para resenha, gostei da sinopse, mas achei que seria mais um livro lido e que não seria muito coisa, mas me enganei, ele é extremamente profundo e mostra que um omissão pode destruir uma vida, uma família inteira, quando a verdade, se é que é a verdade vem à tona e estremece a família toda.
Stephen Brigstocke é um viúvo que sente muito a falta de sua mulher e de seu filho também falecido a muito tempo, ele mora em uma casa simples e também tem um apartamento onde seria a casa de Jonathan seu filho. No apartamento em quanto procurava algum indicio que sua mulher esteve ali algum dia, ele acaba achando um manuscrito de um livro sem título e imaginou que não seria de sua mulher que era escritora, mas reconheceu ela nas linhas escritas e decidiu publicá-lo.

A escrita da autora é intensa e com o passar da história vamos nos conectando com a personagem principal Catherine, e ficamos tão aflitos quanto ela, desesperados e sem chão junto com ela.
Catherine conheceu Jonathan em uma viagem que fez com o marido de férias para a Espanha, onde seu marido teve que voltar às pressas para casa e ela ficou sozinha com seu filho, esse história a muito tempo enterrada por ela mesmo veio à tona, quando leu o livro, onde falava do caso que ela teve com Jonathan e como a partir daquele momento sua vida se tornou um inferno.
Stephen estava gostando de causar sofrimento aquela mulher, que um dia fora amante de seu filho e que ele morreu para salvar o filho dela morrer afogado no mar, isso teve um preço alto para seu filho, sua vida, mas agora que sabe a verdade não vai descansar até que a vida dessa mulher acabe do mesmo jeito que a do seu filho acabou.

Um livro cheio de intrigas, suspense e dúvidas, em quanto você vai lendo não sabe quem está dizendo a verdade, mas acaba acreditando no pai que perdeu seu filho e que está desesperado para que alguma coisa mude com essa revelação.
Fiquei imaginando o tempo todo como seria pegar um livro e me identificar como a protagonista da história, só que não pela minha visão e sim de um desconhecido que nem imagino quem seja e que acabou de revelar um segredo a muito tempo guardado, acho que eu piraria só de pensar nisso, e foi o que aconteceu com a nossa protagonista.

Um livro que distorce ou conta a verdade de um jeito jamais contato, que pode levar a sua decadência como pessoa e como profissional, ninguém vai parar Stephen de chegar onde ele quer chegar e ninguém vai ajudar Catherine. Um livro que me deixou impactada com seu conteúdo, que me fez pensar muito em quando a gente omite uma verdade para o bem de nossa própria família, mas que de um jeito poderia ter sido evitada se acaso essa omissão não acontecesse.

Se você gosta de um livro com um bom suspense, recomendo sua leitura, já que do começo ao fim é cheio de tramas que jamais pensaria que realmente aconteceu, um livro muito bom e com uma ótima escrita que flui do começo ao final, em uma sentada você consegue se envolver tanto com o livro que quando termina é difícil esquecer.

Um comentário:

  1. Oi, Camila!!
    Gostei muito da estória do livro, sou suspeita em falar de livros de suspenso por que adoro uma boa leitura que tenha esse tema!! E sem dúvida esse livro é maravilhoso!! Amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!