Resenha: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Resenha: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

11/09/2017


Título: Enquanto Bela Dormia | Autor (a): Elizabeth Blackwell | Editora: Arqueiro | Páginas: 368 | Skoob.

Onde Comprar: Amazon | Saraiva.

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Fiquei bem curiosa para saber como seria essa nova versão de A Bela Adormecida, e já posso adiantar para vocês que gostei bastante.
Elise é uma menina que vive com seus pais em uma fazenda muito pobre, onde ela necessita ajuda-los para que possa ter o que comer no final do dia, ela tem seus irmãos mais novos que também ajudam na roça, mas ela tem o desejo de ter uma vida melhor e conversando com sua mãe que já trabalhou no castelo do rei, ela confessa o desejo de também poder um dia trabalhar no castelo e ter um futuro melhor, mas sua mãe fica relutante em incentivar ela a fazer isso e acaba contanto um segredo para ela, que seu pai na verdade é seu padrasto e que alguém dentro do castelo a engravidou, mas não contou a Elise o nome do seu verdadeiro pai.

Uma grande infestação de varíola chega até onde Elise mora, e sua casa é devastada por ela, apenas ela, seu padrasto e um irmão sobrevivem depois dessa doença horrível, antes de morrer sua mãe lhe deu algumas moedas de ouro e pediu para que ela procurasse uma pessoa dentro do castelo e claro Elise que queria muito sair daquela vida foi imediatamente fazer o que sua mãe em seus últimos momentos pediu para fazer.
No começo do livro confesso a vocês que fiquei meio perdida, não sabendo se iria ter uma recontagem da história de A Bela Adormecida, mas conforme a leitura avança temos realmente a história do conto de fadas recontada.

Elise chega no castelo e com sua dedicação logo passa a ler chefe das camareiras e depois a criada exclusiva da rainha Lenore, e claro que ela gostou muito, mas as outras meninas que já trabalhavam lá não gostaram muito, mas ela não ligou para isso, a rainha não consegue engravidar e isso é motivo de muita tristeza, já que o rei precisa ter um herdeiro ou seu reino ficará com seu irmão mais novo, Para conseguir engravidar a rainha se une a tia do rei Millicent (sim temos uma Malévola aqui, com o nome um pouco diferente de  Maleficent), e é claro que ela acaba engravidando mas para isso tem que se sujeitar a fazer o que Millicent quer para o resto da vida.
Todo o livro se passa sob a visão de Elise, o que ela acha do castelo, da rainha e do rei, da vida que eles levam, o que ela faz, gostei muito dessa personagem, ela é forte, determinada, e sempre tenta fazer o que é melhor para ela e principalmente para a rainha e claro para a pequena Rosa, a princesinha que todos amaram assim que a viram, mesmo que ela não seja um menino, o rei mudou as leis e ela vai sim se tornar a sua herdeira.

Miliicent foi expulsa do castelo e com isso ela lançou a praga para que quando Rosa fosse mais velha ela morreria, mas como Millicent tem uma irmã, Flora, que também mora no castelo, ela não vai deixar que nada aconteça de mal com a pequena princesa, e assim vamos ter a passagem do tempo, Rosa crescendo e vendo como o rei e rainha ainda tem muito medo do que possa acontecer no futuro com sua querida filha.
Elise é o papel principal que nunca deixa a rainha se perder no meio de seus devaneios e sempre está por perto para o que precisarem.

Gostei muito do livro, a leitura é super rápida, pois queremos saber o que vai acontecer a cada virada de página, a única coisa que eu não gostei muito foi que o título não combinou muito com a história em si, mas não vou contar pois vou dar um mega spoiller, de resto adorei tudo, principalmente Elise, ela é merecedora de todo o crédito dessa história ter sido contada tão bem.
Achei alguns errinhos de revisão, mas nada que te incomode ou que seja prejudicial para a leitura, agradeço muito a editora Arqueiro por ter me dado essa oportunidade de ler esse livro e com certeza quero recomendar e muito essa leitura, corram já ler e venham aqui me dizer o que vocês acharam desse livro!

Um comentário:

  1. Um clássico!! Adoro a história infantil, afinal tive que ler milhares de vezes quando a minha filha era pequena, mas fiquei curiosa para saber o que tem além dessa história, porque parece ser um livro de muitos segredos e mistérios, espero ter a oportunidade de ler, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!